Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo discutir a atuação do coordenador pedagógico na transição escolar, especificamente entre as etapas do Ensino Fundamental da Educação Básica. O artigo buscou esclarecer os conceitos de transição escolar, bem como o de coordenação pedagógica e as atribuições deste profissional. Sendo o coordenador pedagógico um agente de formação na escola, foi discutida sua atuação na formação continuada dos professores e a habilidade necessária do diálogo na gestão. Concluiu-se a necessidade da ação do coordenador pedagógico em relação à organização e planejamento de ações para realizar a transição escolar dos jovens com acolhimento. Foram apresentadas sugestões resultantes dos grupos de estudo realizados na pesquisa. |
id |
IVOTI-1_c86473866d23370e80545d9905ca5815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/296 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? Gestão escolarTransição escolarEnsino FundamentalAnos IniciaisAnos FinaisEssa pesquisa tem como objetivo discutir a atuação do coordenador pedagógico na transição escolar, especificamente entre as etapas do Ensino Fundamental da Educação Básica. O artigo buscou esclarecer os conceitos de transição escolar, bem como o de coordenação pedagógica e as atribuições deste profissional. Sendo o coordenador pedagógico um agente de formação na escola, foi discutida sua atuação na formação continuada dos professores e a habilidade necessária do diálogo na gestão. Concluiu-se a necessidade da ação do coordenador pedagógico em relação à organização e planejamento de ações para realizar a transição escolar dos jovens com acolhimento. Foram apresentadas sugestões resultantes dos grupos de estudo realizados na pesquisa.Faculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/29610.55602/2rq14665Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 60-782525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296/398Copyright (c) 2024 Débora Postai, Barbara Vier Menguehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPostai, DéboraMengue, Barbara Vier2024-07-03T21:57:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/296Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-03T21:57:02Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? |
title |
Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? |
spellingShingle |
Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? Postai, Débora Gestão escolar Transição escolar Ensino Fundamental Anos Iniciais Anos Finais |
title_short |
Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? |
title_full |
Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? |
title_fullStr |
Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? |
title_full_unstemmed |
Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? |
title_sort |
Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? |
author |
Postai, Débora |
author_facet |
Postai, Débora Mengue, Barbara Vier |
author_role |
author |
author2 |
Mengue, Barbara Vier |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Postai, Débora Mengue, Barbara Vier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Transição escolar Ensino Fundamental Anos Iniciais Anos Finais |
topic |
Gestão escolar Transição escolar Ensino Fundamental Anos Iniciais Anos Finais |
description |
Essa pesquisa tem como objetivo discutir a atuação do coordenador pedagógico na transição escolar, especificamente entre as etapas do Ensino Fundamental da Educação Básica. O artigo buscou esclarecer os conceitos de transição escolar, bem como o de coordenação pedagógica e as atribuições deste profissional. Sendo o coordenador pedagógico um agente de formação na escola, foi discutida sua atuação na formação continuada dos professores e a habilidade necessária do diálogo na gestão. Concluiu-se a necessidade da ação do coordenador pedagógico em relação à organização e planejamento de ações para realizar a transição escolar dos jovens com acolhimento. Foram apresentadas sugestões resultantes dos grupos de estudo realizados na pesquisa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296 10.55602/2rq14665 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296 |
identifier_str_mv |
10.55602/2rq14665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296/398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Débora Postai, Barbara Vier Mengue https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Débora Postai, Barbara Vier Mengue https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 60-78 2525-5754 2318-5252 10.55602/5ad45e62 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359635324928 |