CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roman,Marcelo Domingues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Molero,Elaine Soares da Silva, Silva,Carla Cilene Baptista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100332
Resumo: RESUMO Este estudo investigou como professores entendem a educação inclusiva, buscando conhecer suas dificuldades e necessidades para a efetivação desta política. Para isso, realizou e analisou entrevistas com oito professoras de salas regulares do ensino fundamental, de três escolas públicas de um município do litoral paulista. As concepções das professoras acerca de inclusão envolveram desde um processo de ensino voltado a alunos com necessidades educacionais especiais com dificuldades de acompanhar os conteúdos regulares até a mera socialização ou simples concretização de um direito. Entre as dificuldades apontadas estão a extensa jornada de trabalho, o grande número de alunos por sala e a falta de apoio especializado. A análise desses apontamentos remete às reformas neoliberais do Estado, sobretudo no que tange às suas funções fiscalizadora e de contenção de gastos, o que impacta a execução de políticas sociais. Concluiu-se que a efetivação desta política pressupõe reformas urgentes no sistema geral de ensino.
id ABRAPEE-1_7760e5074b77ee875adf00251a93719c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572020000100332
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASOProfessoreseducação inclusivasaúdeRESUMO Este estudo investigou como professores entendem a educação inclusiva, buscando conhecer suas dificuldades e necessidades para a efetivação desta política. Para isso, realizou e analisou entrevistas com oito professoras de salas regulares do ensino fundamental, de três escolas públicas de um município do litoral paulista. As concepções das professoras acerca de inclusão envolveram desde um processo de ensino voltado a alunos com necessidades educacionais especiais com dificuldades de acompanhar os conteúdos regulares até a mera socialização ou simples concretização de um direito. Entre as dificuldades apontadas estão a extensa jornada de trabalho, o grande número de alunos por sala e a falta de apoio especializado. A análise desses apontamentos remete às reformas neoliberais do Estado, sobretudo no que tange às suas funções fiscalizadora e de contenção de gastos, o que impacta a execução de políticas sociais. Concluiu-se que a efetivação desta política pressupõe reformas urgentes no sistema geral de ensino.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100332Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020217022info:eu-repo/semantics/openAccessRoman,Marcelo DominguesMolero,Elaine Soares da SilvaSilva,Carla Cilene Baptista dapor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100332Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO
title CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO
Roman,Marcelo Domingues
Professores
educação inclusiva
saúde
title_short CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO
title_full CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO
title_sort CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO
author Roman,Marcelo Domingues
author_facet Roman,Marcelo Domingues
Molero,Elaine Soares da Silva
Silva,Carla Cilene Baptista da
author_role author
author2 Molero,Elaine Soares da Silva
Silva,Carla Cilene Baptista da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roman,Marcelo Domingues
Molero,Elaine Soares da Silva
Silva,Carla Cilene Baptista da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
educação inclusiva
saúde
topic Professores
educação inclusiva
saúde
description RESUMO Este estudo investigou como professores entendem a educação inclusiva, buscando conhecer suas dificuldades e necessidades para a efetivação desta política. Para isso, realizou e analisou entrevistas com oito professoras de salas regulares do ensino fundamental, de três escolas públicas de um município do litoral paulista. As concepções das professoras acerca de inclusão envolveram desde um processo de ensino voltado a alunos com necessidades educacionais especiais com dificuldades de acompanhar os conteúdos regulares até a mera socialização ou simples concretização de um direito. Entre as dificuldades apontadas estão a extensa jornada de trabalho, o grande número de alunos por sala e a falta de apoio especializado. A análise desses apontamentos remete às reformas neoliberais do Estado, sobretudo no que tange às suas funções fiscalizadora e de contenção de gastos, o que impacta a execução de políticas sociais. Concluiu-se que a efetivação desta política pressupõe reformas urgentes no sistema geral de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100332
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392020217022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607424724992