Desempenho em Aritmética de Estudantes com e sem Sintomas de TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperafico,Yasmini Lais Spindler
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pisacco,Nelba Maria Teixeira, Rohde,Luis Augusto Paim, Nogues,Camila Peres, Dorneles,Beatriz Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712021000400645
Resumo: Resumo O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que frequentemente acarreta prejuízos ao desempenho acadêmico. O presente estudo teve como objetivo verificar a extensão desses prejuízos no desempenho aritmético, comparando estudantes com sintomas de TDAH com o de seus pares sem TDAH. O desempenho aritmético de 93 estudantes com sintomas de TDAH e 447 estudantes sem TDAH, entre 7 e 16 anos, de escolas públicas de Porto Alegre (3º a 9º ano), foi avaliado pelo Subteste de Aritmética do TDE. Estudantes com sintomas de TDAH apresentaram escores mais baixos e uma quantidade maior de erros de procedimento do que os estudantes sem o transtorno. Os resultados sugerem que sintomas frequentes de TDAH têm relação com maior ocorrência de erros no desempenho em aritmética dos estudantes avaliados neste estudo.
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spelling Desempenho em Aritmética de Estudantes com e sem Sintomas de TDAHmatemáticatranstorno da falta de atenção com hiperatividadeavaliaçãoResumo O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que frequentemente acarreta prejuízos ao desempenho acadêmico. O presente estudo teve como objetivo verificar a extensão desses prejuízos no desempenho aritmético, comparando estudantes com sintomas de TDAH com o de seus pares sem TDAH. O desempenho aritmético de 93 estudantes com sintomas de TDAH e 447 estudantes sem TDAH, entre 7 e 16 anos, de escolas públicas de Porto Alegre (3º a 9º ano), foi avaliado pelo Subteste de Aritmética do TDE. Estudantes com sintomas de TDAH apresentaram escores mais baixos e uma quantidade maior de erros de procedimento do que os estudantes sem o transtorno. Os resultados sugerem que sintomas frequentes de TDAH têm relação com maior ocorrência de erros no desempenho em aritmética dos estudantes avaliados neste estudo.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712021000400645Psico-USF v.26 n.4 2021reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712021260404info:eu-repo/semantics/openAccessSperafico,Yasmini Lais SpindlerPisacco,Nelba Maria TeixeiraRohde,Luis Augusto PaimNogues,Camila PeresDorneles,Beatriz Vargaspor2022-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712021000400645Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2022-03-09T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
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