Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54834 |
Resumo: | O bullying é um ato que corresponde à prática de violência física e/ou psicológica que tem efeitos preocupantes na vítima que pode fazer com que uma criança ou adolescente tenha crises de ansiedade, baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi articular a importância do psicólogo na redução dos efeitos psicológicos causados pelo bullying no ambiente escolar, contribuindo de forma teórica para os estudos sobre o assunto, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Periódicos Capes, Pepsic, Conselho federal de psicologia. De modo específico, este trabalho buscou discorrer o trabalho da psicologia dentro do âmbito escolar, entender os efeitos psicológicos provocados pelo bullying na escola e, descrever a importância do psicólogo quando o bullying é identificado. O estudo se fundamentou em pesquisas bibliográficas visando discorrer sobre a temática do bullying. Concluiu-se que o psicólogo contribui acerca do bullying, pois, trabalhará para promover a saúde das vítimas de bullying agindo de diversas formas, estabelecendo modos de intervenção dentro de parâmetros éticos. |
id |
Krot_cf24168f2f8aefbadf7e372153092c8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54834 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
KRUTLI, Julia Esther Vogt2023-05-24T14:27:31Z2023-05-24T14:27:31Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54834O bullying é um ato que corresponde à prática de violência física e/ou psicológica que tem efeitos preocupantes na vítima que pode fazer com que uma criança ou adolescente tenha crises de ansiedade, baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi articular a importância do psicólogo na redução dos efeitos psicológicos causados pelo bullying no ambiente escolar, contribuindo de forma teórica para os estudos sobre o assunto, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Periódicos Capes, Pepsic, Conselho federal de psicologia. De modo específico, este trabalho buscou discorrer o trabalho da psicologia dentro do âmbito escolar, entender os efeitos psicológicos provocados pelo bullying na escola e, descrever a importância do psicólogo quando o bullying é identificado. O estudo se fundamentou em pesquisas bibliográficas visando discorrer sobre a temática do bullying. Concluiu-se que o psicólogo contribui acerca do bullying, pois, trabalhará para promover a saúde das vítimas de bullying agindo de diversas formas, estabelecendo modos de intervenção dentro de parâmetros éticos.BullyingBullying no ambiente escolarCompreensões acerca do bullying no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJULIA_KRUTLI_ATIVIDADE4.PDFJULIA_KRUTLI_ATIVIDADE4.PDFapplication/pdf173573https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54834/1/JULIA_KRUTLI_ATIVIDADE4.PDFc453696dd2942ffb14a8c130fd40545dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54834/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/548342023-05-24 11:27:31.29oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54834Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-24T14:27:31falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-24T14:27:31Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar |
title |
Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar |
spellingShingle |
Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar KRUTLI, Julia Esther Vogt Bullying Bullying no ambiente escolar |
title_short |
Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar |
title_full |
Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar |
title_fullStr |
Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar |
title_sort |
Compreensões acerca do bullying no ambiente escolar |
author |
KRUTLI, Julia Esther Vogt |
author_facet |
KRUTLI, Julia Esther Vogt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KRUTLI, Julia Esther Vogt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Bullying no ambiente escolar |
topic |
Bullying Bullying no ambiente escolar |
description |
O bullying é um ato que corresponde à prática de violência física e/ou psicológica que tem efeitos preocupantes na vítima que pode fazer com que uma criança ou adolescente tenha crises de ansiedade, baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi articular a importância do psicólogo na redução dos efeitos psicológicos causados pelo bullying no ambiente escolar, contribuindo de forma teórica para os estudos sobre o assunto, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Periódicos Capes, Pepsic, Conselho federal de psicologia. De modo específico, este trabalho buscou discorrer o trabalho da psicologia dentro do âmbito escolar, entender os efeitos psicológicos provocados pelo bullying na escola e, descrever a importância do psicólogo quando o bullying é identificado. O estudo se fundamentou em pesquisas bibliográficas visando discorrer sobre a temática do bullying. Concluiu-se que o psicólogo contribui acerca do bullying, pois, trabalhará para promover a saúde das vítimas de bullying agindo de diversas formas, estabelecendo modos de intervenção dentro de parâmetros éticos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-24T14:27:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-24T14:27:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54834 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54834/1/JULIA_KRUTLI_ATIVIDADE4.PDF https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54834/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c453696dd2942ffb14a8c130fd40545d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1819248684928335872 |