Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100009 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo investigar a adequação da técnica de Cloze para a avaliação e o desenvolvimento da compreensão em leitura. A primeira etapa foi realizada com 314 alunos de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental e os resultados indicaram que o instrumento apresentava parâmetros psicométricos adequados. Na etapa seguinte, foram realizados dois programas de intervenção, o primeiro envolvendo 85 e o segundo 73 alunos de 3ª e 4ªs séries separados em grupos experimentais (GE) e de controle (GC), que responderam aos testes de Cloze validados, como pré e pós-testes. Os grupos experimentais participaram de sessões, nas quais foram apresentadas variações da técnica de Cloze, visando incrementar a compreensão da leitura. As análises indicaram superioridade do GE sobre o GC na situação de pós-teste apenas no segundo programa de intervenção. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com o intuito de testar a possibilidade de generalização dos resultados. |
id |
USF-1_038590967c87fb8279143827a4aaf87c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712010000100009 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamentalTeste de ClozeCompreensão de leituraEnsino fundamentalLeituraO trabalho teve como objetivo investigar a adequação da técnica de Cloze para a avaliação e o desenvolvimento da compreensão em leitura. A primeira etapa foi realizada com 314 alunos de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental e os resultados indicaram que o instrumento apresentava parâmetros psicométricos adequados. Na etapa seguinte, foram realizados dois programas de intervenção, o primeiro envolvendo 85 e o segundo 73 alunos de 3ª e 4ªs séries separados em grupos experimentais (GE) e de controle (GC), que responderam aos testes de Cloze validados, como pré e pós-testes. Os grupos experimentais participaram de sessões, nas quais foram apresentadas variações da técnica de Cloze, visando incrementar a compreensão da leitura. As análises indicaram superioridade do GE sobre o GC na situação de pós-teste apenas no segundo programa de intervenção. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com o intuito de testar a possibilidade de generalização dos resultados.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100009Psico-USF v.15 n.1 2010reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712010000100009info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Acácia Aparecida Angeli dosOliveira,Evelin Zago depor2010-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712010000100009Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2010-07-08T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental |
title |
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental |
spellingShingle |
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Teste de Cloze Compreensão de leitura Ensino fundamental Leitura |
title_short |
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental |
title_full |
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental |
title_fullStr |
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental |
title_sort |
Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental |
author |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author_facet |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Oliveira,Evelin Zago de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Evelin Zago de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Oliveira,Evelin Zago de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teste de Cloze Compreensão de leitura Ensino fundamental Leitura |
topic |
Teste de Cloze Compreensão de leitura Ensino fundamental Leitura |
description |
O trabalho teve como objetivo investigar a adequação da técnica de Cloze para a avaliação e o desenvolvimento da compreensão em leitura. A primeira etapa foi realizada com 314 alunos de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental e os resultados indicaram que o instrumento apresentava parâmetros psicométricos adequados. Na etapa seguinte, foram realizados dois programas de intervenção, o primeiro envolvendo 85 e o segundo 73 alunos de 3ª e 4ªs séries separados em grupos experimentais (GE) e de controle (GC), que responderam aos testes de Cloze validados, como pré e pós-testes. Os grupos experimentais participaram de sessões, nas quais foram apresentadas variações da técnica de Cloze, visando incrementar a compreensão da leitura. As análises indicaram superioridade do GE sobre o GC na situação de pós-teste apenas no segundo programa de intervenção. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com o intuito de testar a possibilidade de generalização dos resultados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712010000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.15 n.1 2010 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786827735040 |