Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufini,Sueli Edi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bzuneck,José Aloyseo, Oliveira,Katya Luciane de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000100002
Resumo: O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um instrumento de avaliação da qualidade motivacional de estudantes do ensino fundamental, tendo por referência a Teoria da Autodeterminação. Inicialmente, com o propósito de obter dados para a elaboração de itens, foram entrevistadas 20 crianças acerca dos motivos alegados para irem à escola. Com base nessas informações e em itens disponíveis na literatura, chegou-se a uma versão preliminar da escala, composta de 30 itens e aplicada para um grupo de 30 crianças. Após os ajustes, responderam à versão final da escala 1.381 estudantes do ensino fundamental do estado do Paraná. A análise fatorial exploratória resultou na exclusão de 4 itens do instrumento, ficando um total de 25. Foram aceitáveis os índices de consistência interna para as dimensões avaliadas (desmotivação α=0,85, motivação extrínseca por regulação externa α=0,67, por regulação introjetada α=0,76, por regulação identificada α=0,88 e motivação intrínseca α=0,81). Novas investigações estão em andamento.
id USF-1_162dc70bb1c407c226e8820076e08a4e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712011000100002
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamentalMotivaçãoMotivação intrínsecaMotivação extrínsecaAutodeterminaçãoO objetivo deste estudo foi elaborar e validar um instrumento de avaliação da qualidade motivacional de estudantes do ensino fundamental, tendo por referência a Teoria da Autodeterminação. Inicialmente, com o propósito de obter dados para a elaboração de itens, foram entrevistadas 20 crianças acerca dos motivos alegados para irem à escola. Com base nessas informações e em itens disponíveis na literatura, chegou-se a uma versão preliminar da escala, composta de 30 itens e aplicada para um grupo de 30 crianças. Após os ajustes, responderam à versão final da escala 1.381 estudantes do ensino fundamental do estado do Paraná. A análise fatorial exploratória resultou na exclusão de 4 itens do instrumento, ficando um total de 25. Foram aceitáveis os índices de consistência interna para as dimensões avaliadas (desmotivação α=0,85, motivação extrínseca por regulação externa α=0,67, por regulação introjetada α=0,76, por regulação identificada α=0,88 e motivação intrínseca α=0,81). Novas investigações estão em andamento.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000100002Psico-USF v.16 n.1 2011reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712011000100002info:eu-repo/semantics/openAccessRufini,Sueli EdiBzuneck,José AloyseoOliveira,Katya Luciane depor2011-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712011000100002Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-08-25T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental
title Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental
spellingShingle Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental
Rufini,Sueli Edi
Motivação
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Autodeterminação
title_short Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental
title_full Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental
title_fullStr Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental
title_sort Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental
author Rufini,Sueli Edi
author_facet Rufini,Sueli Edi
Bzuneck,José Aloyseo
Oliveira,Katya Luciane de
author_role author
author2 Bzuneck,José Aloyseo
Oliveira,Katya Luciane de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufini,Sueli Edi
Bzuneck,José Aloyseo
Oliveira,Katya Luciane de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Autodeterminação
topic Motivação
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Autodeterminação
description O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um instrumento de avaliação da qualidade motivacional de estudantes do ensino fundamental, tendo por referência a Teoria da Autodeterminação. Inicialmente, com o propósito de obter dados para a elaboração de itens, foram entrevistadas 20 crianças acerca dos motivos alegados para irem à escola. Com base nessas informações e em itens disponíveis na literatura, chegou-se a uma versão preliminar da escala, composta de 30 itens e aplicada para um grupo de 30 crianças. Após os ajustes, responderam à versão final da escala 1.381 estudantes do ensino fundamental do estado do Paraná. A análise fatorial exploratória resultou na exclusão de 4 itens do instrumento, ficando um total de 25. Foram aceitáveis os índices de consistência interna para as dimensões avaliadas (desmotivação α=0,85, motivação extrínseca por regulação externa α=0,67, por regulação introjetada α=0,76, por regulação identificada α=0,88 e motivação intrínseca α=0,81). Novas investigações estão em andamento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712011000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.16 n.1 2011
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786872823808