Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Eliana Silva Cassimiro de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieira,Vânia Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100010
Resumo: O trabalho do profissional da área da saúde depende da qualidade técnica e da interação pessoal que institui. Sua formação deve oferecer subsídios para que o egresso utilize características humanistas ao exercer sua prática profissional. Esta pesquisa, realizada com o aporte teórico de Carl Rogers, objetivou verificar a presença da concepção humanista nas práticas educativas dos professores da área da saúde de uma universidade em MG. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta dos dados procedeu-se por meio de um questionário aplicado a 41 docentes de 05 cursos da saúde. De forma singela, verificou-se a presença de propostas humanistas: nos Projetos Pedagógicos dos cursos, que defendem um ensino centrado no estudante com professores facilitadores e aprendizagem significativa; e nas práticas pedagógicas docentes, delineadas na forma como o professor articula o conteúdo, avalia, planeja, interage com os alunos e utiliza as estratégias de ensino.
id ABRAPEE-1_7d9f60e01b64b1a5161a89058bb8f345
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572013000100010
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl RogersFormação dos profissionais da saúdeeducaçãoHumanismoO trabalho do profissional da área da saúde depende da qualidade técnica e da interação pessoal que institui. Sua formação deve oferecer subsídios para que o egresso utilize características humanistas ao exercer sua prática profissional. Esta pesquisa, realizada com o aporte teórico de Carl Rogers, objetivou verificar a presença da concepção humanista nas práticas educativas dos professores da área da saúde de uma universidade em MG. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta dos dados procedeu-se por meio de um questionário aplicado a 41 docentes de 05 cursos da saúde. De forma singela, verificou-se a presença de propostas humanistas: nos Projetos Pedagógicos dos cursos, que defendem um ensino centrado no estudante com professores facilitadores e aprendizagem significativa; e nas práticas pedagógicas docentes, delineadas na forma como o professor articula o conteúdo, avalia, planeja, interage com os alunos e utiliza as estratégias de ensino.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100010Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572013000100010info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Eliana Silva Cassimiro deVieira,Vânia Maria de Oliveirapor2013-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572013000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2013-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers
title Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers
spellingShingle Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers
Araújo,Eliana Silva Cassimiro de
Formação dos profissionais da saúde
educação
Humanismo
title_short Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers
title_full Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers
title_fullStr Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers
title_full_unstemmed Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers
title_sort Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers
author Araújo,Eliana Silva Cassimiro de
author_facet Araújo,Eliana Silva Cassimiro de
Vieira,Vânia Maria de Oliveira
author_role author
author2 Vieira,Vânia Maria de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Eliana Silva Cassimiro de
Vieira,Vânia Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação dos profissionais da saúde
educação
Humanismo
topic Formação dos profissionais da saúde
educação
Humanismo
description O trabalho do profissional da área da saúde depende da qualidade técnica e da interação pessoal que institui. Sua formação deve oferecer subsídios para que o egresso utilize características humanistas ao exercer sua prática profissional. Esta pesquisa, realizada com o aporte teórico de Carl Rogers, objetivou verificar a presença da concepção humanista nas práticas educativas dos professores da área da saúde de uma universidade em MG. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta dos dados procedeu-se por meio de um questionário aplicado a 41 docentes de 05 cursos da saúde. De forma singela, verificou-se a presença de propostas humanistas: nos Projetos Pedagógicos dos cursos, que defendem um ensino centrado no estudante com professores facilitadores e aprendizagem significativa; e nas práticas pedagógicas docentes, delineadas na forma como o professor articula o conteúdo, avalia, planeja, interage com os alunos e utiliza as estratégias de ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572013000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605745954816