Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dusi,Miriam Lúcia Herrera Masotti
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Araújo,Claisy Maria Marinho de, Neves,Marisa Maria Brito da Justa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100013
Resumo: O presente artigo visa estabelecer uma interface entre a Cultura da Paz declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Psicologia Escolar, enquanto área de pesquisa e prática no contexto das instituições educativas. A Cultura da Paz é definida, conforme as considerações da ONU, como processo construtivo e dinâmico. A instituição escolar é abordada como espaço de relevo para a promoção do desenvolvimento humano e canalização cultural. Apresenta-se, também, as contribuições e atribuições da Psicologia Escolar no desenvolvimento de seus objetivos educativos e formativos, especificamente no que compete ao conhecimento psicológico. A interface entre a Cultura da Paz e a Psicologia Escolar apontou concepções e estratégias convergentes e complementares, de âmbito preventivo e interventivo, promotoras de reflexões e ações construtivas de uma Cultura de Paz no ambiente escolar.
id ABRAPEE-1_7898781b1ea8f7900c46d3bbbf5f5c67
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572005000100013
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativaRelações interpessoaisSocializaçãoAprendizagemO presente artigo visa estabelecer uma interface entre a Cultura da Paz declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Psicologia Escolar, enquanto área de pesquisa e prática no contexto das instituições educativas. A Cultura da Paz é definida, conforme as considerações da ONU, como processo construtivo e dinâmico. A instituição escolar é abordada como espaço de relevo para a promoção do desenvolvimento humano e canalização cultural. Apresenta-se, também, as contribuições e atribuições da Psicologia Escolar no desenvolvimento de seus objetivos educativos e formativos, especificamente no que compete ao conhecimento psicológico. A interface entre a Cultura da Paz e a Psicologia Escolar apontou concepções e estratégias convergentes e complementares, de âmbito preventivo e interventivo, promotoras de reflexões e ações construtivas de uma Cultura de Paz no ambiente escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100013Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572005000100013info:eu-repo/semantics/openAccessDusi,Miriam Lúcia Herrera MasottiAraújo,Claisy Maria Marinho deNeves,Marisa Maria Brito da Justapor2010-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572005000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa
title Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa
spellingShingle Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa
Dusi,Miriam Lúcia Herrera Masotti
Relações interpessoais
Socialização
Aprendizagem
title_short Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa
title_full Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa
title_fullStr Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa
title_full_unstemmed Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa
title_sort Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa
author Dusi,Miriam Lúcia Herrera Masotti
author_facet Dusi,Miriam Lúcia Herrera Masotti
Araújo,Claisy Maria Marinho de
Neves,Marisa Maria Brito da Justa
author_role author
author2 Araújo,Claisy Maria Marinho de
Neves,Marisa Maria Brito da Justa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dusi,Miriam Lúcia Herrera Masotti
Araújo,Claisy Maria Marinho de
Neves,Marisa Maria Brito da Justa
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interpessoais
Socialização
Aprendizagem
topic Relações interpessoais
Socialização
Aprendizagem
description O presente artigo visa estabelecer uma interface entre a Cultura da Paz declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Psicologia Escolar, enquanto área de pesquisa e prática no contexto das instituições educativas. A Cultura da Paz é definida, conforme as considerações da ONU, como processo construtivo e dinâmico. A instituição escolar é abordada como espaço de relevo para a promoção do desenvolvimento humano e canalização cultural. Apresenta-se, também, as contribuições e atribuições da Psicologia Escolar no desenvolvimento de seus objetivos educativos e formativos, especificamente no que compete ao conhecimento psicológico. A interface entre a Cultura da Paz e a Psicologia Escolar apontou concepções e estratégias convergentes e complementares, de âmbito preventivo e interventivo, promotoras de reflexões e ações construtivas de uma Cultura de Paz no ambiente escolar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572005000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604604055552