Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Postai, Débora
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mengue, Barbara Vier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo discutir a atuação do coordenador pedagógico na transição escolar, especificamente entre as etapas do Ensino Fundamental da Educação Básica. O artigo buscou esclarecer os conceitos de transição escolar, bem como o de coordenação pedagógica e as atribuições deste profissional. Sendo o coordenador pedagógico um agente de formação na escola, foi discutida sua atuação na formação continuada dos professores e a habilidade necessária do diálogo na gestão. Concluiu-se a necessidade da ação do coordenador pedagógico em relação à organização e planejamento de ações para realizar a transição escolar dos jovens com acolhimento. Foram apresentadas sugestões resultantes dos grupos de estudo realizados na pesquisa.
id IVOTI-1_c86473866d23370e80545d9905ca5815
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/296
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? Gestão escolarTransição escolarEnsino FundamentalAnos IniciaisAnos FinaisEssa pesquisa tem como objetivo discutir a atuação do coordenador pedagógico na transição escolar, especificamente entre as etapas do Ensino Fundamental da Educação Básica. O artigo buscou esclarecer os conceitos de transição escolar, bem como o de coordenação pedagógica e as atribuições deste profissional. Sendo o coordenador pedagógico um agente de formação na escola, foi discutida sua atuação na formação continuada dos professores e a habilidade necessária do diálogo na gestão. Concluiu-se a necessidade da ação do coordenador pedagógico em relação à organização e planejamento de ações para realizar a transição escolar dos jovens com acolhimento. Foram apresentadas sugestões resultantes dos grupos de estudo realizados na pesquisa.Faculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/29610.55602/2rq14665Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 60-782525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296/398Copyright (c) 2024 Débora Postai, Barbara Vier Menguehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPostai, DéboraMengue, Barbara Vier2024-07-03T21:57:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/296Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-03T21:57:02Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
title Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
spellingShingle Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Postai, Débora
Gestão escolar
Transição escolar
Ensino Fundamental
Anos Iniciais
Anos Finais
title_short Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
title_full Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
title_fullStr Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
title_full_unstemmed Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
title_sort Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
author Postai, Débora
author_facet Postai, Débora
Mengue, Barbara Vier
author_role author
author2 Mengue, Barbara Vier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Postai, Débora
Mengue, Barbara Vier
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Transição escolar
Ensino Fundamental
Anos Iniciais
Anos Finais
topic Gestão escolar
Transição escolar
Ensino Fundamental
Anos Iniciais
Anos Finais
description Essa pesquisa tem como objetivo discutir a atuação do coordenador pedagógico na transição escolar, especificamente entre as etapas do Ensino Fundamental da Educação Básica. O artigo buscou esclarecer os conceitos de transição escolar, bem como o de coordenação pedagógica e as atribuições deste profissional. Sendo o coordenador pedagógico um agente de formação na escola, foi discutida sua atuação na formação continuada dos professores e a habilidade necessária do diálogo na gestão. Concluiu-se a necessidade da ação do coordenador pedagógico em relação à organização e planejamento de ações para realizar a transição escolar dos jovens com acolhimento. Foram apresentadas sugestões resultantes dos grupos de estudo realizados na pesquisa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296
10.55602/2rq14665
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296
identifier_str_mv 10.55602/2rq14665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296/398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Débora Postai, Barbara Vier Mengue
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Débora Postai, Barbara Vier Mengue
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 60-78
2525-5754
2318-5252
10.55602/5ad45e62
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359635324928