Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Katya Luciane de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos, Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100127
Resumo: Resumo A presente pesquisa visou levantar evidências de validade relativa à análise da estrutura interna dos itens de uma escala de estilos de aprendizagem, bem como identificar os estilos de aprendizagem desses alunos. Participaram 565 alunos dos 3° ao 9° anos do ensino fundamental público do estado do Paraná. Utilizou-se uma Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem, com 80 itens, aplicada coletivamente. A análise fatorial, por componentes principais e com rotação varimax, indicou estrutura de quatro Dimensões para a escala. As Dimensões se agruparam da seguinte forma: Dimensão 1 - Condições ambientais e condições pessoais, com 22 itens; Dimensão 2 - Condições sociais, com 11 itens; Dimensão 3 - Condições instrumentais, com 11 itens e Dimensão 4 - Condições de atividade; os itens desta dimensão não se agruparam do modo esperado, por isso novos estudos deverão ser realizados, visando o refinamento do instrumento. As condições ambientais e pessoais foram os estilos predominantes nesta amostra.
id ABRAPEE-1_866c725babb3b5335d0bd04830db60dd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000100127
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamentalAprendizagemestilos cognitivosavaliação psicológicaResumo A presente pesquisa visou levantar evidências de validade relativa à análise da estrutura interna dos itens de uma escala de estilos de aprendizagem, bem como identificar os estilos de aprendizagem desses alunos. Participaram 565 alunos dos 3° ao 9° anos do ensino fundamental público do estado do Paraná. Utilizou-se uma Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem, com 80 itens, aplicada coletivamente. A análise fatorial, por componentes principais e com rotação varimax, indicou estrutura de quatro Dimensões para a escala. As Dimensões se agruparam da seguinte forma: Dimensão 1 - Condições ambientais e condições pessoais, com 22 itens; Dimensão 2 - Condições sociais, com 11 itens; Dimensão 3 - Condições instrumentais, com 11 itens e Dimensão 4 - Condições de atividade; os itens desta dimensão não se agruparam do modo esperado, por isso novos estudos deverão ser realizados, visando o refinamento do instrumento. As condições ambientais e pessoais foram os estilos predominantes nesta amostra.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100127Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.1 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150201943info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Katya Luciane deSantos,Acácia Aparecida Angeli dosScacchetti,Fabio Alexandre Pereirapor2016-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000100127Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-06-24T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental
title Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental
spellingShingle Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental
Oliveira,Katya Luciane de
Aprendizagem
estilos cognitivos
avaliação psicológica
title_short Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental
title_full Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental
title_fullStr Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental
title_sort Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental
author Oliveira,Katya Luciane de
author_facet Oliveira,Katya Luciane de
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira
author_role author
author2 Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Katya Luciane de
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
estilos cognitivos
avaliação psicológica
topic Aprendizagem
estilos cognitivos
avaliação psicológica
description Resumo A presente pesquisa visou levantar evidências de validade relativa à análise da estrutura interna dos itens de uma escala de estilos de aprendizagem, bem como identificar os estilos de aprendizagem desses alunos. Participaram 565 alunos dos 3° ao 9° anos do ensino fundamental público do estado do Paraná. Utilizou-se uma Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem, com 80 itens, aplicada coletivamente. A análise fatorial, por componentes principais e com rotação varimax, indicou estrutura de quatro Dimensões para a escala. As Dimensões se agruparam da seguinte forma: Dimensão 1 - Condições ambientais e condições pessoais, com 22 itens; Dimensão 2 - Condições sociais, com 11 itens; Dimensão 3 - Condições instrumentais, com 11 itens e Dimensão 4 - Condições de atividade; os itens desta dimensão não se agruparam do modo esperado, por isso novos estudos deverão ser realizados, visando o refinamento do instrumento. As condições ambientais e pessoais foram os estilos predominantes nesta amostra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100127
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-353920150201943
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.1 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606453743616