Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Patricia Maria Costa Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Emmerick,Thamires de Abreu, Vicente,Aline Lacerda, Soares,Adriana Benevides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100010
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na tarefa de compreensão textual. Participaram da pesquisa 126 alunos, de ambos os sexos, matriculados em uma escola pública do Rio de Janeiro. Para a realização da pesquisa, foram utilizados dois instrumentos de compreensão de texto nos quais as crianças deveriam realizar a leitura do texto e em seguida responder a questões a ele relacionadas. Observou-se que os alunos do 5º ano tiveram um desempenho melhor do que os alunos do 4° ano em todos os níveis de compreensão de texto nos dois instrumentos. Diante dos resultados obtidos, pode-se dizer que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental apresentam características de compreendedores de texto mais habilidosos que os alunos do 4º ano. Percebe-se a importância de ser trabalhada a leitura de diversos tipos de texto, no âmbito escolar, desde a Educação Infantil e ressalta-se ainda a relevância do ensino de estratégias necessárias para uma compreensão textual proficiente.
id ABRAPEE-1_947012956977ad130b3e917906fceab1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572012000100010
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino FundamentalCompreensão da leituraensino fundamentalrendimento escolarO presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na tarefa de compreensão textual. Participaram da pesquisa 126 alunos, de ambos os sexos, matriculados em uma escola pública do Rio de Janeiro. Para a realização da pesquisa, foram utilizados dois instrumentos de compreensão de texto nos quais as crianças deveriam realizar a leitura do texto e em seguida responder a questões a ele relacionadas. Observou-se que os alunos do 5º ano tiveram um desempenho melhor do que os alunos do 4° ano em todos os níveis de compreensão de texto nos dois instrumentos. Diante dos resultados obtidos, pode-se dizer que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental apresentam características de compreendedores de texto mais habilidosos que os alunos do 4º ano. Percebe-se a importância de ser trabalhada a leitura de diversos tipos de texto, no âmbito escolar, desde a Educação Infantil e ressalta-se ainda a relevância do ensino de estratégias necessárias para uma compreensão textual proficiente.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100010Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572012000100010info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Patricia Maria Costa SantosEmmerick,Thamires de AbreuVicente,Aline LacerdaSoares,Adriana Benevidespor2012-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572012000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2012-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
title Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
spellingShingle Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Guimarães,Patricia Maria Costa Santos
Compreensão da leitura
ensino fundamental
rendimento escolar
title_short Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
title_full Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
title_fullStr Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
title_sort Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
author Guimarães,Patricia Maria Costa Santos
author_facet Guimarães,Patricia Maria Costa Santos
Emmerick,Thamires de Abreu
Vicente,Aline Lacerda
Soares,Adriana Benevides
author_role author
author2 Emmerick,Thamires de Abreu
Vicente,Aline Lacerda
Soares,Adriana Benevides
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães,Patricia Maria Costa Santos
Emmerick,Thamires de Abreu
Vicente,Aline Lacerda
Soares,Adriana Benevides
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão da leitura
ensino fundamental
rendimento escolar
topic Compreensão da leitura
ensino fundamental
rendimento escolar
description O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na tarefa de compreensão textual. Participaram da pesquisa 126 alunos, de ambos os sexos, matriculados em uma escola pública do Rio de Janeiro. Para a realização da pesquisa, foram utilizados dois instrumentos de compreensão de texto nos quais as crianças deveriam realizar a leitura do texto e em seguida responder a questões a ele relacionadas. Observou-se que os alunos do 5º ano tiveram um desempenho melhor do que os alunos do 4° ano em todos os níveis de compreensão de texto nos dois instrumentos. Diante dos resultados obtidos, pode-se dizer que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental apresentam características de compreendedores de texto mais habilidosos que os alunos do 4º ano. Percebe-se a importância de ser trabalhada a leitura de diversos tipos de texto, no âmbito escolar, desde a Educação Infantil e ressalta-se ainda a relevância do ensino de estratégias necessárias para uma compreensão textual proficiente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572012000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605650534400