A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598 |
Resumo: | O debate sobre a necessidade de preparar os professores para os desafios do século XXI tem ocupado a centralidade das discussões acadêmicas, em diversos eventos e também nos documentos oficiais, principalmente a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/1996. Entretanto, em muitos momentos, as discussões são abordadas de modo fragmentado e expressam um movimento de polarização entre os aspectos teóricos, práticos, pedagógicos e políticos. Diante desse cenário e da importância primordial de se problematizar e de contrapor-se às intencionalidades do projeto de educação que tem se consolidado, por meio deste artigo, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico que objetiva identificar, na obra Psicologia Pedagógica, de Lev Vigotski, princípios e fundamentos que contribuam para pensarmos a formação e o trabalho docente em uma perspectiva crítica, potencializadora e emancipadora. Com o referencial da Teoria Histórico-Cultural, defendemos o princípio que reconhece a importância da educação escolar no processo de desenvolvimento humano. Esperamos, com este texto, evidenciar a necessidade de ampliação e sistematização de princípios e fundamentos que nos auxiliem a orientar e a estruturar processos formativos que concebam o homem como ser indispensável à transformação social. |
id |
UNIT-2_98b4b30d384cb6378a3afcd40dfbb2c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8598 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICAFormação de Professores.Teoria Histórico-CulturalPsicologia Pedagógica.O debate sobre a necessidade de preparar os professores para os desafios do século XXI tem ocupado a centralidade das discussões acadêmicas, em diversos eventos e também nos documentos oficiais, principalmente a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/1996. Entretanto, em muitos momentos, as discussões são abordadas de modo fragmentado e expressam um movimento de polarização entre os aspectos teóricos, práticos, pedagógicos e políticos. Diante desse cenário e da importância primordial de se problematizar e de contrapor-se às intencionalidades do projeto de educação que tem se consolidado, por meio deste artigo, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico que objetiva identificar, na obra Psicologia Pedagógica, de Lev Vigotski, princípios e fundamentos que contribuam para pensarmos a formação e o trabalho docente em uma perspectiva crítica, potencializadora e emancipadora. Com o referencial da Teoria Histórico-Cultural, defendemos o princípio que reconhece a importância da educação escolar no processo de desenvolvimento humano. Esperamos, com este texto, evidenciar a necessidade de ampliação e sistematização de princípios e fundamentos que nos auxiliem a orientar e a estruturar processos formativos que concebam o homem como ser indispensável à transformação social.Editora Universitária Tiradentes2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/859810.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93EDUCAÇÃO; v. 11 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 82-932316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2022v11n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598/5041Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacanallo Arrais, Luciana FigueiredoZoia, Elvenice TatianaPalma Ferreira, Merly 2022-06-06T17:44:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8598Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.533605Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA |
title |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo Formação de Professores. Teoria Histórico-Cultural Psicologia Pedagógica. |
title_short |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA |
title_full |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA |
title_sort |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA |
author |
Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo |
author_facet |
Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo Zoia, Elvenice Tatiana Palma Ferreira, Merly |
author_role |
author |
author2 |
Zoia, Elvenice Tatiana Palma Ferreira, Merly |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo Zoia, Elvenice Tatiana Palma Ferreira, Merly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Teoria Histórico-Cultural Psicologia Pedagógica. |
topic |
Formação de Professores. Teoria Histórico-Cultural Psicologia Pedagógica. |
description |
O debate sobre a necessidade de preparar os professores para os desafios do século XXI tem ocupado a centralidade das discussões acadêmicas, em diversos eventos e também nos documentos oficiais, principalmente a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/1996. Entretanto, em muitos momentos, as discussões são abordadas de modo fragmentado e expressam um movimento de polarização entre os aspectos teóricos, práticos, pedagógicos e políticos. Diante desse cenário e da importância primordial de se problematizar e de contrapor-se às intencionalidades do projeto de educação que tem se consolidado, por meio deste artigo, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico que objetiva identificar, na obra Psicologia Pedagógica, de Lev Vigotski, princípios e fundamentos que contribuam para pensarmos a formação e o trabalho docente em uma perspectiva crítica, potencializadora e emancipadora. Com o referencial da Teoria Histórico-Cultural, defendemos o princípio que reconhece a importância da educação escolar no processo de desenvolvimento humano. Esperamos, com este texto, evidenciar a necessidade de ampliação e sistematização de princípios e fundamentos que nos auxiliem a orientar e a estruturar processos formativos que concebam o homem como ser indispensável à transformação social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598 10.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598/5041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 11 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 82-93 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2022v11n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614858899456 |