Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100022 |
Resumo: | A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa. |
id |
USP-24_06c9e2d2bbb8948ed11a436950aee774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342012000100022 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagemEnfermagemMercado de trabalhoEducação em enfermagemPrática profissionalA trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100022Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.1 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000100022info:eu-repo/semantics/openAccessColenci,RaquelBerti,Heloísa Weypor2012-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000100022Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-03-20T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem Colenci,Raquel Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional |
title_short |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_full |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
title_sort |
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem |
author |
Colenci,Raquel |
author_facet |
Colenci,Raquel Berti,Heloísa Wey |
author_role |
author |
author2 |
Berti,Heloísa Wey |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colenci,Raquel Berti,Heloísa Wey |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional |
topic |
Enfermagem Mercado de trabalho Educação em enfermagem Prática profissional |
description |
A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100022 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000100022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.1 2012 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936535234838528 |