TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100329 |
Resumo: | RESUMO A transição escolar no Ensino Fundamental interessa a pesquisadores do desenvolvimento, que buscam identificar seus efeitos no ajustamento escolar, intra e interpessoal dos alunos. Com o objetivo de mapear a produção científica acerca das repercussões da transição escolar dos anos iniciais para finais do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes, realizou-se revisão integrativa da literatura, desde 2013 a junho de 2018, nos bancos de dados SciELO, PsycINFO, ERIC e Science Direct. Mediante critérios de inclusão e exclusão foram incorporados e analisados na perspectiva de proteção/risco ao desenvolvimento 30 artigos. A maioria dos estudos investigou fatores de proteção/risco conjuntamente, com predominância de fatores protetivos contextuais. Os desfechos positivos se sobressaíram na transição para os anos finais do Ensino Fundamental. A perspectiva de risco/proteção se mostrou pertinente para integração dos resultados, evidenciando que a transição escolar é um fenômeno dinâmico e multifacetado. |
id |
ABRAPEE-1_9e9f8c33a993ef1f899155c0199c0688 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572021000100329 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAtransição escolarrevisão integrativafatores de risco/proteçãoRESUMO A transição escolar no Ensino Fundamental interessa a pesquisadores do desenvolvimento, que buscam identificar seus efeitos no ajustamento escolar, intra e interpessoal dos alunos. Com o objetivo de mapear a produção científica acerca das repercussões da transição escolar dos anos iniciais para finais do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes, realizou-se revisão integrativa da literatura, desde 2013 a junho de 2018, nos bancos de dados SciELO, PsycINFO, ERIC e Science Direct. Mediante critérios de inclusão e exclusão foram incorporados e analisados na perspectiva de proteção/risco ao desenvolvimento 30 artigos. A maioria dos estudos investigou fatores de proteção/risco conjuntamente, com predominância de fatores protetivos contextuais. Os desfechos positivos se sobressaíram na transição para os anos finais do Ensino Fundamental. A perspectiva de risco/proteção se mostrou pertinente para integração dos resultados, evidenciando que a transição escolar é um fenômeno dinâmico e multifacetado.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100329Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021225301info:eu-repo/semantics/openAccessCassoni,CynthiaPenna-de-Carvalho,AlineLeme,Vanessa Barbosa RomeraMarturano,Edna MariaFontaine,Anne Mariepor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100329Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-01T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title |
TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
spellingShingle |
TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA Cassoni,Cynthia transição escolar revisão integrativa fatores de risco/proteção |
title_short |
TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title_full |
TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title_fullStr |
TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title_sort |
TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
author |
Cassoni,Cynthia |
author_facet |
Cassoni,Cynthia Penna-de-Carvalho,Aline Leme,Vanessa Barbosa Romera Marturano,Edna Maria Fontaine,Anne Marie |
author_role |
author |
author2 |
Penna-de-Carvalho,Aline Leme,Vanessa Barbosa Romera Marturano,Edna Maria Fontaine,Anne Marie |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassoni,Cynthia Penna-de-Carvalho,Aline Leme,Vanessa Barbosa Romera Marturano,Edna Maria Fontaine,Anne Marie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transição escolar revisão integrativa fatores de risco/proteção |
topic |
transição escolar revisão integrativa fatores de risco/proteção |
description |
RESUMO A transição escolar no Ensino Fundamental interessa a pesquisadores do desenvolvimento, que buscam identificar seus efeitos no ajustamento escolar, intra e interpessoal dos alunos. Com o objetivo de mapear a produção científica acerca das repercussões da transição escolar dos anos iniciais para finais do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes, realizou-se revisão integrativa da literatura, desde 2013 a junho de 2018, nos bancos de dados SciELO, PsycINFO, ERIC e Science Direct. Mediante critérios de inclusão e exclusão foram incorporados e analisados na perspectiva de proteção/risco ao desenvolvimento 30 artigos. A maioria dos estudos investigou fatores de proteção/risco conjuntamente, com predominância de fatores protetivos contextuais. Os desfechos positivos se sobressaíram na transição para os anos finais do Ensino Fundamental. A perspectiva de risco/proteção se mostrou pertinente para integração dos resultados, evidenciando que a transição escolar é um fenômeno dinâmico e multifacetado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100329 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392021225301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607705743360 |