A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zavadski,Kelly Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Facci,Marilda Gonçalves Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642012000400004
Resumo: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre aspectos que envolvem a atuação do psicólogo no âmbito do Ensino Superior, partindo dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Destacamos a possibilidade de atuação do psicólogo escolar na formação de professores nesse nível de ensino, vislumbrando a sua contribuição para que o docente possa entender acerca da relação desenvolvimento e aprendizagem de adultos, com ênfase na formação dos conceitos. Apresentamos também os resultados de entrevistas realizadas com 20 professores de uma IES, em 2009, que buscaram analisar a compreensão dos mesmos sobre a relação desenvolvimento e aprendizagem e trabalho do psicólogo escolar. Concluindo, consideramos que a proposta de uma intervenção da Psicologia na formação de professores pode contribuir para que os docentes compreendam o quanto o desenvolvimento psicológico é ilimitado e como a atividade pedagógica, na transmissão e apropriação dos conhecimentos, pode levar o aluno a um maior desenvolvimento da sua capacidade intelectual.
id USP-26_32f89238e66707e384ac5e787ee216ec
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642012000400004
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professoresAtuação do psicólogo escolarEnsino SuperiorFormação de professoresPsicologia Histórico-CulturalEste artigo tem como objetivo discorrer sobre aspectos que envolvem a atuação do psicólogo no âmbito do Ensino Superior, partindo dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Destacamos a possibilidade de atuação do psicólogo escolar na formação de professores nesse nível de ensino, vislumbrando a sua contribuição para que o docente possa entender acerca da relação desenvolvimento e aprendizagem de adultos, com ênfase na formação dos conceitos. Apresentamos também os resultados de entrevistas realizadas com 20 professores de uma IES, em 2009, que buscaram analisar a compreensão dos mesmos sobre a relação desenvolvimento e aprendizagem e trabalho do psicólogo escolar. Concluindo, consideramos que a proposta de uma intervenção da Psicologia na formação de professores pode contribuir para que os docentes compreendam o quanto o desenvolvimento psicológico é ilimitado e como a atividade pedagógica, na transmissão e apropriação dos conhecimentos, pode levar o aluno a um maior desenvolvimento da sua capacidade intelectual.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642012000400004Psicologia USP v.23 n.4 2012reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642012000400004info:eu-repo/semantics/openAccessZavadski,Kelly CristinaFacci,Marilda Gonçalves Diaspor2013-01-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642012000400004Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2013-01-17T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores
title A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores
spellingShingle A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores
Zavadski,Kelly Cristina
Atuação do psicólogo escolar
Ensino Superior
Formação de professores
Psicologia Histórico-Cultural
title_short A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores
title_full A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores
title_fullStr A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores
title_full_unstemmed A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores
title_sort A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores
author Zavadski,Kelly Cristina
author_facet Zavadski,Kelly Cristina
Facci,Marilda Gonçalves Dias
author_role author
author2 Facci,Marilda Gonçalves Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zavadski,Kelly Cristina
Facci,Marilda Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação do psicólogo escolar
Ensino Superior
Formação de professores
Psicologia Histórico-Cultural
topic Atuação do psicólogo escolar
Ensino Superior
Formação de professores
Psicologia Histórico-Cultural
description Este artigo tem como objetivo discorrer sobre aspectos que envolvem a atuação do psicólogo no âmbito do Ensino Superior, partindo dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Destacamos a possibilidade de atuação do psicólogo escolar na formação de professores nesse nível de ensino, vislumbrando a sua contribuição para que o docente possa entender acerca da relação desenvolvimento e aprendizagem de adultos, com ênfase na formação dos conceitos. Apresentamos também os resultados de entrevistas realizadas com 20 professores de uma IES, em 2009, que buscaram analisar a compreensão dos mesmos sobre a relação desenvolvimento e aprendizagem e trabalho do psicólogo escolar. Concluindo, consideramos que a proposta de uma intervenção da Psicologia na formação de professores pode contribuir para que os docentes compreendam o quanto o desenvolvimento psicológico é ilimitado e como a atividade pedagógica, na transmissão e apropriação dos conhecimentos, pode levar o aluno a um maior desenvolvimento da sua capacidade intelectual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642012000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642012000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642012000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.23 n.4 2012
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707811573760