Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Viviane Fernandes Faria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maciel,Diva Maria Moraes Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318
Resumo: Resumo Este artigo identifica e analisa as interações entre uma professora e uma criança, com atrasos no desenvolvimento da linguagem, em uma sala de recursos de Brasília. No estudo, de base qualitativa, foram observadas as estratégias comunicativas e metacomunicativas utilizadas no processo de aprendizagem, com foco na construção da linguagem, a partir da análise microgenética de episódios interativos. Como perspectiva teórica, adotou-se uma compreensão cultural do desenvolvimento que ressalta o caráter bidirecional e interativo da aprendizagem. O estudo sugere a adoção, pela professora, de diferentes estratégias pedagógicas que atuam nas zonas de desenvolvimento e aprendizagem e que resultam na emergência de atitudes colaborativas entre professora e criança, evidenciando uma relação interativa que sinaliza para a co-construção da aprendizagem. A partir das discussões suscitadas pelo estudo, salienta-se a importância dos atendimentos personalizados e co-participativos para crianças que integram sistemas educacionais inclusivos.
id ABRAPEE-1_a80ecdbdf80bb01247e3ad3ea383f366
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572019000100318
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagemAprendizagemsala de recursosinteraçãoResumo Este artigo identifica e analisa as interações entre uma professora e uma criança, com atrasos no desenvolvimento da linguagem, em uma sala de recursos de Brasília. No estudo, de base qualitativa, foram observadas as estratégias comunicativas e metacomunicativas utilizadas no processo de aprendizagem, com foco na construção da linguagem, a partir da análise microgenética de episódios interativos. Como perspectiva teórica, adotou-se uma compreensão cultural do desenvolvimento que ressalta o caráter bidirecional e interativo da aprendizagem. O estudo sugere a adoção, pela professora, de diferentes estratégias pedagógicas que atuam nas zonas de desenvolvimento e aprendizagem e que resultam na emergência de atitudes colaborativas entre professora e criança, evidenciando uma relação interativa que sinaliza para a co-construção da aprendizagem. A partir das discussões suscitadas pelo estudo, salienta-se a importância dos atendimentos personalizados e co-participativos para crianças que integram sistemas educacionais inclusivos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019011758info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Viviane Fernandes FariaMaciel,Diva Maria Moraes Albuquerquepor2019-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100318Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-11-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem
title Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem
spellingShingle Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem
Pinto,Viviane Fernandes Faria
Aprendizagem
sala de recursos
interação
title_short Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem
title_full Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem
title_fullStr Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem
title_full_unstemmed Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem
title_sort Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem
author Pinto,Viviane Fernandes Faria
author_facet Pinto,Viviane Fernandes Faria
Maciel,Diva Maria Moraes Albuquerque
author_role author
author2 Maciel,Diva Maria Moraes Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Viviane Fernandes Faria
Maciel,Diva Maria Moraes Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
sala de recursos
interação
topic Aprendizagem
sala de recursos
interação
description Resumo Este artigo identifica e analisa as interações entre uma professora e uma criança, com atrasos no desenvolvimento da linguagem, em uma sala de recursos de Brasília. No estudo, de base qualitativa, foram observadas as estratégias comunicativas e metacomunicativas utilizadas no processo de aprendizagem, com foco na construção da linguagem, a partir da análise microgenética de episódios interativos. Como perspectiva teórica, adotou-se uma compreensão cultural do desenvolvimento que ressalta o caráter bidirecional e interativo da aprendizagem. O estudo sugere a adoção, pela professora, de diferentes estratégias pedagógicas que atuam nas zonas de desenvolvimento e aprendizagem e que resultam na emergência de atitudes colaborativas entre professora e criança, evidenciando uma relação interativa que sinaliza para a co-construção da aprendizagem. A partir das discussões suscitadas pelo estudo, salienta-se a importância dos atendimentos personalizados e co-participativos para crianças que integram sistemas educacionais inclusivos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392019011758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607305187328