A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavêz,Fernanda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200271
Resumo: Resumo:Este artigo busca circunscrever a escola na contemporaneidade a partir de uma análise crítica do bullying. O objetivo é desdobrar esse fenômeno em quatro eixos principais, investigados por meio de uma revisão bibliográfica: a crise da autoridade docente, o discurso de vitimização, a judicialização da vida e o apelo aos especialistas, dentre os quais o profissional de Psicologia. Conclui-se que a escola constitui um espaço-tempo que produz subjetividades e, como tal, apresenta poderes e resistências, em um movimento sempre pendular que ora adere aos discursos hegemônicos - como o que versa sobre bullying - ora é capaz de a estes resistir.
id ABRAPEE-1_a3a0a0e71df0f4322b89cb1eec95617a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000200271
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullyingEscolasContemporaneidadeBullyingResumo:Este artigo busca circunscrever a escola na contemporaneidade a partir de uma análise crítica do bullying. O objetivo é desdobrar esse fenômeno em quatro eixos principais, investigados por meio de uma revisão bibliográfica: a crise da autoridade docente, o discurso de vitimização, a judicialização da vida e o apelo aos especialistas, dentre os quais o profissional de Psicologia. Conclui-se que a escola constitui um espaço-tempo que produz subjetividades e, como tal, apresenta poderes e resistências, em um movimento sempre pendular que ora adere aos discursos hegemônicos - como o que versa sobre bullying - ora é capaz de a estes resistir.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200271Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0192832info:eu-repo/semantics/openAccessCanavêz,Fernandapor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000200271Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-28T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying
title A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying
spellingShingle A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying
Canavêz,Fernanda
Escolas
Contemporaneidade
Bullying
title_short A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying
title_full A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying
title_fullStr A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying
title_full_unstemmed A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying
title_sort A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying
author Canavêz,Fernanda
author_facet Canavêz,Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavêz,Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Contemporaneidade
Bullying
topic Escolas
Contemporaneidade
Bullying
description Resumo:Este artigo busca circunscrever a escola na contemporaneidade a partir de uma análise crítica do bullying. O objetivo é desdobrar esse fenômeno em quatro eixos principais, investigados por meio de uma revisão bibliográfica: a crise da autoridade docente, o discurso de vitimização, a judicialização da vida e o apelo aos especialistas, dentre os quais o profissional de Psicologia. Conclui-se que a escola constitui um espaço-tempo que produz subjetividades e, como tal, apresenta poderes e resistências, em um movimento sempre pendular que ora adere aos discursos hegemônicos - como o que versa sobre bullying - ora é capaz de a estes resistir.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200271
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0192832
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606143365120