Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Rosana Maria Mohallem
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100301
Resumo: Resumo Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso das estratégias de aprendizagem e as crenças de autoeficácia em universitários ingressantes, explorar diferenças em relação ao curso e à faixa etária, além de estabelecer a relação entre os construtos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Os participantes foram 109 estudantes dos cursos de Psicologia, Engenharia de Produção, Educação Física e Medicina Veterinária de uma universidade particular do sul de Minas Gerais, ambos os sexos, com idade média de 20 anos e 6 meses(DP=3,76). Os resultados revelaram a existência de correlação moderada (ρ=0,59; p<0,001) entre os escores das escalas de estratégias de aprendizagem e da autoeficácia acadêmica. Conforme a hipótese, alunos que relataram maior uso de estratégias de aprendizagem, são os que revelaram maior autoeficácia na realização de tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior.
id ABRAPEE-1_83de71c7b8dfa17969609ce0d11cff46
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572019000100301
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacionalAutorregulaçãoensino superiordesempenho acadêmicoResumo Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso das estratégias de aprendizagem e as crenças de autoeficácia em universitários ingressantes, explorar diferenças em relação ao curso e à faixa etária, além de estabelecer a relação entre os construtos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Os participantes foram 109 estudantes dos cursos de Psicologia, Engenharia de Produção, Educação Física e Medicina Veterinária de uma universidade particular do sul de Minas Gerais, ambos os sexos, com idade média de 20 anos e 6 meses(DP=3,76). Os resultados revelaram a existência de correlação moderada (ρ=0,59; p<0,001) entre os escores das escalas de estratégias de aprendizagem e da autoeficácia acadêmica. Conforme a hipótese, alunos que relataram maior uso de estratégias de aprendizagem, são os que revelaram maior autoeficácia na realização de tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100301Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019016346info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Rosana Maria MohallemSantos,Acácia Aparecida Angeli dospor2019-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100301Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-04-17T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional
title Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional
spellingShingle Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional
Martins,Rosana Maria Mohallem
Autorregulação
ensino superior
desempenho acadêmico
title_short Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional
title_full Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional
title_fullStr Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional
title_sort Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional
author Martins,Rosana Maria Mohallem
author_facet Martins,Rosana Maria Mohallem
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author_role author
author2 Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Rosana Maria Mohallem
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
ensino superior
desempenho acadêmico
topic Autorregulação
ensino superior
desempenho acadêmico
description Resumo Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso das estratégias de aprendizagem e as crenças de autoeficácia em universitários ingressantes, explorar diferenças em relação ao curso e à faixa etária, além de estabelecer a relação entre os construtos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Os participantes foram 109 estudantes dos cursos de Psicologia, Engenharia de Produção, Educação Física e Medicina Veterinária de uma universidade particular do sul de Minas Gerais, ambos os sexos, com idade média de 20 anos e 6 meses(DP=3,76). Os resultados revelaram a existência de correlação moderada (ρ=0,59; p<0,001) entre os escores das escalas de estratégias de aprendizagem e da autoeficácia acadêmica. Conforme a hipótese, alunos que relataram maior uso de estratégias de aprendizagem, são os que revelaram maior autoeficácia na realização de tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100301
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392019016346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607022071808