Cyberbullying e comunicação de teor homofóbico na adolescência: estudo exploratório das suas relações
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100331 |
Resumo: | Resumo Na sequência de anteriores tentativas de integrar o bullying e a homofobia na adolescência, a presente investigação visou estender o estudo ao cyberbullying e abordar o fenómeno no contexto Português. Assim, foi pedido a 688 estudantes da Universidade do Porto que recordassem as suas experiências de cyberbullying e de Comunicação de Teor Homofóbico (CTH) durante a adolescência. Os resultados revelaram que 67% da amostra foram alvo e 34% agente de pelo menos uma ocorrência de cyberbullying. Foram ainda identificadas 44 vítimas frequentes e 10 perpetradores/as frequentes. A CTH é frequente (45%) particularmente com amigos/as (34%), mas também com desconhecidos/as (23%). Confirmando as nossas hipóteses, foram encontradas correlações significativas entre as frequências de comportamentos de cyberbullying e de CTH, como vítima ou como perpetrador. Os resultados sugerem, pois, que há a necessidade, ao nível da intervenção no bullying e cyberbullying adolescente, de confrontar diretamente a sua componente homofóbica. |
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Cyberbullying e comunicação de teor homofóbico na adolescência: estudo exploratório das suas relaçõesCyberbullyinghomofobiaadolescênciaResumo Na sequência de anteriores tentativas de integrar o bullying e a homofobia na adolescência, a presente investigação visou estender o estudo ao cyberbullying e abordar o fenómeno no contexto Português. Assim, foi pedido a 688 estudantes da Universidade do Porto que recordassem as suas experiências de cyberbullying e de Comunicação de Teor Homofóbico (CTH) durante a adolescência. Os resultados revelaram que 67% da amostra foram alvo e 34% agente de pelo menos uma ocorrência de cyberbullying. Foram ainda identificadas 44 vítimas frequentes e 10 perpetradores/as frequentes. A CTH é frequente (45%) particularmente com amigos/as (34%), mas também com desconhecidos/as (23%). Confirmando as nossas hipóteses, foram encontradas correlações significativas entre as frequências de comportamentos de cyberbullying e de CTH, como vítima ou como perpetrador. Os resultados sugerem, pois, que há a necessidade, ao nível da intervenção no bullying e cyberbullying adolescente, de confrontar diretamente a sua componente homofóbica.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100331Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019015825info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,MarianaCameira,MiguelRodrigues,LilianaNogueira,Conceiçãopor2019-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100331Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-12-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
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