Emoções acadêmicas, autorregulação e seu impacto sobre motivação e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bzuneck, José Aloyseo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650251
Resumo: O texto se constitui em revisão da literatura mais recente sobre emoções acadêmicas e sua autorregulação. Com base em dados de pesquisa, são descritas emoções positivas e negativas, suas origens e seus efeitos sobre a motivação e o desempenho, à luz das teorias de atribuição de causalidade, de Weiner e de controle-valorização, de Pekrun.  Foram selecionadas as emoções negativas de vergonha, tédio e ansiedade, mais frequentemente focalizadas nos estudos, sobre as quais foram descritas diversas estratégias de autorregulação que os alunos podem usar nos contextos de aprendizagem. Foi discutida a relevância da teoria social cognitiva para explicar os processos de autorregulação, bem como para ajudar alunos a se tornarem capazes de regular emoções negativas. Por último, foram dadas sugestões de pesquisa futuras em nosso meio.
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spelling Emoções acadêmicas, autorregulação e seu impacto sobre motivação e aprendizagemEmoções acadêmicas. Autorregulação emocional. Teorias sobre emoções. Motivação acadêmica.Autorregulação de emoções acadêmicasO texto se constitui em revisão da literatura mais recente sobre emoções acadêmicas e sua autorregulação. Com base em dados de pesquisa, são descritas emoções positivas e negativas, suas origens e seus efeitos sobre a motivação e o desempenho, à luz das teorias de atribuição de causalidade, de Weiner e de controle-valorização, de Pekrun.  Foram selecionadas as emoções negativas de vergonha, tédio e ansiedade, mais frequentemente focalizadas nos estudos, sobre as quais foram descritas diversas estratégias de autorregulação que os alunos podem usar nos contextos de aprendizagem. Foi discutida a relevância da teoria social cognitiva para explicar os processos de autorregulação, bem como para ajudar alunos a se tornarem capazes de regular emoções negativas. Por último, foram dadas sugestões de pesquisa futuras em nosso meio.Universidade Estadual de Campinas2018-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865025110.20396/etd.v20i4.8650251ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1059-1075ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1059-1075ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1059-10751676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650251/18676Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBzuneck, José Aloyseo2018-12-17T14:08:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650251Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:24.932743ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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