Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sara Barros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12273
Resumo: A qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a efeitos positivos na aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar da criança. Neste artigo, apresenta-se uma proposta de avaliação dessa qualidade em que o bem-estar e envolvimento da criança são reconhecidos como processos catalisadores, ao serviço da formação e investigação. O estudo centra-se na formação de profissionais orientada para a melhoria das práticas, com base na experimentação refletida de referenciais pedagógicos específicos para a creche. Os resultados revelam efeitos positivos do processo formativo na observação e interpretação das experiências das crianças e na monitorização das práticas, bem como um aumento dos níveis de bem-estar e envolvimento das crianças. Estas evidências são relevantes considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de atendimento à primeira infância.
id RCAP_e99f27dc8cbb3ad0924838b579d4936c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12273
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centraisAvaliação da qualidadeCrecheBem-estar e envolvimento da criançaFormação profissionalA qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a efeitos positivos na aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar da criança. Neste artigo, apresenta-se uma proposta de avaliação dessa qualidade em que o bem-estar e envolvimento da criança são reconhecidos como processos catalisadores, ao serviço da formação e investigação. O estudo centra-se na formação de profissionais orientada para a melhoria das práticas, com base na experimentação refletida de referenciais pedagógicos específicos para a creche. Os resultados revelam efeitos positivos do processo formativo na observação e interpretação das experiências das crianças e na monitorização das práticas, bem como um aumento dos níveis de bem-estar e envolvimento das crianças. Estas evidências são relevantes considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de atendimento à primeira infância.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, Sara Barros2018-11-26T10:09:03Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12273por10.14572/nuances.v25i3.3143info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:40.299152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais
title Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais
spellingShingle Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais
Araújo, Sara Barros
Avaliação da qualidade
Creche
Bem-estar e envolvimento da criança
Formação profissional
title_short Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais
title_full Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais
title_fullStr Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais
title_sort Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais
author Araújo, Sara Barros
author_facet Araújo, Sara Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Sara Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da qualidade
Creche
Bem-estar e envolvimento da criança
Formação profissional
topic Avaliação da qualidade
Creche
Bem-estar e envolvimento da criança
Formação profissional
description A qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a efeitos positivos na aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar da criança. Neste artigo, apresenta-se uma proposta de avaliação dessa qualidade em que o bem-estar e envolvimento da criança são reconhecidos como processos catalisadores, ao serviço da formação e investigação. O estudo centra-se na formação de profissionais orientada para a melhoria das práticas, com base na experimentação refletida de referenciais pedagógicos específicos para a creche. Os resultados revelam efeitos positivos do processo formativo na observação e interpretação das experiências das crianças e na monitorização das práticas, bem como um aumento dos níveis de bem-estar e envolvimento das crianças. Estas evidências são relevantes considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de atendimento à primeira infância.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2018-11-26T10:09:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12273
url http://hdl.handle.net/10400.22/12273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.14572/nuances.v25i3.3143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552720483057664