Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Sueli Édi Rufini
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Bzuneck,José Aloyseo, Sanches,Samuel Fabre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100002
Resumo: Estudo de natureza exploratória, investigou as orientações motivacionais e o envolvimento na disciplina Psicologia Educacional de 246 alunos de cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. Foram administradas a todos os participantes escalas de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca (Work Preference Inventory) e do esforço alegado na disciplina. Os participantes também responderam a um questionário referente aos dados demográficos e à intenção de atuar no ensino. Análises de variância e estudos correlacionais revelaram diferenças significativas entre as medidas empregadas e as variáveis demográficas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de sua contribuição para compreensão aprofundada dos padrões motivacionais dos estudantes e para a melhoria do ensino da disciplina Psicologia educacional em cursos de formação de professores.
id ABRAPEE-1_8c308f58c46314c09bfcb674e8b3ccde
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572002000100002
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantesMotivação e aprendizagemMotivação intrínsecaEstudo de natureza exploratória, investigou as orientações motivacionais e o envolvimento na disciplina Psicologia Educacional de 246 alunos de cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. Foram administradas a todos os participantes escalas de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca (Work Preference Inventory) e do esforço alegado na disciplina. Os participantes também responderam a um questionário referente aos dados demográficos e à intenção de atuar no ensino. Análises de variância e estudos correlacionais revelaram diferenças significativas entre as medidas empregadas e as variáveis demográficas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de sua contribuição para compreensão aprofundada dos padrões motivacionais dos estudantes e para a melhoria do ensino da disciplina Psicologia educacional em cursos de formação de professores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100002Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.1 2002reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572002000100002info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Sueli Édi RufiniBzuneck,José AloyseoSanches,Samuel Fabrepor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572002000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
title Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
spellingShingle Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
Guimarães,Sueli Édi Rufini
Motivação e aprendizagem
Motivação intrínseca
title_short Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
title_full Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
title_fullStr Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
title_full_unstemmed Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
title_sort Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
author Guimarães,Sueli Édi Rufini
author_facet Guimarães,Sueli Édi Rufini
Bzuneck,José Aloyseo
Sanches,Samuel Fabre
author_role author
author2 Bzuneck,José Aloyseo
Sanches,Samuel Fabre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães,Sueli Édi Rufini
Bzuneck,José Aloyseo
Sanches,Samuel Fabre
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação e aprendizagem
Motivação intrínseca
topic Motivação e aprendizagem
Motivação intrínseca
description Estudo de natureza exploratória, investigou as orientações motivacionais e o envolvimento na disciplina Psicologia Educacional de 246 alunos de cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. Foram administradas a todos os participantes escalas de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca (Work Preference Inventory) e do esforço alegado na disciplina. Os participantes também responderam a um questionário referente aos dados demográficos e à intenção de atuar no ensino. Análises de variância e estudos correlacionais revelaram diferenças significativas entre as medidas empregadas e as variáveis demográficas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de sua contribuição para compreensão aprofundada dos padrões motivacionais dos estudantes e para a melhoria do ensino da disciplina Psicologia educacional em cursos de formação de professores.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572002000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.1 2002
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604205596672