A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/840 |
Resumo: | A complexidade do mundo actual desafia constantemente os construtos que definem a nossa identidade pessoal e profissional e enquanto educadores/professores vivemos, de uma forma premente, a insegurança e incerteza de um processo atravessado por sucessivas reformas, num desafio profissional cada vez mais exigente. Neste contexto torna-se urgente a definição de um quadro conceptual para a educação, capaz de compreender a complexidade e o dinamismo das relações entre o sujeito e o mundo e que contribuía para operacionalizar uma metodologia construtivista e relacional. Tendo como pano de fundo as intensas e complexas relações entre a psicologia e a educação enfatizamos a necessidade do construtivismo se organizar como um marco psicológico de referência para a análise e a planificação do acto educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem, em particular. Após a clarificação do paradigma psicológico que, na perspectiva de vários autores, permitirá conceptualizar uma prática pedagógica mais integrada, promotora do desenvolvimento global dos indivíduos, identificamos alguns princípios que devem estar presentes na estruturação do acto pedagógico. |
id |
RCAP_5574c1e257a3729b31030412ed6f04bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexãoPsicologiaEducaçãoParadigma construtivista e relacionalA complexidade do mundo actual desafia constantemente os construtos que definem a nossa identidade pessoal e profissional e enquanto educadores/professores vivemos, de uma forma premente, a insegurança e incerteza de um processo atravessado por sucessivas reformas, num desafio profissional cada vez mais exigente. Neste contexto torna-se urgente a definição de um quadro conceptual para a educação, capaz de compreender a complexidade e o dinamismo das relações entre o sujeito e o mundo e que contribuía para operacionalizar uma metodologia construtivista e relacional. Tendo como pano de fundo as intensas e complexas relações entre a psicologia e a educação enfatizamos a necessidade do construtivismo se organizar como um marco psicológico de referência para a análise e a planificação do acto educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem, em particular. Após a clarificação do paradigma psicológico que, na perspectiva de vários autores, permitirá conceptualizar uma prática pedagógica mais integrada, promotora do desenvolvimento global dos indivíduos, identificamos alguns princípios que devem estar presentes na estruturação do acto pedagógico.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPereira, Cristina2011-09-22T15:16:18Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/840porPEREIRA, Cristina (2004) - A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação-contributo para uma reflexão. Psychologica. ISSN 0871-4657. N.º 36 (série extra), p. 377-386.0871-4657info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:57Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:24.801875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão |
title |
A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão |
spellingShingle |
A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão Pereira, Cristina Psicologia Educação Paradigma construtivista e relacional |
title_short |
A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão |
title_full |
A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão |
title_fullStr |
A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão |
title_full_unstemmed |
A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão |
title_sort |
A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão |
author |
Pereira, Cristina |
author_facet |
Pereira, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Educação Paradigma construtivista e relacional |
topic |
Psicologia Educação Paradigma construtivista e relacional |
description |
A complexidade do mundo actual desafia constantemente os construtos que definem a nossa identidade pessoal e profissional e enquanto educadores/professores vivemos, de uma forma premente, a insegurança e incerteza de um processo atravessado por sucessivas reformas, num desafio profissional cada vez mais exigente. Neste contexto torna-se urgente a definição de um quadro conceptual para a educação, capaz de compreender a complexidade e o dinamismo das relações entre o sujeito e o mundo e que contribuía para operacionalizar uma metodologia construtivista e relacional. Tendo como pano de fundo as intensas e complexas relações entre a psicologia e a educação enfatizamos a necessidade do construtivismo se organizar como um marco psicológico de referência para a análise e a planificação do acto educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem, em particular. Após a clarificação do paradigma psicológico que, na perspectiva de vários autores, permitirá conceptualizar uma prática pedagógica mais integrada, promotora do desenvolvimento global dos indivíduos, identificamos alguns princípios que devem estar presentes na estruturação do acto pedagógico. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z 2011-09-22T15:16:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/840 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Cristina (2004) - A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação-contributo para uma reflexão. Psychologica. ISSN 0871-4657. N.º 36 (série extra), p. 377-386. 0871-4657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130780429975552 |