Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho,Clara Cela de Arruda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dell’Aglio,Débora Dalbosco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300621
Resumo: Resumo Este trabalho investigou a contribuição do suporte social da família, professores e pares para o engajamento escolar. Participaram 504 adolescentes, com idade média de 15,88 (DP=0,88) matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os instrumentos foram Questionário Sociodemográfico, Brazilian Delaware Student Engagement Scale, Social Support Appraisals e Delaware School Climate Survey. Os resultados oriundos das análises de regressão hierárquica indicaram queo suporte dos professores contribuiu de forma destacada para a explicação da variância no engajamento emocional e comportamental/cognitivo. O suporte da família se mostrou preditora penas para o engajamento comportamental/cognitivo. O suporte dos pares mostrou capacidade explicativapara ambos os tipos de engajamento, depois de considerada conjuntamente a influência do suporte da família e professores. Conclui-se que o suporte social parece influenciar de forma distinta o engajamento cognitivo/comportamental e emocional. O entendimento mais aprofundado do engajamento escolar pode favorecer a realização de intervenções melhor fundamentadas no contexto escolar.
id ABRAPEE-1_7c11de8cdde9edddfb9a46e42b453161
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000300621
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescênciaDesempenho acadêmicoapoio socialadolescênciaResumo Este trabalho investigou a contribuição do suporte social da família, professores e pares para o engajamento escolar. Participaram 504 adolescentes, com idade média de 15,88 (DP=0,88) matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os instrumentos foram Questionário Sociodemográfico, Brazilian Delaware Student Engagement Scale, Social Support Appraisals e Delaware School Climate Survey. Os resultados oriundos das análises de regressão hierárquica indicaram queo suporte dos professores contribuiu de forma destacada para a explicação da variância no engajamento emocional e comportamental/cognitivo. O suporte da família se mostrou preditora penas para o engajamento comportamental/cognitivo. O suporte dos pares mostrou capacidade explicativapara ambos os tipos de engajamento, depois de considerada conjuntamente a influência do suporte da família e professores. Conclui-se que o suporte social parece influenciar de forma distinta o engajamento cognitivo/comportamental e emocional. O entendimento mais aprofundado do engajamento escolar pode favorecer a realização de intervenções melhor fundamentadas no contexto escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300621Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018038539info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Clara Cela de ArrudaDell’Aglio,Débora Dalboscopor2019-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000300621Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-01-22T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência
title Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência
spellingShingle Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência
Coelho,Clara Cela de Arruda
Desempenho acadêmico
apoio social
adolescência
title_short Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência
title_full Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência
title_fullStr Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência
title_full_unstemmed Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência
title_sort Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência
author Coelho,Clara Cela de Arruda
author_facet Coelho,Clara Cela de Arruda
Dell’Aglio,Débora Dalbosco
author_role author
author2 Dell’Aglio,Débora Dalbosco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho,Clara Cela de Arruda
Dell’Aglio,Débora Dalbosco
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho acadêmico
apoio social
adolescência
topic Desempenho acadêmico
apoio social
adolescência
description Resumo Este trabalho investigou a contribuição do suporte social da família, professores e pares para o engajamento escolar. Participaram 504 adolescentes, com idade média de 15,88 (DP=0,88) matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os instrumentos foram Questionário Sociodemográfico, Brazilian Delaware Student Engagement Scale, Social Support Appraisals e Delaware School Climate Survey. Os resultados oriundos das análises de regressão hierárquica indicaram queo suporte dos professores contribuiu de forma destacada para a explicação da variância no engajamento emocional e comportamental/cognitivo. O suporte da família se mostrou preditora penas para o engajamento comportamental/cognitivo. O suporte dos pares mostrou capacidade explicativapara ambos os tipos de engajamento, depois de considerada conjuntamente a influência do suporte da família e professores. Conclui-se que o suporte social parece influenciar de forma distinta o engajamento cognitivo/comportamental e emocional. O entendimento mais aprofundado do engajamento escolar pode favorecer a realização de intervenções melhor fundamentadas no contexto escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300621
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018038539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606995857408