Avaliação de mudança em processos terapêuticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000200006 |
Resumo: | O estudo das psicoterapias tem sido marcado pelo uso de métodos de investigação intensiva do processo terapêutico voltados para a compreensão dos fatores que facilitam a mudança. Baseiam-se, usualmente, na análise intensiva de caso único, identificando regularidades características dos estados mentais, padrões de conduta, assim como interacionais, que são associadas com mudança. Contam com instrumentos de avaliação desenvolvidos segundo referencial teórico específico em que conceitos metapsicológicos são definidos operacionalmente. Dependem, em geral, da avaliação de juizes independentes, experientes na técnica avaliada, que se baseiam em vídeos e / ou áudios das sessões de terapia, além de considerarem o contexto. Têm permitido o estudo exaustivo de processos terapêuticos e a obtenção de julgamentos baseados em construtos que evidenciam validade preditiva, além de gozarem de precisão entre avaliadores. A título de ilustração apresentam-se pesquisas envolvendo as seguintes escalas: "Defense Mechanisms Rating Scales", "Rutgers Psychotherapy Progress Scale" e "Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada - Redefinida". |
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Avaliação de mudança em processos terapêuticosMudança em psicoterapiaDelineamento de pesquisa de caso únicoPesquisa do processo terapêuticoPesquisa em psicologia clínicaO estudo das psicoterapias tem sido marcado pelo uso de métodos de investigação intensiva do processo terapêutico voltados para a compreensão dos fatores que facilitam a mudança. Baseiam-se, usualmente, na análise intensiva de caso único, identificando regularidades características dos estados mentais, padrões de conduta, assim como interacionais, que são associadas com mudança. Contam com instrumentos de avaliação desenvolvidos segundo referencial teórico específico em que conceitos metapsicológicos são definidos operacionalmente. Dependem, em geral, da avaliação de juizes independentes, experientes na técnica avaliada, que se baseiam em vídeos e / ou áudios das sessões de terapia, além de considerarem o contexto. Têm permitido o estudo exaustivo de processos terapêuticos e a obtenção de julgamentos baseados em construtos que evidenciam validade preditiva, além de gozarem de precisão entre avaliadores. A título de ilustração apresentam-se pesquisas envolvendo as seguintes escalas: "Defense Mechanisms Rating Scales", "Rutgers Psychotherapy Progress Scale" e "Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada - Redefinida".Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000200006Psicologia Escolar e Educacional v.2 n.2 1998reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85571998000200006info:eu-repo/semantics/openAccessYoshida,Elisa Medici Pizãopor2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85571998000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
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