Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200009 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos acadêmicos, conhecimentos e expectativas de 101 alunos do 3º e 4º anos de um curso de Psicologia de uma Universidade particular. Foi utilizado um questionário contendo 55 questões das quais 28 foram analisadas neste artigo e aplicados coletivamente nas salas de aula. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos 68% do Grupo Total (GT) lê os textos antes das aulas; 51% gastam até 2 horas por semana com leituras extraclasse; 89% estudam antes das avaliações; 28% sempre ou quase sempre questiona os professores durante a aula; 40% esclarece dúvidas em sala; 59% (3º ano) e 76% (4º ano) já tem linha teórica definida; 56% acha razoável a expectativa do mercado de trabalho e 82% pretende fazer pós-graduação. Estes dados devem ser considerados dentro do planejamento do curso a fim de proporcionar estratégias para acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso. |
id |
ABRAPEE-1_7f1c27e4615d9a8c2076b622fa99d329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572004000200009 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologiaUniversitáriosCaracterizaçãoPsicologiaFormaçãoEstudantesEsta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos acadêmicos, conhecimentos e expectativas de 101 alunos do 3º e 4º anos de um curso de Psicologia de uma Universidade particular. Foi utilizado um questionário contendo 55 questões das quais 28 foram analisadas neste artigo e aplicados coletivamente nas salas de aula. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos 68% do Grupo Total (GT) lê os textos antes das aulas; 51% gastam até 2 horas por semana com leituras extraclasse; 89% estudam antes das avaliações; 28% sempre ou quase sempre questiona os professores durante a aula; 40% esclarece dúvidas em sala; 59% (3º ano) e 76% (4º ano) já tem linha teórica definida; 56% acha razoável a expectativa do mercado de trabalho e 82% pretende fazer pós-graduação. Estes dados devem ser considerados dentro do planejamento do curso a fim de proporcionar estratégias para acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200009Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.2 2004reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572004000200009info:eu-repo/semantics/openAccessBaptista,Makilim NunesAmadio,AndréiaRodrigues,Elen CarolinaSantos,Kívia Mendonça dosPalludetti,Silmara Aparecida Trindadepor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572004000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia |
title |
Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia |
spellingShingle |
Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia Baptista,Makilim Nunes Universitários Caracterização Psicologia Formação Estudantes |
title_short |
Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia |
title_full |
Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia |
title_fullStr |
Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia |
title_sort |
Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia |
author |
Baptista,Makilim Nunes |
author_facet |
Baptista,Makilim Nunes Amadio,Andréia Rodrigues,Elen Carolina Santos,Kívia Mendonça dos Palludetti,Silmara Aparecida Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Amadio,Andréia Rodrigues,Elen Carolina Santos,Kívia Mendonça dos Palludetti,Silmara Aparecida Trindade |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista,Makilim Nunes Amadio,Andréia Rodrigues,Elen Carolina Santos,Kívia Mendonça dos Palludetti,Silmara Aparecida Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universitários Caracterização Psicologia Formação Estudantes |
topic |
Universitários Caracterização Psicologia Formação Estudantes |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos acadêmicos, conhecimentos e expectativas de 101 alunos do 3º e 4º anos de um curso de Psicologia de uma Universidade particular. Foi utilizado um questionário contendo 55 questões das quais 28 foram analisadas neste artigo e aplicados coletivamente nas salas de aula. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos 68% do Grupo Total (GT) lê os textos antes das aulas; 51% gastam até 2 horas por semana com leituras extraclasse; 89% estudam antes das avaliações; 28% sempre ou quase sempre questiona os professores durante a aula; 40% esclarece dúvidas em sala; 59% (3º ano) e 76% (4º ano) já tem linha teórica definida; 56% acha razoável a expectativa do mercado de trabalho e 82% pretende fazer pós-graduação. Estes dados devem ser considerados dentro do planejamento do curso a fim de proporcionar estratégias para acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572004000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.2 2004 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604583084032 |