Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres,Silvana Goulart
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Naves,Renata Magalhães, Borges,Fabrícia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151
Resumo: Resumo O presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos.
id ABRAPEE-1_96df126fb894327524976f038028536a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000100151
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de históriasHistóriasimaginaçãocriançasResumo O presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018013877info:eu-repo/semantics/openAccessPeres,Silvana GoulartNaves,Renata MagalhãesBorges,Fabrícia Teixeirapor2018-09-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000100151Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
title Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
spellingShingle Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
Peres,Silvana Goulart
Histórias
imaginação
crianças
title_short Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
title_full Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
title_fullStr Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
title_full_unstemmed Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
title_sort Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
author Peres,Silvana Goulart
author_facet Peres,Silvana Goulart
Naves,Renata Magalhães
Borges,Fabrícia Teixeira
author_role author
author2 Naves,Renata Magalhães
Borges,Fabrícia Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres,Silvana Goulart
Naves,Renata Magalhães
Borges,Fabrícia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias
imaginação
crianças
topic Histórias
imaginação
crianças
description Resumo O presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018013877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606924554240