Cyberbullying e comunicação de teor homofóbico na adolescência: estudo exploratório das suas relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães,Mariana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cameira,Miguel, Rodrigues,Liliana, Nogueira,Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100331
Resumo: Resumo Na sequência de anteriores tentativas de integrar o bullying e a homofobia na adolescência, a presente investigação visou estender o estudo ao cyberbullying e abordar o fenómeno no contexto Português. Assim, foi pedido a 688 estudantes da Universidade do Porto que recordassem as suas experiências de cyberbullying e de Comunicação de Teor Homofóbico (CTH) durante a adolescência. Os resultados revelaram que 67% da amostra foram alvo e 34% agente de pelo menos uma ocorrência de cyberbullying. Foram ainda identificadas 44 vítimas frequentes e 10 perpetradores/as frequentes. A CTH é frequente (45%) particularmente com amigos/as (34%), mas também com desconhecidos/as (23%). Confirmando as nossas hipóteses, foram encontradas correlações significativas entre as frequências de comportamentos de cyberbullying e de CTH, como vítima ou como perpetrador. Os resultados sugerem, pois, que há a necessidade, ao nível da intervenção no bullying e cyberbullying adolescente, de confrontar diretamente a sua componente homofóbica.
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