Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33533 http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877 |
Resumo: | O presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos. |
id |
UNB_82447f2e0dd95b297dfb91743f77d5e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33533 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de históriasSymbolic resources and imagination in the context of storytellingRecursos simbólicos e imaginación en el contexto de la narración de historiasContação de históriasImaginaçãoCriançasO presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos.This article aims to analyze storytelling and the interaction between teacher and children with emphasis on the use of symbolic resources - and, therefore, the expansion of the imagination through the theoretical contribution of Historical-Cultural Psychology. The qualitative research used, for the construction of the data, observations, and videotaping of episodes of storytelling in a school library of Early Childhood Education. Subsequently, microanalysis of interactive episodes has performed. The participants of the research were 18 children between 4 and 5 years old and 1 teacher of school library of Early Childhood Education. Storytelling, interactively, enhanced the use of symbolic resources when participants made references to their everyday experiences permeated by affectivity - which, consequently, triggered the expansion of imaginative processes.En el presente artículo se tiene como propuesta analizar la narración de historias y la interacción entre profesora y niños con énfasis en la utilización de los recursos simbólicos - y, por lo tanto, la expansión de la imaginación por intermedio del aporte teórico de la Psicología Histórico-Cultural. La investigación, de cuño cualitativo, utilizó, para la construcción de los datos, observaciones y vídeo grabación de episodios de narración de historias en una biblioteca escolar de la Educación Infantil. Posteriormente, se realizaron microanálisis de episodios interactivos. Los participantes de la investigación fueron 18 niños entre 4 y 5 años y 1 profesora de biblioteca escolar de la Educación Infantil. La narración de historias, realizada de forma interactiva, potencializó el uso de recursos simbólicos cuando los participantes hicieron referencias a sus experiencias cotidianas permeadas por afectividad - lo que, consecuentemente, desencadenó la expansión de los procesos imaginativos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-02T13:53:20Z2019-01-02T13:53:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPERES, Silvana Goulart; NAVES, Renata Magalhães; BORGES, Fabrícia Teixeira. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 1, p. 151-161, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33533http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877License information: This is an open-access article distributed under the terms of the License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited.info:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Silvana GoulartNaves, Renata MagalhãesBorges, Fabrícia Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/33533Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias Symbolic resources and imagination in the context of storytelling Recursos simbólicos e imaginación en el contexto de la narración de historias |
title |
Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias |
spellingShingle |
Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias Peres, Silvana Goulart Contação de histórias Imaginação Crianças |
title_short |
Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias |
title_full |
Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias |
title_fullStr |
Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias |
title_full_unstemmed |
Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias |
title_sort |
Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias |
author |
Peres, Silvana Goulart |
author_facet |
Peres, Silvana Goulart Naves, Renata Magalhães Borges, Fabrícia Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Naves, Renata Magalhães Borges, Fabrícia Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Silvana Goulart Naves, Renata Magalhães Borges, Fabrícia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contação de histórias Imaginação Crianças |
topic |
Contação de histórias Imaginação Crianças |
description |
O presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:53:20Z 2019-01-02T13:53:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PERES, Silvana Goulart; NAVES, Renata Magalhães; BORGES, Fabrícia Teixeira. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 1, p. 151-161, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33533 http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877 |
identifier_str_mv |
PERES, Silvana Goulart; NAVES, Renata Magalhães; BORGES, Fabrícia Teixeira. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 1, p. 151-161, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33533 http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508214112223232 |