Características psicométricas da Bateria Padrão do Universal Nonverbal Intelligence Test (UNIT): um estudo preliminar
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000200010 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo realizar a análise preliminar das características psicométricas da Bateria Padrão do Universal Nonverbal Intelligence Test (UNIT) numa amostra com 77 sujeitos. Os subtestes avaliaram as habilidades de atenção para detalhe, processamento seqüencial, mediação simbólica, formação de conceitos, integração viso-motora, pensamento abstrato, processamento holístico, capacidade de síntese, dentre outros. Como se trata de um teste não-verbal, a comunicação entre o aplicador e o avaliado foi feita a partir de gestos universais, e 100% dos participantes foram capazes de compreender as instruções. Uma análise de componentes principais indicou a presença de um componente (fator g) que explicou 90,01% da variância total do teste. O coeficiente de consistência interna (método das metades) é bastante satisfatório (0,99). Os dados obtidos, até o presente, mostram a viabilidade de aplicação deste teste, configurando-se numa alternativa para os testes intelectuais verbais conhecidos. |
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Características psicométricas da Bateria Padrão do Universal Nonverbal Intelligence Test (UNIT): um estudo preliminarUniversal Nonverbal Intelligence TestPsicometriaAvaliação psicológicaEste trabalho teve como objetivo realizar a análise preliminar das características psicométricas da Bateria Padrão do Universal Nonverbal Intelligence Test (UNIT) numa amostra com 77 sujeitos. Os subtestes avaliaram as habilidades de atenção para detalhe, processamento seqüencial, mediação simbólica, formação de conceitos, integração viso-motora, pensamento abstrato, processamento holístico, capacidade de síntese, dentre outros. Como se trata de um teste não-verbal, a comunicação entre o aplicador e o avaliado foi feita a partir de gestos universais, e 100% dos participantes foram capazes de compreender as instruções. Uma análise de componentes principais indicou a presença de um componente (fator g) que explicou 90,01% da variância total do teste. O coeficiente de consistência interna (método das metades) é bastante satisfatório (0,99). Os dados obtidos, até o presente, mostram a viabilidade de aplicação deste teste, configurando-se numa alternativa para os testes intelectuais verbais conhecidos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000200010Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.2 2006reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572006000200010info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Renata Ferrarez FernandesMoreira,Ana Paula GomesGuimarães,Claudiane AparecidaLopes,Ederaldo Josépor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572006000200010Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-10-14T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
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