Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista,Makilim Nunes
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Amadio,Andréia, Rodrigues,Elen Carolina, Santos,Kívia Mendonça dos, Palludetti,Silmara Aparecida Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200009
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos acadêmicos, conhecimentos e expectativas de 101 alunos do 3º e 4º anos de um curso de Psicologia de uma Universidade particular. Foi utilizado um questionário contendo 55 questões das quais 28 foram analisadas neste artigo e aplicados coletivamente nas salas de aula. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos 68% do Grupo Total (GT) lê os textos antes das aulas; 51% gastam até 2 horas por semana com leituras extraclasse; 89% estudam antes das avaliações; 28% sempre ou quase sempre questiona os professores durante a aula; 40% esclarece dúvidas em sala; 59% (3º ano) e 76% (4º ano) já tem linha teórica definida; 56% acha razoável a expectativa do mercado de trabalho e 82% pretende fazer pós-graduação. Estes dados devem ser considerados dentro do planejamento do curso a fim de proporcionar estratégias para acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso.
id ABRAPEE-1_7f1c27e4615d9a8c2076b622fa99d329
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572004000200009
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologiaUniversitáriosCaracterizaçãoPsicologiaFormaçãoEstudantesEsta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos acadêmicos, conhecimentos e expectativas de 101 alunos do 3º e 4º anos de um curso de Psicologia de uma Universidade particular. Foi utilizado um questionário contendo 55 questões das quais 28 foram analisadas neste artigo e aplicados coletivamente nas salas de aula. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos 68% do Grupo Total (GT) lê os textos antes das aulas; 51% gastam até 2 horas por semana com leituras extraclasse; 89% estudam antes das avaliações; 28% sempre ou quase sempre questiona os professores durante a aula; 40% esclarece dúvidas em sala; 59% (3º ano) e 76% (4º ano) já tem linha teórica definida; 56% acha razoável a expectativa do mercado de trabalho e 82% pretende fazer pós-graduação. Estes dados devem ser considerados dentro do planejamento do curso a fim de proporcionar estratégias para acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200009Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.2 2004reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572004000200009info:eu-repo/semantics/openAccessBaptista,Makilim NunesAmadio,AndréiaRodrigues,Elen CarolinaSantos,Kívia Mendonça dosPalludetti,Silmara Aparecida Trindadepor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572004000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia
title Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia
spellingShingle Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia
Baptista,Makilim Nunes
Universitários
Caracterização
Psicologia
Formação
Estudantes
title_short Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia
title_full Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia
title_fullStr Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia
title_full_unstemmed Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia
title_sort Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia
author Baptista,Makilim Nunes
author_facet Baptista,Makilim Nunes
Amadio,Andréia
Rodrigues,Elen Carolina
Santos,Kívia Mendonça dos
Palludetti,Silmara Aparecida Trindade
author_role author
author2 Amadio,Andréia
Rodrigues,Elen Carolina
Santos,Kívia Mendonça dos
Palludetti,Silmara Aparecida Trindade
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista,Makilim Nunes
Amadio,Andréia
Rodrigues,Elen Carolina
Santos,Kívia Mendonça dos
Palludetti,Silmara Aparecida Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Universitários
Caracterização
Psicologia
Formação
Estudantes
topic Universitários
Caracterização
Psicologia
Formação
Estudantes
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos acadêmicos, conhecimentos e expectativas de 101 alunos do 3º e 4º anos de um curso de Psicologia de uma Universidade particular. Foi utilizado um questionário contendo 55 questões das quais 28 foram analisadas neste artigo e aplicados coletivamente nas salas de aula. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos 68% do Grupo Total (GT) lê os textos antes das aulas; 51% gastam até 2 horas por semana com leituras extraclasse; 89% estudam antes das avaliações; 28% sempre ou quase sempre questiona os professores durante a aula; 40% esclarece dúvidas em sala; 59% (3º ano) e 76% (4º ano) já tem linha teórica definida; 56% acha razoável a expectativa do mercado de trabalho e 82% pretende fazer pós-graduação. Estes dados devem ser considerados dentro do planejamento do curso a fim de proporcionar estratégias para acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572004000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.2 2004
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604583084032