Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100301 |
Resumo: | Resumo Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso das estratégias de aprendizagem e as crenças de autoeficácia em universitários ingressantes, explorar diferenças em relação ao curso e à faixa etária, além de estabelecer a relação entre os construtos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Os participantes foram 109 estudantes dos cursos de Psicologia, Engenharia de Produção, Educação Física e Medicina Veterinária de uma universidade particular do sul de Minas Gerais, ambos os sexos, com idade média de 20 anos e 6 meses(DP=3,76). Os resultados revelaram a existência de correlação moderada (ρ=0,59; p<0,001) entre os escores das escalas de estratégias de aprendizagem e da autoeficácia acadêmica. Conforme a hipótese, alunos que relataram maior uso de estratégias de aprendizagem, são os que revelaram maior autoeficácia na realização de tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior. |
id |
ABRAPEE-1_83de71c7b8dfa17969609ce0d11cff46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572019000100301 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacionalAutorregulaçãoensino superiordesempenho acadêmicoResumo Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso das estratégias de aprendizagem e as crenças de autoeficácia em universitários ingressantes, explorar diferenças em relação ao curso e à faixa etária, além de estabelecer a relação entre os construtos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Os participantes foram 109 estudantes dos cursos de Psicologia, Engenharia de Produção, Educação Física e Medicina Veterinária de uma universidade particular do sul de Minas Gerais, ambos os sexos, com idade média de 20 anos e 6 meses(DP=3,76). Os resultados revelaram a existência de correlação moderada (ρ=0,59; p<0,001) entre os escores das escalas de estratégias de aprendizagem e da autoeficácia acadêmica. Conforme a hipótese, alunos que relataram maior uso de estratégias de aprendizagem, são os que revelaram maior autoeficácia na realização de tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100301Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019016346info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Rosana Maria MohallemSantos,Acácia Aparecida Angeli dospor2019-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100301Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-04-17T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional |
title |
Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional Martins,Rosana Maria Mohallem Autorregulação ensino superior desempenho acadêmico |
title_short |
Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional |
title_full |
Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional |
author |
Martins,Rosana Maria Mohallem |
author_facet |
Martins,Rosana Maria Mohallem Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,Rosana Maria Mohallem Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação ensino superior desempenho acadêmico |
topic |
Autorregulação ensino superior desempenho acadêmico |
description |
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso das estratégias de aprendizagem e as crenças de autoeficácia em universitários ingressantes, explorar diferenças em relação ao curso e à faixa etária, além de estabelecer a relação entre os construtos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Os participantes foram 109 estudantes dos cursos de Psicologia, Engenharia de Produção, Educação Física e Medicina Veterinária de uma universidade particular do sul de Minas Gerais, ambos os sexos, com idade média de 20 anos e 6 meses(DP=3,76). Os resultados revelaram a existência de correlação moderada (ρ=0,59; p<0,001) entre os escores das escalas de estratégias de aprendizagem e da autoeficácia acadêmica. Conforme a hipótese, alunos que relataram maior uso de estratégias de aprendizagem, são os que revelaram maior autoeficácia na realização de tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100301 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392019016346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607022071808 |