A ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR EM UMA CIDADE DA ZONA DA MATA MINEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Lilian Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7270
Resumo: Em seus primórdios, a Psicologia Escolar esteve ancorada em um modelo clínico de atendimento ao escolar, fortemente marcado por uma prática psicodiagnóstica (com grande influência da psicometria), psicoterapêutica e reeducativa. As concepções de Psicologia Escolar, então vigentes, consideravam que a escola era um espaço de aprendizagem e a criança deveria a ela se adaptar. Assim, qualquer dificuldade relacionada à aprendizagem ou à (in)disciplina ao âmbito educacional deveria ter suas causas no desenvolvimento infantil, nas relações familiares e na origem de classe social. Em busca de conhecer como psicólogos têm incorporado os avanços teórico-práticos da área, vem sendo desenvolvida uma pesquisa qualitativa sobre a atuação do psicólogo na rede pública de Educação em sete estados brasileiros. O objetivo deste projeto foi identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, compreendendo em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional. O estudo se dividiu em três etapas: a) contato telefônico com Secretarias de Educação mapeando serviços de psicologia existentes; b) aplicação de questionário para conhecer práticas e concepções de psicólogos; c) entrevista com psicólogos. Este artigo é um recorte da pesquisa, baseado na análise de uma das entrevistas de uma psicóloga da zona da mata mineira. Buscamos, a partir das informações fornecidas por esta profissional, entender a organização e a estrutura do serviço, as modalidades de atuação e a fundamentação teórica que sustenta o seu trabalho. Verificamos que ainda há uma solicitação de que ela execute um trabalho clínico-individualizante, voltado para a criança. Em seu discurso, apresenta elementos de criticidade que se contrapõem a esta demanda, mas nem sempre consegue desvencilhar-se desta concepção em seu fazer na secretaria. Acreditamos ser extremamente relevante o papel da universidade na formação inicial e continuada dos psicólogos escolares, com a elaboração de estudos e pesquisas de excelência que sejam apreendidas, apropriadas e divulgadas tanto para os psicólogos como para todos aqueles envolvidos direta e indiretamente com a educação.
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