CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Checchia,Ana Karina Amorim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sawaya,Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100330
Resumo: RESUMO As disciplinas de Psicologia ministradas na Pedagogia centram-se, tradicionalmente, no desenvolvimento humano e na aprendizagem, enquanto o cotidiano escolar é pouco analisado; tal centralidade vem sendo problematizada pelo movimento crítico no campo da Psicologia Escolar. Fundamentado nesta perspectiva, este artigo objetiva explicitar contribuições que disciplinas de Psicologia, lecionadas em cursos de Pedagogia em Universidades privadas paulistas, podem propiciar na formação inicial de professores, para a compreensão do processo de escolarização, a partir de subsídios oferecidos pela Psicologia Escolar. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadores de cursos de Pedagogia e sete docentes destas disciplinas. Identificou-se a busca dos entrevistados por inserir nesta disciplina a discussão de temas da Psicologia Escolar, como fracasso escolar, medicalização da Educação, estigmatização nas relações escolares e o cotidiano escolar, que não constam nos planos de ensino. Evidenciou-se, portanto, a necessidade de abordar questões do campo da Psicologia Escolar como conteúdo formativo dos educadores.
id ABRAPEE-1_7570f46fd791a100c277bd6844331886
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572021000100330
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTASformação de professorespedagogiapsicologia escolarRESUMO As disciplinas de Psicologia ministradas na Pedagogia centram-se, tradicionalmente, no desenvolvimento humano e na aprendizagem, enquanto o cotidiano escolar é pouco analisado; tal centralidade vem sendo problematizada pelo movimento crítico no campo da Psicologia Escolar. Fundamentado nesta perspectiva, este artigo objetiva explicitar contribuições que disciplinas de Psicologia, lecionadas em cursos de Pedagogia em Universidades privadas paulistas, podem propiciar na formação inicial de professores, para a compreensão do processo de escolarização, a partir de subsídios oferecidos pela Psicologia Escolar. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadores de cursos de Pedagogia e sete docentes destas disciplinas. Identificou-se a busca dos entrevistados por inserir nesta disciplina a discussão de temas da Psicologia Escolar, como fracasso escolar, medicalização da Educação, estigmatização nas relações escolares e o cotidiano escolar, que não constam nos planos de ensino. Evidenciou-se, portanto, a necessidade de abordar questões do campo da Psicologia Escolar como conteúdo formativo dos educadores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100330Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021226497info:eu-repo/semantics/openAccessChecchia,Ana Karina AmorimSawaya,Sandrapor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100330Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-01T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTAS
title CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTAS
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTAS
Checchia,Ana Karina Amorim
formação de professores
pedagogia
psicologia escolar
title_short CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTAS
title_full CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTAS
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTAS
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTAS
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES PRIVADAS PAULISTAS
author Checchia,Ana Karina Amorim
author_facet Checchia,Ana Karina Amorim
Sawaya,Sandra
author_role author
author2 Sawaya,Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Checchia,Ana Karina Amorim
Sawaya,Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
pedagogia
psicologia escolar
topic formação de professores
pedagogia
psicologia escolar
description RESUMO As disciplinas de Psicologia ministradas na Pedagogia centram-se, tradicionalmente, no desenvolvimento humano e na aprendizagem, enquanto o cotidiano escolar é pouco analisado; tal centralidade vem sendo problematizada pelo movimento crítico no campo da Psicologia Escolar. Fundamentado nesta perspectiva, este artigo objetiva explicitar contribuições que disciplinas de Psicologia, lecionadas em cursos de Pedagogia em Universidades privadas paulistas, podem propiciar na formação inicial de professores, para a compreensão do processo de escolarização, a partir de subsídios oferecidos pela Psicologia Escolar. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadores de cursos de Pedagogia e sete docentes destas disciplinas. Identificou-se a busca dos entrevistados por inserir nesta disciplina a discussão de temas da Psicologia Escolar, como fracasso escolar, medicalização da Educação, estigmatização nas relações escolares e o cotidiano escolar, que não constam nos planos de ensino. Evidenciou-se, portanto, a necessidade de abordar questões do campo da Psicologia Escolar como conteúdo formativo dos educadores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100330
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021226497
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607708889088