Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra,Giovani Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araujo,Doracina Aparecida de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100015
Resumo: Este ensaio discute a existência de uma crise epistemológica recente na Psicologia da Educação, defendendo a ideia de que o descrédito atual quanto ao paradigma construtivista-cognitivista, de inspiração piagetiana, provocou, no meio educacional, uma reação negativa às contribuições da Psicologia da Educação para a práxis pedagógica e para a formação docente. Em contrapartida, sugere-se a busca por novos fundamentos epistemológicos, que devolvam a esta disciplina seu status científico, de uma perspectiva crítica, reflexiva e emancipadora. Para tanto, a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural é apresentada como uma referência básica para se (re)pensar e ensinar, hoje, Psicologia da Educação.
id ABRAPEE-1_a8cf027e3d0b3bb85bbe55a334bad204
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572012000100015
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismoPsicologia educacionalconstrutivismoensino da psicologiaEste ensaio discute a existência de uma crise epistemológica recente na Psicologia da Educação, defendendo a ideia de que o descrédito atual quanto ao paradigma construtivista-cognitivista, de inspiração piagetiana, provocou, no meio educacional, uma reação negativa às contribuições da Psicologia da Educação para a práxis pedagógica e para a formação docente. Em contrapartida, sugere-se a busca por novos fundamentos epistemológicos, que devolvam a esta disciplina seu status científico, de uma perspectiva crítica, reflexiva e emancipadora. Para tanto, a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural é apresentada como uma referência básica para se (re)pensar e ensinar, hoje, Psicologia da Educação.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100015Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572012000100015info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra,Giovani FerreiraAraujo,Doracina Aparecida de Castropor2012-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572012000100015Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2012-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo
title Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo
spellingShingle Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo
Bezerra,Giovani Ferreira
Psicologia educacional
construtivismo
ensino da psicologia
title_short Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo
title_full Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo
title_fullStr Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo
title_full_unstemmed Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo
title_sort Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo
author Bezerra,Giovani Ferreira
author_facet Bezerra,Giovani Ferreira
Araujo,Doracina Aparecida de Castro
author_role author
author2 Araujo,Doracina Aparecida de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra,Giovani Ferreira
Araujo,Doracina Aparecida de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
construtivismo
ensino da psicologia
topic Psicologia educacional
construtivismo
ensino da psicologia
description Este ensaio discute a existência de uma crise epistemológica recente na Psicologia da Educação, defendendo a ideia de que o descrédito atual quanto ao paradigma construtivista-cognitivista, de inspiração piagetiana, provocou, no meio educacional, uma reação negativa às contribuições da Psicologia da Educação para a práxis pedagógica e para a formação docente. Em contrapartida, sugere-se a busca por novos fundamentos epistemológicos, que devolvam a esta disciplina seu status científico, de uma perspectiva crítica, reflexiva e emancipadora. Para tanto, a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural é apresentada como uma referência básica para se (re)pensar e ensinar, hoje, Psicologia da Educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572012000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605661020160