Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100127 |
Resumo: | Resumo A presente pesquisa visou levantar evidências de validade relativa à análise da estrutura interna dos itens de uma escala de estilos de aprendizagem, bem como identificar os estilos de aprendizagem desses alunos. Participaram 565 alunos dos 3° ao 9° anos do ensino fundamental público do estado do Paraná. Utilizou-se uma Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem, com 80 itens, aplicada coletivamente. A análise fatorial, por componentes principais e com rotação varimax, indicou estrutura de quatro Dimensões para a escala. As Dimensões se agruparam da seguinte forma: Dimensão 1 - Condições ambientais e condições pessoais, com 22 itens; Dimensão 2 - Condições sociais, com 11 itens; Dimensão 3 - Condições instrumentais, com 11 itens e Dimensão 4 - Condições de atividade; os itens desta dimensão não se agruparam do modo esperado, por isso novos estudos deverão ser realizados, visando o refinamento do instrumento. As condições ambientais e pessoais foram os estilos predominantes nesta amostra. |
id |
ABRAPEE-1_866c725babb3b5335d0bd04830db60dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572016000100127 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamentalAprendizagemestilos cognitivosavaliação psicológicaResumo A presente pesquisa visou levantar evidências de validade relativa à análise da estrutura interna dos itens de uma escala de estilos de aprendizagem, bem como identificar os estilos de aprendizagem desses alunos. Participaram 565 alunos dos 3° ao 9° anos do ensino fundamental público do estado do Paraná. Utilizou-se uma Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem, com 80 itens, aplicada coletivamente. A análise fatorial, por componentes principais e com rotação varimax, indicou estrutura de quatro Dimensões para a escala. As Dimensões se agruparam da seguinte forma: Dimensão 1 - Condições ambientais e condições pessoais, com 22 itens; Dimensão 2 - Condições sociais, com 11 itens; Dimensão 3 - Condições instrumentais, com 11 itens e Dimensão 4 - Condições de atividade; os itens desta dimensão não se agruparam do modo esperado, por isso novos estudos deverão ser realizados, visando o refinamento do instrumento. As condições ambientais e pessoais foram os estilos predominantes nesta amostra.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100127Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.1 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150201943info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Katya Luciane deSantos,Acácia Aparecida Angeli dosScacchetti,Fabio Alexandre Pereirapor2016-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000100127Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-06-24T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental |
title |
Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental Oliveira,Katya Luciane de Aprendizagem estilos cognitivos avaliação psicológica |
title_short |
Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental |
title_full |
Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental |
title_sort |
Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental |
author |
Oliveira,Katya Luciane de |
author_facet |
Oliveira,Katya Luciane de Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Katya Luciane de Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem estilos cognitivos avaliação psicológica |
topic |
Aprendizagem estilos cognitivos avaliação psicológica |
description |
Resumo A presente pesquisa visou levantar evidências de validade relativa à análise da estrutura interna dos itens de uma escala de estilos de aprendizagem, bem como identificar os estilos de aprendizagem desses alunos. Participaram 565 alunos dos 3° ao 9° anos do ensino fundamental público do estado do Paraná. Utilizou-se uma Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem, com 80 itens, aplicada coletivamente. A análise fatorial, por componentes principais e com rotação varimax, indicou estrutura de quatro Dimensões para a escala. As Dimensões se agruparam da seguinte forma: Dimensão 1 - Condições ambientais e condições pessoais, com 22 itens; Dimensão 2 - Condições sociais, com 11 itens; Dimensão 3 - Condições instrumentais, com 11 itens e Dimensão 4 - Condições de atividade; os itens desta dimensão não se agruparam do modo esperado, por isso novos estudos deverão ser realizados, visando o refinamento do instrumento. As condições ambientais e pessoais foram os estilos predominantes nesta amostra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100127 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-353920150201943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.1 2016 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606453743616 |