EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Kelen Cristina de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Regina Rodrigues da, LIMA, Renata Cristina Domingos de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62
Resumo: A educação inclusiva é entendida como um novo paradigma que busca garantir a todos o acesso a uma educação de qualidade. Mas, apesar de várias investiduras do governo para garantir tal acesso, muitas crianças não têm conseguido se desenvolver do ponto de vista da educação formal. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos pelos educadores tendem a reger a sua prática, esta pesquisa teve como finalidade compreender as concepções dos professores sobre Educação Inclusiva. Para tanto, foram pesquisados 60 professores do ensino municipal de Iturama/MG. O instrumento utilizado foi um questionário com frases incompletas contendo dez frases eliciadoras que buscavam compreender os conceitos, sentimentos e práticas acerca da inclusão. Os resultados apontam que alguns professores têm construídas concepções que vão ao encontro da proposta da educação inclusiva, no entanto, a análise dos dados aponta que algumas concepções vigentes no grupo pesquisado podem influenciar negativamente na implantação da proposta inclusiva.
id FAMA-0_9934644af0e3affe04fa625a654e9218
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/62
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORESEducação. Ensino.Educação Especial; Educação inclusiva; Professor.A educação inclusiva é entendida como um novo paradigma que busca garantir a todos o acesso a uma educação de qualidade. Mas, apesar de várias investiduras do governo para garantir tal acesso, muitas crianças não têm conseguido se desenvolver do ponto de vista da educação formal. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos pelos educadores tendem a reger a sua prática, esta pesquisa teve como finalidade compreender as concepções dos professores sobre Educação Inclusiva. Para tanto, foram pesquisados 60 professores do ensino municipal de Iturama/MG. O instrumento utilizado foi um questionário com frases incompletas contendo dez frases eliciadoras que buscavam compreender os conceitos, sentimentos e práticas acerca da inclusão. Os resultados apontam que alguns professores têm construídas concepções que vão ao encontro da proposta da educação inclusiva, no entanto, a análise dos dados aponta que algumas concepções vigentes no grupo pesquisado podem influenciar negativamente na implantação da proposta inclusiva.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAOLIVEIRA, Kelen Cristina deSILVA, Regina Rodrigues daLIMA, Renata Cristina Domingos de Souza2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62/61Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/62Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.616Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES
OLIVEIRA, Kelen Cristina de
Educação. Ensino.
Educação Especial; Educação inclusiva; Professor.
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES
author OLIVEIRA, Kelen Cristina de
author_facet OLIVEIRA, Kelen Cristina de
SILVA, Regina Rodrigues da
LIMA, Renata Cristina Domingos de Souza
author_role author
author2 SILVA, Regina Rodrigues da
LIMA, Renata Cristina Domingos de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Kelen Cristina de
SILVA, Regina Rodrigues da
LIMA, Renata Cristina Domingos de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino.
Educação Especial; Educação inclusiva; Professor.
topic Educação. Ensino.
Educação Especial; Educação inclusiva; Professor.
dc.description.none.fl_txt_mv A educação inclusiva é entendida como um novo paradigma que busca garantir a todos o acesso a uma educação de qualidade. Mas, apesar de várias investiduras do governo para garantir tal acesso, muitas crianças não têm conseguido se desenvolver do ponto de vista da educação formal. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos pelos educadores tendem a reger a sua prática, esta pesquisa teve como finalidade compreender as concepções dos professores sobre Educação Inclusiva. Para tanto, foram pesquisados 60 professores do ensino municipal de Iturama/MG. O instrumento utilizado foi um questionário com frases incompletas contendo dez frases eliciadoras que buscavam compreender os conceitos, sentimentos e práticas acerca da inclusão. Os resultados apontam que alguns professores têm construídas concepções que vão ao encontro da proposta da educação inclusiva, no entanto, a análise dos dados aponta que algumas concepções vigentes no grupo pesquisado podem influenciar negativamente na implantação da proposta inclusiva.
description A educação inclusiva é entendida como um novo paradigma que busca garantir a todos o acesso a uma educação de qualidade. Mas, apesar de várias investiduras do governo para garantir tal acesso, muitas crianças não têm conseguido se desenvolver do ponto de vista da educação formal. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos pelos educadores tendem a reger a sua prática, esta pesquisa teve como finalidade compreender as concepções dos professores sobre Educação Inclusiva. Para tanto, foram pesquisados 60 professores do ensino municipal de Iturama/MG. O instrumento utilizado foi um questionário com frases incompletas contendo dez frases eliciadoras que buscavam compreender os conceitos, sentimentos e práticas acerca da inclusão. Os resultados apontam que alguns professores têm construídas concepções que vão ao encontro da proposta da educação inclusiva, no entanto, a análise dos dados aponta que algumas concepções vigentes no grupo pesquisado podem influenciar negativamente na implantação da proposta inclusiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62/61
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926031388672