Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300601 |
Resumo: | Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar concepções e práticas de psicólogos que atuam em políticas públicas de Educação Básica no estado de São Paulo. Foram entrevistados psicólogos de nove municípios paulistas cujas práticas encontram-se alinhadas com as principais discussões na área de Psicologia Escolar e Educacional referentes a uma atuação institucional e alicerçada na realidade social e cultural da escola. A atuação dos profissionais é analisada sob três eixos: a) história de constituição da modalidade de atendimento; b) práticas desenvolvidas e c) concepções que embasam esta atuação. De modo geral, constatam-se: a) grande diversidade de formas de contratação de psicólogos, demonstrando a necessidade de uma política nacional de inserção de psicólogos na rede pública de educação, b) concepções e práticas centradas em intervenções no processo de escolarização, na formação de professores e em críticas à medicalização da Educação. |
id |
ABRAPEE-1_924e78dae4ab55dd5dc0d74610fc43ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572016000300601 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticasAtuação do psicólogopesquisa qualitativaEducação Básica.Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar concepções e práticas de psicólogos que atuam em políticas públicas de Educação Básica no estado de São Paulo. Foram entrevistados psicólogos de nove municípios paulistas cujas práticas encontram-se alinhadas com as principais discussões na área de Psicologia Escolar e Educacional referentes a uma atuação institucional e alicerçada na realidade social e cultural da escola. A atuação dos profissionais é analisada sob três eixos: a) história de constituição da modalidade de atendimento; b) práticas desenvolvidas e c) concepções que embasam esta atuação. De modo geral, constatam-se: a) grande diversidade de formas de contratação de psicólogos, demonstrando a necessidade de uma política nacional de inserção de psicólogos na rede pública de educação, b) concepções e práticas centradas em intervenções no processo de escolarização, na formação de professores e em críticas à medicalização da Educação.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300601Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201502031058info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Marilene Proença Rebello deGomes,Aline Morais MizutaniChecchia,Ana Karina AmorimLara,Juliana Sano de AlmeidaRoman,Marcelo Dominguespor2017-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000300601Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-01-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas |
title |
Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas |
spellingShingle |
Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas Souza,Marilene Proença Rebello de Atuação do psicólogo pesquisa qualitativa Educação Básica. |
title_short |
Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas |
title_full |
Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas |
title_fullStr |
Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas |
title_full_unstemmed |
Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas |
title_sort |
Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas |
author |
Souza,Marilene Proença Rebello de |
author_facet |
Souza,Marilene Proença Rebello de Gomes,Aline Morais Mizutani Checchia,Ana Karina Amorim Lara,Juliana Sano de Almeida Roman,Marcelo Domingues |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Aline Morais Mizutani Checchia,Ana Karina Amorim Lara,Juliana Sano de Almeida Roman,Marcelo Domingues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Marilene Proença Rebello de Gomes,Aline Morais Mizutani Checchia,Ana Karina Amorim Lara,Juliana Sano de Almeida Roman,Marcelo Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação do psicólogo pesquisa qualitativa Educação Básica. |
topic |
Atuação do psicólogo pesquisa qualitativa Educação Básica. |
description |
Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar concepções e práticas de psicólogos que atuam em políticas públicas de Educação Básica no estado de São Paulo. Foram entrevistados psicólogos de nove municípios paulistas cujas práticas encontram-se alinhadas com as principais discussões na área de Psicologia Escolar e Educacional referentes a uma atuação institucional e alicerçada na realidade social e cultural da escola. A atuação dos profissionais é analisada sob três eixos: a) história de constituição da modalidade de atendimento; b) práticas desenvolvidas e c) concepções que embasam esta atuação. De modo geral, constatam-se: a) grande diversidade de formas de contratação de psicólogos, demonstrando a necessidade de uma política nacional de inserção de psicólogos na rede pública de educação, b) concepções e práticas centradas em intervenções no processo de escolarização, na formação de professores e em críticas à medicalização da Educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300601 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539201502031058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606516658176 |