EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62 |
Resumo: | A educação inclusiva é entendida como um novo paradigma que busca garantir a todos o acesso a uma educação de qualidade. Mas, apesar de várias investiduras do governo para garantir tal acesso, muitas crianças não têm conseguido se desenvolver do ponto de vista da educação formal. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos pelos educadores tendem a reger a sua prática, esta pesquisa teve como finalidade compreender as concepções dos professores sobre Educação Inclusiva. Para tanto, foram pesquisados 60 professores do ensino municipal de Iturama/MG. O instrumento utilizado foi um questionário com frases incompletas contendo dez frases eliciadoras que buscavam compreender os conceitos, sentimentos e práticas acerca da inclusão. Os resultados apontam que alguns professores têm construídas concepções que vão ao encontro da proposta da educação inclusiva, no entanto, a análise dos dados aponta que algumas concepções vigentes no grupo pesquisado podem influenciar negativamente na implantação da proposta inclusiva. |
id |
FAMA-0_9934644af0e3affe04fa625a654e9218 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/62 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORESEducação. Ensino.Educação Especial; Educação inclusiva; Professor.A educação inclusiva é entendida como um novo paradigma que busca garantir a todos o acesso a uma educação de qualidade. Mas, apesar de várias investiduras do governo para garantir tal acesso, muitas crianças não têm conseguido se desenvolver do ponto de vista da educação formal. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos pelos educadores tendem a reger a sua prática, esta pesquisa teve como finalidade compreender as concepções dos professores sobre Educação Inclusiva. Para tanto, foram pesquisados 60 professores do ensino municipal de Iturama/MG. O instrumento utilizado foi um questionário com frases incompletas contendo dez frases eliciadoras que buscavam compreender os conceitos, sentimentos e práticas acerca da inclusão. Os resultados apontam que alguns professores têm construídas concepções que vão ao encontro da proposta da educação inclusiva, no entanto, a análise dos dados aponta que algumas concepções vigentes no grupo pesquisado podem influenciar negativamente na implantação da proposta inclusiva.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAOLIVEIRA, Kelen Cristina deSILVA, Regina Rodrigues daLIMA, Renata Cristina Domingos de Souza2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62/61Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/62Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.616Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES |
title |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES OLIVEIRA, Kelen Cristina de Educação. Ensino. Educação Especial; Educação inclusiva; Professor. |
title_short |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES |
title_full |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES |
title_sort |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES |
author |
OLIVEIRA, Kelen Cristina de |
author_facet |
OLIVEIRA, Kelen Cristina de SILVA, Regina Rodrigues da LIMA, Renata Cristina Domingos de Souza |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Regina Rodrigues da LIMA, Renata Cristina Domingos de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Kelen Cristina de SILVA, Regina Rodrigues da LIMA, Renata Cristina Domingos de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino. Educação Especial; Educação inclusiva; Professor. |
topic |
Educação. Ensino. Educação Especial; Educação inclusiva; Professor. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A educação inclusiva é entendida como um novo paradigma que busca garantir a todos o acesso a uma educação de qualidade. Mas, apesar de várias investiduras do governo para garantir tal acesso, muitas crianças não têm conseguido se desenvolver do ponto de vista da educação formal. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos pelos educadores tendem a reger a sua prática, esta pesquisa teve como finalidade compreender as concepções dos professores sobre Educação Inclusiva. Para tanto, foram pesquisados 60 professores do ensino municipal de Iturama/MG. O instrumento utilizado foi um questionário com frases incompletas contendo dez frases eliciadoras que buscavam compreender os conceitos, sentimentos e práticas acerca da inclusão. Os resultados apontam que alguns professores têm construídas concepções que vão ao encontro da proposta da educação inclusiva, no entanto, a análise dos dados aponta que algumas concepções vigentes no grupo pesquisado podem influenciar negativamente na implantação da proposta inclusiva. |
description |
A educação inclusiva é entendida como um novo paradigma que busca garantir a todos o acesso a uma educação de qualidade. Mas, apesar de várias investiduras do governo para garantir tal acesso, muitas crianças não têm conseguido se desenvolver do ponto de vista da educação formal. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos pelos educadores tendem a reger a sua prática, esta pesquisa teve como finalidade compreender as concepções dos professores sobre Educação Inclusiva. Para tanto, foram pesquisados 60 professores do ensino municipal de Iturama/MG. O instrumento utilizado foi um questionário com frases incompletas contendo dez frases eliciadoras que buscavam compreender os conceitos, sentimentos e práticas acerca da inclusão. Os resultados apontam que alguns professores têm construídas concepções que vão ao encontro da proposta da educação inclusiva, no entanto, a análise dos dados aponta que algumas concepções vigentes no grupo pesquisado podem influenciar negativamente na implantação da proposta inclusiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/62/61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926031388672 |