Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KRUTLI, Julia Esther Vogt
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54834
Resumo: O bullying é um ato que corresponde à prática de violência física e/ou psicológica que tem efeitos preocupantes na vítima que pode fazer com que uma criança ou adolescente tenha crises de ansiedade, baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi articular a importância do psicólogo na redução dos efeitos psicológicos causados pelo bullying no ambiente escolar, contribuindo de forma teórica para os estudos sobre o assunto, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Periódicos Capes, Pepsic, Conselho federal de psicologia. De modo específico, este trabalho buscou discorrer o trabalho da psicologia dentro do âmbito escolar, entender os efeitos psicológicos provocados pelo bullying na escola e, descrever a importância do psicólogo quando o bullying é identificado. O estudo se fundamentou em pesquisas bibliográficas visando discorrer sobre a temática do bullying. Concluiu-se que o psicólogo contribui acerca do bullying, pois, trabalhará para promover a saúde das vítimas de bullying agindo de diversas formas, estabelecendo modos de intervenção dentro de parâmetros éticos.
id Krot_cf24168f2f8aefbadf7e372153092c8e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54834
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Compreensões acerca do bullying no ambiente escolarBullyingBullying no ambiente escolarO bullying é um ato que corresponde à prática de violência física e/ou psicológica que tem efeitos preocupantes na vítima que pode fazer com que uma criança ou adolescente tenha crises de ansiedade, baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi articular a importância do psicólogo na redução dos efeitos psicológicos causados pelo bullying no ambiente escolar, contribuindo de forma teórica para os estudos sobre o assunto, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Periódicos Capes, Pepsic, Conselho federal de psicologia. De modo específico, este trabalho buscou discorrer o trabalho da psicologia dentro do âmbito escolar, entender os efeitos psicológicos provocados pelo bullying na escola e, descrever a importância do psicólogo quando o bullying é identificado. O estudo se fundamentou em pesquisas bibliográficas visando discorrer sobre a temática do bullying. Concluiu-se que o psicólogo contribui acerca do bullying, pois, trabalhará para promover a saúde das vítimas de bullying agindo de diversas formas, estabelecendo modos de intervenção dentro de parâmetros éticos.2023-05-24T14:27:31Z2023-05-24T14:27:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54834KRUTLI, Julia Esther Vogtporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-24T14:27:31Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54834Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-24T14:27:31falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-24T14:27:31Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar
title Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar
spellingShingle Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar
KRUTLI, Julia Esther Vogt
Bullying
Bullying no ambiente escolar
title_short Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar
title_full Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar
title_fullStr Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar
title_full_unstemmed Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar
title_sort Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar
author KRUTLI, Julia Esther Vogt
author_facet KRUTLI, Julia Esther Vogt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KRUTLI, Julia Esther Vogt
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Bullying no ambiente escolar
topic Bullying
Bullying no ambiente escolar
description O bullying é um ato que corresponde à prática de violência física e/ou psicológica que tem efeitos preocupantes na vítima que pode fazer com que uma criança ou adolescente tenha crises de ansiedade, baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi articular a importância do psicólogo na redução dos efeitos psicológicos causados pelo bullying no ambiente escolar, contribuindo de forma teórica para os estudos sobre o assunto, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Periódicos Capes, Pepsic, Conselho federal de psicologia. De modo específico, este trabalho buscou discorrer o trabalho da psicologia dentro do âmbito escolar, entender os efeitos psicológicos provocados pelo bullying na escola e, descrever a importância do psicólogo quando o bullying é identificado. O estudo se fundamentou em pesquisas bibliográficas visando discorrer sobre a temática do bullying. Concluiu-se que o psicólogo contribui acerca do bullying, pois, trabalhará para promover a saúde das vítimas de bullying agindo de diversas formas, estabelecendo modos de intervenção dentro de parâmetros éticos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-24T14:27:31Z
2023-05-24T14:27:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54834
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672951475666944