Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100007 |
Resumo: | A partir da carência de estudos avaliando as necessidades dos formandos no país, esta pesquisa investigou a satisfação com a escolha profissional e as expectativas quanto à entrada no mundo do trabalho em 340 formandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os alunos, de ambos os sexos (M= 25 anos; DP= 5,35), responderam a um questionário de 18 itens elaborado para o estudo. A maioria (53,1%) relatou estar satisfeita com a própria escolha profissional. O descontentamento com o mercado de trabalho foi um fator importante para a insatisfação com a escolha, enquanto a identificação pessoal mostrou-se relacionada à satisfação. A maioria dos participantes relatou interesse por orientação profissional, tendo enfatizado a instrumentalização para a procura de emprego. Estes resultados demonstram a insegurança dos alunos quanto ao início da atividade profissional e a necessidade de intervenções específicas na área vocacional para o público universitário, focalizando a transição universidade-trabalho. |
id |
ABRAPEE-1_95138d98129c15a592dea5ec9fa7ccb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572006000100007 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandosMercado de trabalhoUniversidadeOrientação profissionalA partir da carência de estudos avaliando as necessidades dos formandos no país, esta pesquisa investigou a satisfação com a escolha profissional e as expectativas quanto à entrada no mundo do trabalho em 340 formandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os alunos, de ambos os sexos (M= 25 anos; DP= 5,35), responderam a um questionário de 18 itens elaborado para o estudo. A maioria (53,1%) relatou estar satisfeita com a própria escolha profissional. O descontentamento com o mercado de trabalho foi um fator importante para a insatisfação com a escolha, enquanto a identificação pessoal mostrou-se relacionada à satisfação. A maioria dos participantes relatou interesse por orientação profissional, tendo enfatizado a instrumentalização para a procura de emprego. Estes resultados demonstram a insegurança dos alunos quanto ao início da atividade profissional e a necessidade de intervenções específicas na área vocacional para o público universitário, focalizando a transição universidade-trabalho.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100007Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572006000100007info:eu-repo/semantics/openAccessBardagi,MarúciaLassance,Maria Célia PachecoParadiso,Ângela CarinaMenezes,Ioneide Almeida depor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572006000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-10-14T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos |
title |
Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos |
spellingShingle |
Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos Bardagi,Marúcia Mercado de trabalho Universidade Orientação profissional |
title_short |
Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos |
title_full |
Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos |
title_fullStr |
Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos |
title_full_unstemmed |
Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos |
title_sort |
Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos |
author |
Bardagi,Marúcia |
author_facet |
Bardagi,Marúcia Lassance,Maria Célia Pacheco Paradiso,Ângela Carina Menezes,Ioneide Almeida de |
author_role |
author |
author2 |
Lassance,Maria Célia Pacheco Paradiso,Ângela Carina Menezes,Ioneide Almeida de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bardagi,Marúcia Lassance,Maria Célia Pacheco Paradiso,Ângela Carina Menezes,Ioneide Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de trabalho Universidade Orientação profissional |
topic |
Mercado de trabalho Universidade Orientação profissional |
description |
A partir da carência de estudos avaliando as necessidades dos formandos no país, esta pesquisa investigou a satisfação com a escolha profissional e as expectativas quanto à entrada no mundo do trabalho em 340 formandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os alunos, de ambos os sexos (M= 25 anos; DP= 5,35), responderam a um questionário de 18 itens elaborado para o estudo. A maioria (53,1%) relatou estar satisfeita com a própria escolha profissional. O descontentamento com o mercado de trabalho foi um fator importante para a insatisfação com a escolha, enquanto a identificação pessoal mostrou-se relacionada à satisfação. A maioria dos participantes relatou interesse por orientação profissional, tendo enfatizado a instrumentalização para a procura de emprego. Estes resultados demonstram a insegurança dos alunos quanto ao início da atividade profissional e a necessidade de intervenções específicas na área vocacional para o público universitário, focalizando a transição universidade-trabalho. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572006000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604631318528 |