Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto,Carla
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barros,Sílvia, Coelho,Vera, Cadima,Joana, Pinto,Ana Isabel, Pessanha,Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300427
Resumo: Resumo O presente estudo analisa a relação entre a implementação de práticas de transição do contexto familiar para a creche e o bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro de mês de frequência neste contexto extrafamiliar. Foram recolhidos dados, antes e após a entrada do bebê na creche, junto das mães e das educadoras de 90 bebês.Os resultados indicaram que o número de práticas de transição reportadas pelas educadoras se revela positivamente associado ao bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro mês de frequência da creche. Estes resultados recomendam a implementação de um conjunto diversificado de práticas de transição, antes e após a entrada na creche, no sentido de facilitar a adaptação dos bebês ao novo contexto desenvolvimental.
id ABRAPEE-1_95c7a8d098e1bcdb0b2f6705187b9b25
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572017000300427
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em PortugalCrechebebêsbem-estar da criançaResumo O presente estudo analisa a relação entre a implementação de práticas de transição do contexto familiar para a creche e o bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro de mês de frequência neste contexto extrafamiliar. Foram recolhidos dados, antes e após a entrada do bebê na creche, junto das mães e das educadoras de 90 bebês.Os resultados indicaram que o número de práticas de transição reportadas pelas educadoras se revela positivamente associado ao bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro mês de frequência da creche. Estes resultados recomendam a implementação de um conjunto diversificado de práticas de transição, antes e após a entrada na creche, no sentido de facilitar a adaptação dos bebês ao novo contexto desenvolvimental.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300427Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392017021311168info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,CarlaBarros,SílviaCoelho,VeraCadima,JoanaPinto,Ana IsabelPessanha,Manuelapor2017-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000300427Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal
title Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal
spellingShingle Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal
Peixoto,Carla
Creche
bebês
bem-estar da criança
title_short Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal
title_full Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal
title_fullStr Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal
title_full_unstemmed Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal
title_sort Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal
author Peixoto,Carla
author_facet Peixoto,Carla
Barros,Sílvia
Coelho,Vera
Cadima,Joana
Pinto,Ana Isabel
Pessanha,Manuela
author_role author
author2 Barros,Sílvia
Coelho,Vera
Cadima,Joana
Pinto,Ana Isabel
Pessanha,Manuela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto,Carla
Barros,Sílvia
Coelho,Vera
Cadima,Joana
Pinto,Ana Isabel
Pessanha,Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
bebês
bem-estar da criança
topic Creche
bebês
bem-estar da criança
description Resumo O presente estudo analisa a relação entre a implementação de práticas de transição do contexto familiar para a creche e o bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro de mês de frequência neste contexto extrafamiliar. Foram recolhidos dados, antes e após a entrada do bebê na creche, junto das mães e das educadoras de 90 bebês.Os resultados indicaram que o número de práticas de transição reportadas pelas educadoras se revela positivamente associado ao bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro mês de frequência da creche. Estes resultados recomendam a implementação de um conjunto diversificado de práticas de transição, antes e após a entrada na creche, no sentido de facilitar a adaptação dos bebês ao novo contexto desenvolvimental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300427
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392017021311168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606573281280