Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Carolina Innocente
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sousa,Maria do Carmo, Carmo,João dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200002
Resumo: O presente artigo tem por objetivo descrever um estudo de caso em relação a um aluno do Ensino Fundamental previamente diagnosticado como portador de Transtorno de Conduta (TC) associado a Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com acentuadas dificuldades na aprendizagem de Matemática. Partiu-se da necessidade de uma descrição operacional do quadro e da indagação acerca da relação entre TC/TDAH e aprendizagem da Matemática. O estudo envolveu entrevistas com direção e professora, análise documental, observação em sala de aula e interação com o aluno em situações pedagógicas. Os dados obtidos apontam que a presença de TC/TDAH não produziu as dificuldades na aprendizagem da Matemática, embora concorra para que essas dificuldades se acentuem. Fatores ligados à família e à forma como a escola lida com o caso foram determinantes na evolução do quadro. São oferecidas diretrizes e sugestões para que a escola reestruture seu trabalho junto à criança.
id ABRAPEE-1_82f55571fb3c4ffde2c11fa2fbe2bf61
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572010000200002
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de casoTranstorno de Condutatranstorno da falta de atenção com hiperatividadeensino da MatemáticaO presente artigo tem por objetivo descrever um estudo de caso em relação a um aluno do Ensino Fundamental previamente diagnosticado como portador de Transtorno de Conduta (TC) associado a Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com acentuadas dificuldades na aprendizagem de Matemática. Partiu-se da necessidade de uma descrição operacional do quadro e da indagação acerca da relação entre TC/TDAH e aprendizagem da Matemática. O estudo envolveu entrevistas com direção e professora, análise documental, observação em sala de aula e interação com o aluno em situações pedagógicas. Os dados obtidos apontam que a presença de TC/TDAH não produziu as dificuldades na aprendizagem da Matemática, embora concorra para que essas dificuldades se acentuem. Fatores ligados à família e à forma como a escola lida com o caso foram determinantes na evolução do quadro. São oferecidas diretrizes e sugestões para que a escola reestruture seu trabalho junto à criança.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200002Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000200002info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Carolina InnocenteSousa,Maria do CarmoCarmo,João dos Santospor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso
title Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso
spellingShingle Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso
Rodrigues,Carolina Innocente
Transtorno de Conduta
transtorno da falta de atenção com hiperatividade
ensino da Matemática
title_short Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso
title_full Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso
title_fullStr Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso
title_full_unstemmed Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso
title_sort Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso
author Rodrigues,Carolina Innocente
author_facet Rodrigues,Carolina Innocente
Sousa,Maria do Carmo
Carmo,João dos Santos
author_role author
author2 Sousa,Maria do Carmo
Carmo,João dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Carolina Innocente
Sousa,Maria do Carmo
Carmo,João dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Conduta
transtorno da falta de atenção com hiperatividade
ensino da Matemática
topic Transtorno de Conduta
transtorno da falta de atenção com hiperatividade
ensino da Matemática
description O presente artigo tem por objetivo descrever um estudo de caso em relação a um aluno do Ensino Fundamental previamente diagnosticado como portador de Transtorno de Conduta (TC) associado a Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com acentuadas dificuldades na aprendizagem de Matemática. Partiu-se da necessidade de uma descrição operacional do quadro e da indagação acerca da relação entre TC/TDAH e aprendizagem da Matemática. O estudo envolveu entrevistas com direção e professora, análise documental, observação em sala de aula e interação com o aluno em situações pedagógicas. Os dados obtidos apontam que a presença de TC/TDAH não produziu as dificuldades na aprendizagem da Matemática, embora concorra para que essas dificuldades se acentuem. Fatores ligados à família e à forma como a escola lida com o caso foram determinantes na evolução do quadro. São oferecidas diretrizes e sugestões para que a escola reestruture seu trabalho junto à criança.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572010000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605316038656