A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel,Maria Regina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins,Karla Patrícia Holanda, Pascual,Jesus Garcia, Maia Filho,Osterne Nonato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200329
Resumo: Resumo O presente artigo propõe uma abordagem comparativa entre as noções de infância em Jean Piaget e de infantil em Sigmund Freud, tomando como conceitos básicos a noção de tempo e de moral em ambos os autores. Sustenta-se ser possível afirmar, a partir de uma leitura da epistemologia genética, que a infância vai-se transformando à medida que agimos e conhecemos de acordo com estruturas cognitivas operatórias. No entanto, segundo a psicanálise, é possível nos remeter ao infantil, presente também na vida adulta. O infantil escapa à racionalidade que subjaz àquela noção de estrutura piagetiana. A permanência do infantil é fonte das experiências criativas e da instauração de um movimento permanente de subjetivação.
id ABRAPEE-1_7f1cd91518a365760735dab4c8d534f1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000200329
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questãoInfantilinfânciatempoResumo O presente artigo propõe uma abordagem comparativa entre as noções de infância em Jean Piaget e de infantil em Sigmund Freud, tomando como conceitos básicos a noção de tempo e de moral em ambos os autores. Sustenta-se ser possível afirmar, a partir de uma leitura da epistemologia genética, que a infância vai-se transformando à medida que agimos e conhecemos de acordo com estruturas cognitivas operatórias. No entanto, segundo a psicanálise, é possível nos remeter ao infantil, presente também na vida adulta. O infantil escapa à racionalidade que subjaz àquela noção de estrutura piagetiana. A permanência do infantil é fonte das experiências criativas e da instauração de um movimento permanente de subjetivação.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200329Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150202975info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel,Maria ReginaMartins,Karla Patrícia HolandaPascual,Jesus GarciaMaia Filho,Osterne Nonatopor2016-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000200329Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-09-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão
title A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão
spellingShingle A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão
Maciel,Maria Regina
Infantil
infância
tempo
title_short A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão
title_full A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão
title_fullStr A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão
title_full_unstemmed A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão
title_sort A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão
author Maciel,Maria Regina
author_facet Maciel,Maria Regina
Martins,Karla Patrícia Holanda
Pascual,Jesus Garcia
Maia Filho,Osterne Nonato
author_role author
author2 Martins,Karla Patrícia Holanda
Pascual,Jesus Garcia
Maia Filho,Osterne Nonato
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel,Maria Regina
Martins,Karla Patrícia Holanda
Pascual,Jesus Garcia
Maia Filho,Osterne Nonato
dc.subject.por.fl_str_mv Infantil
infância
tempo
topic Infantil
infância
tempo
description Resumo O presente artigo propõe uma abordagem comparativa entre as noções de infância em Jean Piaget e de infantil em Sigmund Freud, tomando como conceitos básicos a noção de tempo e de moral em ambos os autores. Sustenta-se ser possível afirmar, a partir de uma leitura da epistemologia genética, que a infância vai-se transformando à medida que agimos e conhecemos de acordo com estruturas cognitivas operatórias. No entanto, segundo a psicanálise, é possível nos remeter ao infantil, presente também na vida adulta. O infantil escapa à racionalidade que subjaz àquela noção de estrutura piagetiana. A permanência do infantil é fonte das experiências criativas e da instauração de um movimento permanente de subjetivação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200329
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-353920150202975
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606479958016