ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menino-Mencia,Gislaine Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Belancieri,Maria de Fátima, Santos,Mônica Pereira dos, Capellini,Vera Lucia Messias Fialho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100316
Resumo: Resumo A escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do "Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar.
id ABRAPEE-1_84b9d5232a3e0f7a5f349cecc901fa35
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572019000100316
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolarEducaçãoinclusãoindicadoresResumo A escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do "Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100316Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019011819info:eu-repo/semantics/openAccessMenino-Mencia,Gislaine FerreiraBelancieri,Maria de FátimaSantos,Mônica Pereira dosCapellini,Vera Lucia Messias Fialhopor2019-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100316Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-10-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
title ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
spellingShingle ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
Menino-Mencia,Gislaine Ferreira
Educação
inclusão
indicadores
title_short ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
title_full ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
title_fullStr ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
title_full_unstemmed ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
title_sort ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
author Menino-Mencia,Gislaine Ferreira
author_facet Menino-Mencia,Gislaine Ferreira
Belancieri,Maria de Fátima
Santos,Mônica Pereira dos
Capellini,Vera Lucia Messias Fialho
author_role author
author2 Belancieri,Maria de Fátima
Santos,Mônica Pereira dos
Capellini,Vera Lucia Messias Fialho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menino-Mencia,Gislaine Ferreira
Belancieri,Maria de Fátima
Santos,Mônica Pereira dos
Capellini,Vera Lucia Messias Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
inclusão
indicadores
topic Educação
inclusão
indicadores
description Resumo A escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do "Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100316
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392019011819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607300993024