ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100311 |
Resumo: | RESUMO Adultez emergente é uma fase do desenvolvimento na qual os indivíduos se preparam para adentrar a vida adulta. Devido as suas características, é um período propício para estudar projeto de vida. Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de estudantes universitárias sobre estágio extracurricular e sobre sua relação com desenvolvimento do projeto de vida. Foi realizado um grupo focal com três estudantes do curso de psicologia. Para a análise de dados, foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que projeto de vida e estágio extracurricular são percebidos como relacionados. Estas temáticas são vistas como benéficas para o desenvolvimento, auxiliando no estabelecimento da identidade, na autopercepção dessas jovens como adultas e na tomada de decisões. |
id |
ABRAPEE-1_ab7bdbea9243b3e49260ede000aa5a6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572022000100311 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIASprojetos de vidaestudantes universitáriosanálise de conteúdoRESUMO Adultez emergente é uma fase do desenvolvimento na qual os indivíduos se preparam para adentrar a vida adulta. Devido as suas características, é um período propício para estudar projeto de vida. Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de estudantes universitárias sobre estágio extracurricular e sobre sua relação com desenvolvimento do projeto de vida. Foi realizado um grupo focal com três estudantes do curso de psicologia. Para a análise de dados, foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que projeto de vida e estágio extracurricular são percebidos como relacionados. Estas temáticas são vistas como benéficas para o desenvolvimento, auxiliando no estabelecimento da identidade, na autopercepção dessas jovens como adultas e na tomada de decisões.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100311Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022233762info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Gabriela PaganoDellazzana-Zanon,Letícia Lovatopor2022-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100311Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-08-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS |
title |
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS |
spellingShingle |
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS Vieira,Gabriela Pagano projetos de vida estudantes universitários análise de conteúdo |
title_short |
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS |
title_full |
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS |
title_fullStr |
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS |
title_sort |
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR E PROJETOS DE VIDA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS |
author |
Vieira,Gabriela Pagano |
author_facet |
Vieira,Gabriela Pagano Dellazzana-Zanon,Letícia Lovato |
author_role |
author |
author2 |
Dellazzana-Zanon,Letícia Lovato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Gabriela Pagano Dellazzana-Zanon,Letícia Lovato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projetos de vida estudantes universitários análise de conteúdo |
topic |
projetos de vida estudantes universitários análise de conteúdo |
description |
RESUMO Adultez emergente é uma fase do desenvolvimento na qual os indivíduos se preparam para adentrar a vida adulta. Devido as suas características, é um período propício para estudar projeto de vida. Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de estudantes universitárias sobre estágio extracurricular e sobre sua relação com desenvolvimento do projeto de vida. Foi realizado um grupo focal com três estudantes do curso de psicologia. Para a análise de dados, foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que projeto de vida e estágio extracurricular são percebidos como relacionados. Estas temáticas são vistas como benéficas para o desenvolvimento, auxiliando no estabelecimento da identidade, na autopercepção dessas jovens como adultas e na tomada de decisões. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100311 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392022233762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607773900800 |