A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Teixeira, Marco Antonio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115360
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica.
id UFRGS-2_5049f09fd5d4d4067235f85169978a92
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115360
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson deTeixeira, Marco Antonio Pereira2015-04-15T01:58:24Z20131413-7372http://hdl.handle.net/10183/115360000941077O objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica.The aim of this study was to describe aspects of the academic experience that may be associated with dropout at a psychology course. In addition, it aimed to analyze if literature-based categories could provide a basis for the analysis of academic experience in qualitative studies of dropout. Participants were six former students, young adults, who were enrolled between 2 and 5 semesters before attrition. Individual interviews were conducted and subsequently submitted to content analysis. Results showed that dropout was related to individual factors (low motivation, difficulty in relationships, low exploratory behavior) as well as institutional ones (cold relationship with faculty, curriculum focused on specific areas; conflicts between different views of psychology, leading to internal disagreements within course functioning). It is concluded that interventions have to be offered in order to help students who are planning to enroll higher education courses in order to make better decisions, as well as career counseling for those who face doubts and difficulties in their academic trajectories. Keywords: Dropout; Psychology; Higher education.El objetivo de este estudio fue describir los aspectos de la experiencia académica que pueden estar asociados con el abandono de un curso de psicología. Además el objetivo de observar si las categorías extraídas de la literatura podrían servir de base para el análisis de la experiencia académica en estudios cualitativos sobre la evasión. Participaron seis exalumnos, adultos jóvenes, que fueron enrolados entre los 2 y 5 semestres. Las entrevistas individuales se realizaron posteriormente sometidos a análisis de contenido. Cómo podría observar resultados que la evasión está asociados con los aspectos relacionados a los individuos (baja motivación, dificultades en las relaciones, el comportamiento exploratorio bajo) en relación con la institución (relación fría con los maestros, el enfoque curricular en áreas específicas, los conflictos entre diferentes puntos de vista psicología, lo que lleva a desacuerdos internos). Hacemos hincapié en la necesidad de tomar medidas para ayudar a preparar al individuo para el ingreso a la universidad, y orientación profesional a los estudiantes que se enfrentan a las dudas y dificultades en sus trayectorias académicas.application/pdfporPsicologia em estudo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 199-209.PsicologiaEstudantes universitáriosEnsino superiorEvasão escolarA evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativaDrapout at a psychology course : a qualitative analysisLa evasión en un curso de psicología : un análisis cualitativoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941077.pdf000941077.pdfTexto completoapplication/pdf174538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/1/000941077.pdf950776fcdfc4c1852c387ea0016f7223MD51TEXT000941077.pdf.txt000941077.pdf.txtExtracted Texttext/plain48706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/2/000941077.pdf.txtf6ebeace23564fb0d17b653b1e90f223MD52THUMBNAIL000941077.pdf.jpg000941077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/3/000941077.pdf.jpge80f42097877ec9f27c176c04a9fd3a5MD5310183/1153602019-01-17 04:24:20.636945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115360Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:24:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Drapout at a psychology course : a qualitative analysis
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La evasión en un curso de psicología : un análisis cualitativo
title A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa
spellingShingle A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa
Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
Psicologia
Estudantes universitários
Ensino superior
Evasão escolar
title_short A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa
title_full A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa
title_fullStr A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa
title_full_unstemmed A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa
title_sort A evasão em um curso de psicologia : uma análise qualitativa
author Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
author_facet Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
Teixeira, Marco Antonio Pereira
author_role author
author2 Teixeira, Marco Antonio Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
Teixeira, Marco Antonio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Estudantes universitários
Ensino superior
Evasão escolar
topic Psicologia
Estudantes universitários
Ensino superior
Evasão escolar
description O objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-15T01:58:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115360
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941077
identifier_str_mv 1413-7372
000941077
url http://hdl.handle.net/10183/115360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em estudo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 199-209.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/1/000941077.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/2/000941077.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115360/3/000941077.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 950776fcdfc4c1852c387ea0016f7223
f6ebeace23564fb0d17b653b1e90f223
e80f42097877ec9f27c176c04a9fd3a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224868684890112