A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115360 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica. |
id |
UFRGS-2_5049f09fd5d4d4067235f85169978a92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115360 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson deTeixeira, Marco Antonio Pereira2015-04-15T01:58:24Z20131413-7372http://hdl.handle.net/10183/115360000941077O objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica.The aim of this study was to describe aspects of the academic experience that may be associated with dropout at a psychology course. In addition, it aimed to analyze if literature-based categories could provide a basis for the analysis of academic experience in qualitative studies of dropout. Participants were six former students, young adults, who were enrolled between 2 and 5 semesters before attrition. Individual interviews were conducted and subsequently submitted to content analysis. Results showed that dropout was related to individual factors (low motivation, difficulty in relationships, low exploratory behavior) as well as institutional ones (cold relationship with faculty, curriculum focused on specific areas; conflicts between different views of psychology, leading to internal disagreements within course functioning). It is concluded that interventions have to be offered in order to help students who are planning to enroll higher education courses in order to make better decisions, as well as career counseling for those who face doubts and difficulties in their academic trajectories. Keywords: Dropout; Psychology; Higher education.El objetivo de este estudio fue describir los aspectos de la experiencia académica que pueden estar asociados con el abandono de un curso de psicología. Además el objetivo de observar si las categorías extraídas de la literatura podrían servir de base para el análisis de la experiencia académica en estudios cualitativos sobre la evasión. Participaron seis exalumnos, adultos jóvenes, que fueron enrolados entre los 2 y 5 semestres. Las entrevistas individuales se realizaron posteriormente sometidos a análisis de contenido. Cómo podría observar resultados que la evasión está asociados con los aspectos relacionados a los individuos (baja motivación, dificultades en las relaciones, el comportamiento exploratorio bajo) en relación con la institución (relación fría con los maestros, el enfoque curricular en áreas específicas, los conflictos entre diferentes puntos de vista psicología, lo que lleva a desacuerdos internos). Hacemos hincapié en la necesidad de tomar medidas para ayudar a preparar al individuo para el ingreso a la universidad, y orientación profesional a los estudiantes que se enfrentan a las dudas y dificultades en sus trayectorias académicas.application/pdfporPsicologia em estudo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 199-209.PsicologiaEstudantes universitáriosEnsino superiorEvasão escolarA evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativaDrapout at a psychology course : a qualitative analysisLa evasión en un curso de psicología : un análisis cualitativoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941077.pdf000941077.pdfTexto completoapplication/pdf174538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/1/000941077.pdf950776fcdfc4c1852c387ea0016f7223MD51TEXT000941077.pdf.txt000941077.pdf.txtExtracted Texttext/plain48706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/2/000941077.pdf.txtf6ebeace23564fb0d17b653b1e90f223MD52THUMBNAIL000941077.pdf.jpg000941077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/3/000941077.pdf.jpge80f42097877ec9f27c176c04a9fd3a5MD5310183/1153602019-01-17 04:24:20.636945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115360Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:24:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Drapout at a psychology course : a qualitative analysis |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La evasión en un curso de psicología : un análisis cualitativo |
title |
A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa |
spellingShingle |
A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de Psicologia Estudantes universitários Ensino superior Evasão escolar |
title_short |
A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa |
title_full |
A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa |
title_fullStr |
A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa |
title_full_unstemmed |
A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa |
title_sort |
A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa |
author |
Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de |
author_facet |
Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de Teixeira, Marco Antonio Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Marco Antonio Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de Teixeira, Marco Antonio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Estudantes universitários Ensino superior Evasão escolar |
topic |
Psicologia Estudantes universitários Ensino superior Evasão escolar |
description |
O objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-15T01:58:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115360 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-7372 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000941077 |
identifier_str_mv |
1413-7372 000941077 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia em estudo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 199-209. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/1/000941077.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/2/000941077.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/3/000941077.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
950776fcdfc4c1852c387ea0016f7223 f6ebeace23564fb0d17b653b1e90f223 e80f42097877ec9f27c176c04a9fd3a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447579998027776 |