Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200313 |
Resumo: | Resumo Disseminam-se atualmente em todo o mundo artigos que colocam em pauta a forma com que os professores sentem e vivenciam a profissão. O presente estudo buscou investigar as virtudes necessárias para ser um bom professor e o quanto os participantes percebem que tais características os descrevem como profissionais. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa misto, de forma a contemplar aspectos quantitativos e qualitativos dos fenômenos investigados. Participaram deste estudo 214 professores universitários brasileiros, que responderam um questionário formado por questões sociodemográficas e duas perguntas abertas sobre as virtudes do bom professor. A análise textual foi realizada a partir do software IRAMUTEQ e representada graficamente pela análise de similitude. De acordo com os resultados obtidos, as virtudes mais valorizadas no exercício docente foramconhecimento, temperança, justiça e humanidade. Estes resultados ajudam a pensar nas habilidades e competências exigidas na vida acadêmica, assim como na avaliação das práticas docentes. |
id |
ABRAPEE-1_73a13a6f74298b4441d92e0bd1cb81be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572017000200313 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docênciaVirtudesprofessores universitáriospsicologia positiva.Resumo Disseminam-se atualmente em todo o mundo artigos que colocam em pauta a forma com que os professores sentem e vivenciam a profissão. O presente estudo buscou investigar as virtudes necessárias para ser um bom professor e o quanto os participantes percebem que tais características os descrevem como profissionais. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa misto, de forma a contemplar aspectos quantitativos e qualitativos dos fenômenos investigados. Participaram deste estudo 214 professores universitários brasileiros, que responderam um questionário formado por questões sociodemográficas e duas perguntas abertas sobre as virtudes do bom professor. A análise textual foi realizada a partir do software IRAMUTEQ e representada graficamente pela análise de similitude. De acordo com os resultados obtidos, as virtudes mais valorizadas no exercício docente foramconhecimento, temperança, justiça e humanidade. Estes resultados ajudam a pensar nas habilidades e competências exigidas na vida acadêmica, assim como na avaliação das práticas docentes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200313Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.2 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201702121121info:eu-repo/semantics/openAccessCacciari,Marcella BastosGuerra,Valeschka MartinsMartins-Silva,Priscilla OliveiraCintra,Clarisse LourençoCastello,Naiara Ferreira Vieirapor2018-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000200313Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-12-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência |
title |
Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência |
spellingShingle |
Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência Cacciari,Marcella Bastos Virtudes professores universitários psicologia positiva. |
title_short |
Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência |
title_full |
Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência |
title_fullStr |
Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência |
title_full_unstemmed |
Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência |
title_sort |
Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência |
author |
Cacciari,Marcella Bastos |
author_facet |
Cacciari,Marcella Bastos Guerra,Valeschka Martins Martins-Silva,Priscilla Oliveira Cintra,Clarisse Lourenço Castello,Naiara Ferreira Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Guerra,Valeschka Martins Martins-Silva,Priscilla Oliveira Cintra,Clarisse Lourenço Castello,Naiara Ferreira Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cacciari,Marcella Bastos Guerra,Valeschka Martins Martins-Silva,Priscilla Oliveira Cintra,Clarisse Lourenço Castello,Naiara Ferreira Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Virtudes professores universitários psicologia positiva. |
topic |
Virtudes professores universitários psicologia positiva. |
description |
Resumo Disseminam-se atualmente em todo o mundo artigos que colocam em pauta a forma com que os professores sentem e vivenciam a profissão. O presente estudo buscou investigar as virtudes necessárias para ser um bom professor e o quanto os participantes percebem que tais características os descrevem como profissionais. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa misto, de forma a contemplar aspectos quantitativos e qualitativos dos fenômenos investigados. Participaram deste estudo 214 professores universitários brasileiros, que responderam um questionário formado por questões sociodemográficas e duas perguntas abertas sobre as virtudes do bom professor. A análise textual foi realizada a partir do software IRAMUTEQ e representada graficamente pela análise de similitude. De acordo com os resultados obtidos, as virtudes mais valorizadas no exercício docente foramconhecimento, temperança, justiça e humanidade. Estes resultados ajudam a pensar nas habilidades e competências exigidas na vida acadêmica, assim como na avaliação das práticas docentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200313 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539201702121121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.2 2017 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606559649792 |