TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassoni,Cynthia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Penna-de-Carvalho,Aline, Leme,Vanessa Barbosa Romera, Marturano,Edna Maria, Fontaine,Anne Marie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100329
Resumo: RESUMO A transição escolar no Ensino Fundamental interessa a pesquisadores do desenvolvimento, que buscam identificar seus efeitos no ajustamento escolar, intra e interpessoal dos alunos. Com o objetivo de mapear a produção científica acerca das repercussões da transição escolar dos anos iniciais para finais do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes, realizou-se revisão integrativa da literatura, desde 2013 a junho de 2018, nos bancos de dados SciELO, PsycINFO, ERIC e Science Direct. Mediante critérios de inclusão e exclusão foram incorporados e analisados na perspectiva de proteção/risco ao desenvolvimento 30 artigos. A maioria dos estudos investigou fatores de proteção/risco conjuntamente, com predominância de fatores protetivos contextuais. Os desfechos positivos se sobressaíram na transição para os anos finais do Ensino Fundamental. A perspectiva de risco/proteção se mostrou pertinente para integração dos resultados, evidenciando que a transição escolar é um fenômeno dinâmico e multifacetado.
id ABRAPEE-1_9e9f8c33a993ef1f899155c0199c0688
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572021000100329
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAtransição escolarrevisão integrativafatores de risco/proteçãoRESUMO A transição escolar no Ensino Fundamental interessa a pesquisadores do desenvolvimento, que buscam identificar seus efeitos no ajustamento escolar, intra e interpessoal dos alunos. Com o objetivo de mapear a produção científica acerca das repercussões da transição escolar dos anos iniciais para finais do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes, realizou-se revisão integrativa da literatura, desde 2013 a junho de 2018, nos bancos de dados SciELO, PsycINFO, ERIC e Science Direct. Mediante critérios de inclusão e exclusão foram incorporados e analisados na perspectiva de proteção/risco ao desenvolvimento 30 artigos. A maioria dos estudos investigou fatores de proteção/risco conjuntamente, com predominância de fatores protetivos contextuais. Os desfechos positivos se sobressaíram na transição para os anos finais do Ensino Fundamental. A perspectiva de risco/proteção se mostrou pertinente para integração dos resultados, evidenciando que a transição escolar é um fenômeno dinâmico e multifacetado.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100329Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021225301info:eu-repo/semantics/openAccessCassoni,CynthiaPenna-de-Carvalho,AlineLeme,Vanessa Barbosa RomeraMarturano,Edna MariaFontaine,Anne Mariepor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100329Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-01T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
spellingShingle TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Cassoni,Cynthia
transição escolar
revisão integrativa
fatores de risco/proteção
title_short TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_full TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_fullStr TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_full_unstemmed TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_sort TRANSIÇÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
author Cassoni,Cynthia
author_facet Cassoni,Cynthia
Penna-de-Carvalho,Aline
Leme,Vanessa Barbosa Romera
Marturano,Edna Maria
Fontaine,Anne Marie
author_role author
author2 Penna-de-Carvalho,Aline
Leme,Vanessa Barbosa Romera
Marturano,Edna Maria
Fontaine,Anne Marie
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassoni,Cynthia
Penna-de-Carvalho,Aline
Leme,Vanessa Barbosa Romera
Marturano,Edna Maria
Fontaine,Anne Marie
dc.subject.por.fl_str_mv transição escolar
revisão integrativa
fatores de risco/proteção
topic transição escolar
revisão integrativa
fatores de risco/proteção
description RESUMO A transição escolar no Ensino Fundamental interessa a pesquisadores do desenvolvimento, que buscam identificar seus efeitos no ajustamento escolar, intra e interpessoal dos alunos. Com o objetivo de mapear a produção científica acerca das repercussões da transição escolar dos anos iniciais para finais do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes, realizou-se revisão integrativa da literatura, desde 2013 a junho de 2018, nos bancos de dados SciELO, PsycINFO, ERIC e Science Direct. Mediante critérios de inclusão e exclusão foram incorporados e analisados na perspectiva de proteção/risco ao desenvolvimento 30 artigos. A maioria dos estudos investigou fatores de proteção/risco conjuntamente, com predominância de fatores protetivos contextuais. Os desfechos positivos se sobressaíram na transição para os anos finais do Ensino Fundamental. A perspectiva de risco/proteção se mostrou pertinente para integração dos resultados, evidenciando que a transição escolar é um fenômeno dinâmico e multifacetado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100329
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021225301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607705743360