ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Gabriela Pagano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dellazzana-Zanon,Letícia Lovato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100311
Resumo: RESUMO Adultez emergente é uma fase do desenvolvimento na qual os indivíduos se preparam para adentrar a vida adulta. Devido as suas características, é um período propício para estudar projeto de vida. Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de estudantes universitárias sobre estágio extracurricular e sobre sua relação com desenvolvimento do projeto de vida. Foi realizado um grupo focal com três estudantes do curso de psicologia. Para a análise de dados, foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que projeto de vida e estágio extracurricular são percebidos como relacionados. Estas temáticas são vistas como benéficas para o desenvolvimento, auxiliando no estabelecimento da identidade, na autopercepção dessas jovens como adultas e na tomada de decisões.
id ABRAPEE-1_ab7bdbea9243b3e49260ede000aa5a6d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100311
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIASprojetos de vidaestudantes universitáriosanálise de conteúdoRESUMO Adultez emergente é uma fase do desenvolvimento na qual os indivíduos se preparam para adentrar a vida adulta. Devido as suas características, é um período propício para estudar projeto de vida. Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de estudantes universitárias sobre estágio extracurricular e sobre sua relação com desenvolvimento do projeto de vida. Foi realizado um grupo focal com três estudantes do curso de psicologia. Para a análise de dados, foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que projeto de vida e estágio extracurricular são percebidos como relacionados. Estas temáticas são vistas como benéficas para o desenvolvimento, auxiliando no estabelecimento da identidade, na autopercepção dessas jovens como adultas e na tomada de decisões.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100311Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022233762info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Gabriela PaganoDellazzana-Zanon,Letícia Lovatopor2022-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100311Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-08-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
title ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
spellingShingle ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
Vieira,Gabriela Pagano
projetos de vida
estudantes universitários
análise de conteúdo
title_short ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
title_full ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
title_fullStr ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
title_full_unstemmed ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
title_sort ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
author Vieira,Gabriela Pagano
author_facet Vieira,Gabriela Pagano
Dellazzana-Zanon,Letícia Lovato
author_role author
author2 Dellazzana-Zanon,Letícia Lovato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Gabriela Pagano
Dellazzana-Zanon,Letícia Lovato
dc.subject.por.fl_str_mv projetos de vida
estudantes universitários
análise de conteúdo
topic projetos de vida
estudantes universitários
análise de conteúdo
description RESUMO Adultez emergente é uma fase do desenvolvimento na qual os indivíduos se preparam para adentrar a vida adulta. Devido as suas características, é um período propício para estudar projeto de vida. Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de estudantes universitárias sobre estágio extracurricular e sobre sua relação com desenvolvimento do projeto de vida. Foi realizado um grupo focal com três estudantes do curso de psicologia. Para a análise de dados, foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que projeto de vida e estágio extracurricular são percebidos como relacionados. Estas temáticas são vistas como benéficas para o desenvolvimento, auxiliando no estabelecimento da identidade, na autopercepção dessas jovens como adultas e na tomada de decisões.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100311
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022233762
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607773900800