Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100002 |
Resumo: | Estudo de natureza exploratória, investigou as orientações motivacionais e o envolvimento na disciplina Psicologia Educacional de 246 alunos de cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. Foram administradas a todos os participantes escalas de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca (Work Preference Inventory) e do esforço alegado na disciplina. Os participantes também responderam a um questionário referente aos dados demográficos e à intenção de atuar no ensino. Análises de variância e estudos correlacionais revelaram diferenças significativas entre as medidas empregadas e as variáveis demográficas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de sua contribuição para compreensão aprofundada dos padrões motivacionais dos estudantes e para a melhoria do ensino da disciplina Psicologia educacional em cursos de formação de professores. |
id |
ABRAPEE-1_8c308f58c46314c09bfcb674e8b3ccde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572002000100002 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantesMotivação e aprendizagemMotivação intrínsecaEstudo de natureza exploratória, investigou as orientações motivacionais e o envolvimento na disciplina Psicologia Educacional de 246 alunos de cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. Foram administradas a todos os participantes escalas de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca (Work Preference Inventory) e do esforço alegado na disciplina. Os participantes também responderam a um questionário referente aos dados demográficos e à intenção de atuar no ensino. Análises de variância e estudos correlacionais revelaram diferenças significativas entre as medidas empregadas e as variáveis demográficas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de sua contribuição para compreensão aprofundada dos padrões motivacionais dos estudantes e para a melhoria do ensino da disciplina Psicologia educacional em cursos de formação de professores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100002Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.1 2002reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572002000100002info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Sueli Édi RufiniBzuneck,José AloyseoSanches,Samuel Fabrepor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572002000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes |
title |
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes |
spellingShingle |
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes Guimarães,Sueli Édi Rufini Motivação e aprendizagem Motivação intrínseca |
title_short |
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes |
title_full |
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes |
title_fullStr |
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes |
title_sort |
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes |
author |
Guimarães,Sueli Édi Rufini |
author_facet |
Guimarães,Sueli Édi Rufini Bzuneck,José Aloyseo Sanches,Samuel Fabre |
author_role |
author |
author2 |
Bzuneck,José Aloyseo Sanches,Samuel Fabre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães,Sueli Édi Rufini Bzuneck,José Aloyseo Sanches,Samuel Fabre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação e aprendizagem Motivação intrínseca |
topic |
Motivação e aprendizagem Motivação intrínseca |
description |
Estudo de natureza exploratória, investigou as orientações motivacionais e o envolvimento na disciplina Psicologia Educacional de 246 alunos de cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. Foram administradas a todos os participantes escalas de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca (Work Preference Inventory) e do esforço alegado na disciplina. Os participantes também responderam a um questionário referente aos dados demográficos e à intenção de atuar no ensino. Análises de variância e estudos correlacionais revelaram diferenças significativas entre as medidas empregadas e as variáveis demográficas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de sua contribuição para compreensão aprofundada dos padrões motivacionais dos estudantes e para a melhoria do ensino da disciplina Psicologia educacional em cursos de formação de professores. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572002000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.1 2002 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604205596672 |