Comportamentos de Cyberbullying na Adolesc?ncia: frequ?ncia, caracteriza??o e sua rela??o com a compara??o social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/897 |
Resumo: | Objetivos. O presente trabalho tem como objetivo central apresentar uma preval?ncia de comportamentos de cyberbullying na adolesc?ncia (na perspetiva de vitima e na perspetiva de agressor), evidenciando a natureza desses comportamentos e a poss?vel influ?ncia do g?nero. Paralelamente analisa a sobreposi??o destes comportamentos, atrav?s da distin??o das categorias s? v?timas, s? agressores e v?timas e agressores. Procura tamb?m explorar a rela??o entre os comportamentos de cyberbulling e o ranking social avaliado atrav?s da compara??o com os pares. M?todo. Foi utilizada uma amostra de 450 adolescentes (220 rapazes e 230 raparigas) com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M = 14,38; DP = 1,75) a frequentar o ensino b?sico e secund?rio (M = 8,87; DP = 1,61) em escolas p?blicas. Para avalia??o dos comportamentos de cyberbulling foram utilizadas as vers?es portuguesas do Cyberbulling Questionnaire (CBQ; Calvete, Orue, Est?vez, Villard?n, & Padilla, 2009) e do Cuestionario de Cyberbullying-Victimizaci?n (CBQ-V; Est?vez, Villard?n, Calvete, Padilla, & Orue, 2010). A vers?o portuguesa Adolescent Social Comparison Scale ? Revised (ASCS-R; Irons & Gilbert., 2005) permitiu avaliar a compara??o social com os pares. Resultados. Os dados evidenciaram uma preval?ncia de 17% no caso de comportamentos de cyberbulling por agress?o, sendo o comportamento mais frequente o de manter lutas e discuss?es online, usando insultos, mediante mensagens eletr?nicas (18%). Os rapazes apresentam valores significativamente mais elevados de comportamentos agressivos por cyberbulling que as raparigas. No que toca aos comportamentos de vitimiza??o por cyberbulling, verificou-se que o tipo de agress?o sofrida com maior frequ?ncia refere-se ao receber amea?as ou mensagens insultuosas por telem?vel (14,9%). N?o se verificaram diferen?as significativas entre rapazes e raparigas no que respeita aos comportamentos de vitimiza??o. A idade n?o se mostrou associada aos comportamentos de cyberbulling. Os dados evidenciaram ainda uma sobreposi??o entre a execu??o e a vitimiza??o de comportamentos de cyberbullying, sendo a categoria de ?v?timas e agressores? a que inclui um maior n?mero de adolescentes (22% da nossa amostra), comparativamente ao grupo de ?V?timas? (11,3%) e de ?Agressores? (6,4%). A compara??o social com os pares n?o se mostrou associada aos comportamentos de cyberbulling. Conclus?o. Necessidade de aprofundar estes resultados recorrendo a outros instrumentos de avalia??o que permitam um conhecimento mais aprofundado deste fen?meno. Tendo em conta os dados obtidos no presente estudo e as consequ?ncias negativas deste tipo de comportamento sobre o bem-estar dos adolescentes, torna-se importante o desenvolvimento de programas de interven??o que visem diminuir a sua frequ?ncia e o seu impacto nefasto sobre os adolescentes e a comunidade em geral. / Objectives: This paper aims to provide a central prevalence of cyberbullying behaviors in adolescence (from the perspective of the victim and perpetrator perspective), showing the nature of these behaviors and the possible influence of gender. Parallel analyzes the overlap of these behaviors, by distinguishing the categories: only victims, only perpetrators and victims and perpetrators. It also seeks to explore the relationship between cyberbullying behaviors and social ranking evaluated through comparison with peers. Method: A sample of 450 adolescents (220 boys and 230 girls) aged between 12 and 18 years (M = 14.38, SD = 1.75) attending primary and secondary education (M = 8.87, SD = 1.61) in public schools. To evaluate the behavior of cyberbullying were used Portuguese versions of the Cyberbulling Questionnaire (CBQ; Calvete, Orue, Est?vez, Villard?n, & Padilla, 2009) and the Cuestionario Cyberbullying-Victimizaci?n (CBQ-V; Est?vez, Villard?n, Calvete, Padilla, & Orue, 2010). A Portuguese versions of the Adolescent Social Comparison Scale - Revised (ASCS -R; Irons & Gilbert, 2005) allowed to evaluate the social comparison with peers: Results: A total of 17% of the sample reported cyber bullying behaviors. The most frequent behavior was to keep fighting and online discussions, using insults through electronic messages (18 %). The frequency of aggressive cyber bullying was higher among the boys than girls. As regards the behavior of victimization by cyber bullying, it was found that the type of attack suffered most often refers to receive threatening or insulting messages by phone (14.9%). There were no significant differences between boys and girls in relation to victimization behaviors. Age was not associated with cyber bullying behaviors. The data also showed an overlap between implementation and victimization behaviors of cyber bullying, and the category of "victims and perpetrators" that includes a larger number of adolescents (22 % of our sample), compared to the group of "Victims" (11,3%) and "aggressors" (6.4%). Perpetrating and experiencing cyber bullying behaviors were not associated with peers social comparison. Conclusion: This results needs further development using other assessment tools that allow a deeper understanding of cyber bulling phenomena. Taking into account the data of this study and the negative effects of such behavior on adolescents' well-being, it is important for developing intervention programs for reducing the frequency of cyber bulling and its adverse effects on teens and in the community in general. |
