A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Helena Isabel Monteiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lemos, M. S., Rodrigues, L. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1102
Resumo: A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção. 
id RCAP_bcbb82f0b5e1f403c0d4ec89ae098b6e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescênciaAdaptação escolar, Pré-adolescência, Competência social, Realização académica, Validação de modelosA presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção. ISPA - Instituto Universitário2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1102https://doi.org/10.14417/ap.1102Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 403-422Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 403-4221646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1102http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1102/pdfhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1102/144Menezes, Helena Isabel MonteiroLemos, M. S.Rodrigues, L. P.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:07Zoai:ojs.localhost:article/1102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:17.646027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
spellingShingle A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
Menezes, Helena Isabel Monteiro
Adaptação escolar, Pré-adolescência, Competência social, Realização académica, Validação de modelos
title_short A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title_full A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title_fullStr A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title_full_unstemmed A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title_sort A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
author Menezes, Helena Isabel Monteiro
author_facet Menezes, Helena Isabel Monteiro
Lemos, M. S.
Rodrigues, L. P.
author_role author
author2 Lemos, M. S.
Rodrigues, L. P.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Helena Isabel Monteiro
Lemos, M. S.
Rodrigues, L. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação escolar, Pré-adolescência, Competência social, Realização académica, Validação de modelos
topic Adaptação escolar, Pré-adolescência, Competência social, Realização académica, Validação de modelos
description A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.1102
https://doi.org/10.14417/ap.1102
url https://doi.org/10.14417/ap.1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1102
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1102/pdf
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1102/144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 403-422
Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 403-422
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591115538432