Avaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12273 |
Resumo: | A qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a efeitos positivos na aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar da criança. Neste artigo, apresenta-se uma proposta de avaliação dessa qualidade em que o bem-estar e envolvimento da criança são reconhecidos como processos catalisadores, ao serviço da formação e investigação. O estudo centra-se na formação de profissionais orientada para a melhoria das práticas, com base na experimentação refletida de referenciais pedagógicos específicos para a creche. Os resultados revelam efeitos positivos do processo formativo na observação e interpretação das experiências das crianças e na monitorização das práticas, bem como um aumento dos níveis de bem-estar e envolvimento das crianças. Estas evidências são relevantes considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de atendimento à primeira infância. |
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