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Comportamentos de Cyberbullying na Adolesc?ncia: frequ?ncia, caracteriza??o e sua rela??o com a compara??o socialCyberbullying - CyberbullyingAdolesc?ncia - AdolescenceCompara??o social - Social comparisonObjetivos. O presente trabalho tem como objetivo central apresentar uma preval?ncia de comportamentos de cyberbullying na adolesc?ncia (na perspetiva de vitima e na perspetiva de agressor), evidenciando a natureza desses comportamentos e a poss?vel influ?ncia do g?nero. Paralelamente analisa a sobreposi??o destes comportamentos, atrav?s da distin??o das categorias s? v?timas, s? agressores e v?timas e agressores. Procura tamb?m explorar a rela??o entre os comportamentos de cyberbulling e o ranking social avaliado atrav?s da compara??o com os pares. M?todo. Foi utilizada uma amostra de 450 adolescentes (220 rapazes e 230 raparigas) com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M = 14,38; DP = 1,75) a frequentar o ensino b?sico e secund?rio (M = 8,87; DP = 1,61) em escolas p?blicas. Para avalia??o dos comportamentos de cyberbulling foram utilizadas as vers?es portuguesas do Cyberbulling Questionnaire (CBQ; Calvete, Orue, Est?vez, Villard?n, & Padilla, 2009) e do Cuestionario de Cyberbullying-Victimizaci?n (CBQ-V; Est?vez, Villard?n, Calvete, Padilla, & Orue, 2010). A vers?o portuguesa Adolescent Social Comparison Scale ? Revised (ASCS-R; Irons & Gilbert., 2005) permitiu avaliar a compara??o social com os pares. Resultados. Os dados evidenciaram uma preval?ncia de 17% no caso de comportamentos de cyberbulling por agress?o, sendo o comportamento mais frequente o de manter lutas e discuss?es online, usando insultos, mediante mensagens eletr?nicas (18%). 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Necessidade de aprofundar estes resultados recorrendo a outros instrumentos de avalia??o que permitam um conhecimento mais aprofundado deste fen?meno. Tendo em conta os dados obtidos no presente estudo e as consequ?ncias negativas deste tipo de comportamento sobre o bem-estar dos adolescentes, torna-se importante o desenvolvimento de programas de interven??o que visem diminuir a sua frequ?ncia e o seu impacto nefasto sobre os adolescentes e a comunidade em geral. / Objectives: This paper aims to provide a central prevalence of cyberbullying behaviors in adolescence (from the perspective of the victim and perpetrator perspective), showing the nature of these behaviors and the possible influence of gender. Parallel analyzes the overlap of these behaviors, by distinguishing the categories: only victims, only perpetrators and victims and perpetrators. It also seeks to explore the relationship between cyberbullying behaviors and social ranking evaluated through comparison with peers. Method: A sample of 450 adolescents (220 boys and 230 girls) aged between 12 and 18 years (M = 14.38, SD = 1.75) attending primary and secondary education (M = 8.87, SD = 1.61) in public schools. To evaluate the behavior of cyberbullying were used Portuguese versions of the Cyberbulling Questionnaire (CBQ; Calvete, Orue, Est?vez, Villard?n, & Padilla, 2009) and the Cuestionario Cyberbullying-Victimizaci?n (CBQ-V; Est?vez, Villard?n, Calvete, Padilla, & Orue, 2010). A Portuguese versions of the Adolescent Social Comparison Scale - Revised (ASCS -R; Irons & Gilbert, 2005) allowed to evaluate the social comparison with peers: Results: A total of 17% of the sample reported cyber bullying behaviors. The most frequent behavior was to keep fighting and online discussions, using insults through electronic messages (18 %). The frequency of aggressive cyber bullying was higher among the boys than girls. 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Tendo em conta os dados obtidos no presente estudo e as consequ?ncias negativas deste tipo de comportamento sobre o bem-estar dos adolescentes, torna-se importante o desenvolvimento de programas de interven??o que visem diminuir a sua frequ?ncia e o seu impacto nefasto sobre os adolescentes e a comunidade em geral. / Objectives: This paper aims to provide a central prevalence of cyberbullying behaviors in adolescence (from the perspective of the victim and perpetrator perspective), showing the nature of these behaviors and the possible influence of gender. Parallel analyzes the overlap of these behaviors, by distinguishing the categories: only victims, only perpetrators and victims and perpetrators. It also seeks to explore the relationship between cyberbullying behaviors and social ranking evaluated through comparison with peers. 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