A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,Fabrício Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Facci,Marilda Gonçalves Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300503
Resumo: Resumo O Ensino Superior é um campo em que o psicólogo vem ganhando espaço para atuar, principalmente para minimizar o fracasso escolar. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e o posicionamento que este profissional assume diante do fracasso escolar, a partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Para compreender esse processo analisamos o quadro atual do Ensino Superior no Brasil, a inserção do psicólogo escolar neste nível de ensino e apresentaremos uma pesquisa realizada com 13 destes profissionais. Por fim, expomos algumas propostas de atuação: intervenção com alunos monitores; na recepção de calouros; com movimentos estudantis e na intervenção com gestores, coordenadores de curso e professores. Concluindo, compreendemos que a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior deve buscar a superação dos modelos tradicionalmente adotados pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do fracasso escolar, efetivando práticas que busquem a emancipação dos indivíduos.
id ABRAPEE-1_931efa8e0e97f34cd9555bd89c1ee0d2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000300503
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolarEnsino SuperiorPsicologia EscolarPsicologia Histórico-CulturalResumo O Ensino Superior é um campo em que o psicólogo vem ganhando espaço para atuar, principalmente para minimizar o fracasso escolar. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e o posicionamento que este profissional assume diante do fracasso escolar, a partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Para compreender esse processo analisamos o quadro atual do Ensino Superior no Brasil, a inserção do psicólogo escolar neste nível de ensino e apresentaremos uma pesquisa realizada com 13 destes profissionais. Por fim, expomos algumas propostas de atuação: intervenção com alunos monitores; na recepção de calouros; com movimentos estudantis e na intervenção com gestores, coordenadores de curso e professores. Concluindo, compreendemos que a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior deve buscar a superação dos modelos tradicionalmente adotados pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do fracasso escolar, efetivando práticas que busquem a emancipação dos indivíduos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300503Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201502031036info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,Fabrício Rodrigues deFacci,Marilda Gonçalves Diaspor2017-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000300503Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-01-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
title A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
spellingShingle A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
Moura,Fabrício Rodrigues de
Ensino Superior
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
title_short A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
title_full A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
title_fullStr A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
title_full_unstemmed A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
title_sort A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
author Moura,Fabrício Rodrigues de
author_facet Moura,Fabrício Rodrigues de
Facci,Marilda Gonçalves Dias
author_role author
author2 Facci,Marilda Gonçalves Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura,Fabrício Rodrigues de
Facci,Marilda Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
topic Ensino Superior
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
description Resumo O Ensino Superior é um campo em que o psicólogo vem ganhando espaço para atuar, principalmente para minimizar o fracasso escolar. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e o posicionamento que este profissional assume diante do fracasso escolar, a partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Para compreender esse processo analisamos o quadro atual do Ensino Superior no Brasil, a inserção do psicólogo escolar neste nível de ensino e apresentaremos uma pesquisa realizada com 13 destes profissionais. Por fim, expomos algumas propostas de atuação: intervenção com alunos monitores; na recepção de calouros; com movimentos estudantis e na intervenção com gestores, coordenadores de curso e professores. Concluindo, compreendemos que a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior deve buscar a superação dos modelos tradicionalmente adotados pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do fracasso escolar, efetivando práticas que busquem a emancipação dos indivíduos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300503
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539201502031036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606501978112