Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Silvana Goulart
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Naves, Renata Magalhães, Borges, Fabrícia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33533
http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877
Resumo: O presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos.
id UNB_82447f2e0dd95b297dfb91743f77d5e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33533
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de históriasSymbolic resources and imagination in the context of storytellingRecursos simbólicos e imaginación en el contexto de la narración de historiasContação de históriasImaginaçãoCriançasO presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos.This article aims to analyze storytelling and the interaction between teacher and children with emphasis on the use of symbolic resources - and, therefore, the expansion of the imagination through the theoretical contribution of Historical-Cultural Psychology. The qualitative research used, for the construction of the data, observations, and videotaping of episodes of storytelling in a school library of Early Childhood Education. Subsequently, microanalysis of interactive episodes has performed. The participants of the research were 18 children between 4 and 5 years old and 1 teacher of school library of Early Childhood Education. Storytelling, interactively, enhanced the use of symbolic resources when participants made references to their everyday experiences permeated by affectivity - which, consequently, triggered the expansion of imaginative processes.En el presente artículo se tiene como propuesta analizar la narración de historias y la interacción entre profesora y niños con énfasis en la utilización de los recursos simbólicos - y, por lo tanto, la expansión de la imaginación por intermedio del aporte teórico de la Psicología Histórico-Cultural. La investigación, de cuño cualitativo, utilizó, para la construcción de los datos, observaciones y vídeo grabación de episodios de narración de historias en una biblioteca escolar de la Educación Infantil. Posteriormente, se realizaron microanálisis de episodios interactivos. Los participantes de la investigación fueron 18 niños entre 4 y 5 años y 1 profesora de biblioteca escolar de la Educación Infantil. La narración de historias, realizada de forma interactiva, potencializó el uso de recursos simbólicos cuando los participantes hicieron referencias a sus experiencias cotidianas permeadas por afectividad - lo que, consecuentemente, desencadenó la expansión de los procesos imaginativos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-02T13:53:20Z2019-01-02T13:53:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPERES, Silvana Goulart; NAVES, Renata Magalhães; BORGES, Fabrícia Teixeira. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 1, p. 151-161, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33533http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877License information: This is an open-access article distributed under the terms of the License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited.info:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Silvana GoulartNaves, Renata MagalhãesBorges, Fabrícia Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/33533Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
Symbolic resources and imagination in the context of storytelling
Recursos simbólicos e imaginación en el contexto de la narración de historias
title Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
spellingShingle Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
Peres, Silvana Goulart
Contação de histórias
Imaginação
Crianças
title_short Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
title_full Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
title_fullStr Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
title_full_unstemmed Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
title_sort Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias
author Peres, Silvana Goulart
author_facet Peres, Silvana Goulart
Naves, Renata Magalhães
Borges, Fabrícia Teixeira
author_role author
author2 Naves, Renata Magalhães
Borges, Fabrícia Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Silvana Goulart
Naves, Renata Magalhães
Borges, Fabrícia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de histórias
Imaginação
Crianças
topic Contação de histórias
Imaginação
Crianças
description O presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:53:20Z
2019-01-02T13:53:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PERES, Silvana Goulart; NAVES, Renata Magalhães; BORGES, Fabrícia Teixeira. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 1, p. 151-161, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33533
http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877
identifier_str_mv PERES, Silvana Goulart; NAVES, Renata Magalhães; BORGES, Fabrícia Teixeira. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 1, p. 151-161, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33533
http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508214112223232