Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bardagi,Marúcia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Lassance,Maria Célia Pacheco, Paradiso,Ângela Carina, Menezes,Ioneide Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100007
Resumo: A partir da carência de estudos avaliando as necessidades dos formandos no país, esta pesquisa investigou a satisfação com a escolha profissional e as expectativas quanto à entrada no mundo do trabalho em 340 formandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os alunos, de ambos os sexos (M= 25 anos; DP= 5,35), responderam a um questionário de 18 itens elaborado para o estudo. A maioria (53,1%) relatou estar satisfeita com a própria escolha profissional. O descontentamento com o mercado de trabalho foi um fator importante para a insatisfação com a escolha, enquanto a identificação pessoal mostrou-se relacionada à satisfação. A maioria dos participantes relatou interesse por orientação profissional, tendo enfatizado a instrumentalização para a procura de emprego. Estes resultados demonstram a insegurança dos alunos quanto ao início da atividade profissional e a necessidade de intervenções específicas na área vocacional para o público universitário, focalizando a transição universidade-trabalho.
id ABRAPEE-1_95138d98129c15a592dea5ec9fa7ccb3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572006000100007
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandosMercado de trabalhoUniversidadeOrientação profissionalA partir da carência de estudos avaliando as necessidades dos formandos no país, esta pesquisa investigou a satisfação com a escolha profissional e as expectativas quanto à entrada no mundo do trabalho em 340 formandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os alunos, de ambos os sexos (M= 25 anos; DP= 5,35), responderam a um questionário de 18 itens elaborado para o estudo. A maioria (53,1%) relatou estar satisfeita com a própria escolha profissional. O descontentamento com o mercado de trabalho foi um fator importante para a insatisfação com a escolha, enquanto a identificação pessoal mostrou-se relacionada à satisfação. A maioria dos participantes relatou interesse por orientação profissional, tendo enfatizado a instrumentalização para a procura de emprego. Estes resultados demonstram a insegurança dos alunos quanto ao início da atividade profissional e a necessidade de intervenções específicas na área vocacional para o público universitário, focalizando a transição universidade-trabalho.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100007Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572006000100007info:eu-repo/semantics/openAccessBardagi,MarúciaLassance,Maria Célia PachecoParadiso,Ângela CarinaMenezes,Ioneide Almeida depor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572006000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-10-14T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos
title Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos
spellingShingle Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos
Bardagi,Marúcia
Mercado de trabalho
Universidade
Orientação profissional
title_short Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos
title_full Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos
title_fullStr Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos
title_full_unstemmed Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos
title_sort Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos
author Bardagi,Marúcia
author_facet Bardagi,Marúcia
Lassance,Maria Célia Pacheco
Paradiso,Ângela Carina
Menezes,Ioneide Almeida de
author_role author
author2 Lassance,Maria Célia Pacheco
Paradiso,Ângela Carina
Menezes,Ioneide Almeida de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bardagi,Marúcia
Lassance,Maria Célia Pacheco
Paradiso,Ângela Carina
Menezes,Ioneide Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de trabalho
Universidade
Orientação profissional
topic Mercado de trabalho
Universidade
Orientação profissional
description A partir da carência de estudos avaliando as necessidades dos formandos no país, esta pesquisa investigou a satisfação com a escolha profissional e as expectativas quanto à entrada no mundo do trabalho em 340 formandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os alunos, de ambos os sexos (M= 25 anos; DP= 5,35), responderam a um questionário de 18 itens elaborado para o estudo. A maioria (53,1%) relatou estar satisfeita com a própria escolha profissional. O descontentamento com o mercado de trabalho foi um fator importante para a insatisfação com a escolha, enquanto a identificação pessoal mostrou-se relacionada à satisfação. A maioria dos participantes relatou interesse por orientação profissional, tendo enfatizado a instrumentalização para a procura de emprego. Estes resultados demonstram a insegurança dos alunos quanto ao início da atividade profissional e a necessidade de intervenções específicas na área vocacional para o público universitário, focalizando a transição universidade-trabalho.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572006000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604631318528