Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Clarissa Tochetto de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos,Anelise Schaurich dos, Dias,Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400864
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi identificar o que induz os estudantes universitários a buscarem a realização de atividades extracurriculares, em que tipo de atividades se envolvem e como avaliam esse envolvimento. Participaram desta pesquisa 24 estudantes de dois cursos de graduação (Psicologia e Economia) de uma universidade pública do sul do Brasil. As informações foram coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada individual e foram submetidas à análise de conteúdo temática. As informações sugerem que os estudantes percebem a necessidade de buscar conhecimentos e oportunidades para complementar sua formação. Para tanto, envolvem-se em trabalho voluntário, projetos de pesquisa e extensão, e estágios. De maneira geral, as atividades extracurriculares são avaliadas como positivas, pois possibilitam a aplicação dos conteúdos estudados em sala de aula. Contudo, os estudantes encontram dificuldades na procura por atividades não obrigatórias. Conclui-se que a exploração profissional pode auxiliar no envolvimento dos estudantes com o curso, além de ajudar no amadurecimento de comportamentos autodidatas, que são benéficos especialmente para o período pós-formatura, no qual há a preocupação de se inserir no mercado de trabalho.
id CFP-1_7eae67986a30e2bb6762f725eb2e3509
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932016000400864
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na GraduaçãoEstudantes UniversitáriosEnsino SuperiorAtividade ExtracurricularResumo O objetivo deste estudo foi identificar o que induz os estudantes universitários a buscarem a realização de atividades extracurriculares, em que tipo de atividades se envolvem e como avaliam esse envolvimento. Participaram desta pesquisa 24 estudantes de dois cursos de graduação (Psicologia e Economia) de uma universidade pública do sul do Brasil. As informações foram coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada individual e foram submetidas à análise de conteúdo temática. As informações sugerem que os estudantes percebem a necessidade de buscar conhecimentos e oportunidades para complementar sua formação. Para tanto, envolvem-se em trabalho voluntário, projetos de pesquisa e extensão, e estágios. De maneira geral, as atividades extracurriculares são avaliadas como positivas, pois possibilitam a aplicação dos conteúdos estudados em sala de aula. Contudo, os estudantes encontram dificuldades na procura por atividades não obrigatórias. Conclui-se que a exploração profissional pode auxiliar no envolvimento dos estudantes com o curso, além de ajudar no amadurecimento de comportamentos autodidatas, que são benéficos especialmente para o período pós-formatura, no qual há a preocupação de se inserir no mercado de trabalho.Conselho Federal de Psicologia2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400864Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.4 2016reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003052015info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Clarissa Tochetto deSantos,Anelise Schaurich dosDias,Ana Cristina Garciapor2017-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932016000400864Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2017-06-19T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação
title Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação
spellingShingle Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação
Oliveira,Clarissa Tochetto de
Estudantes Universitários
Ensino Superior
Atividade Extracurricular
title_short Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação
title_full Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação
title_fullStr Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação
title_full_unstemmed Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação
title_sort Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação
author Oliveira,Clarissa Tochetto de
author_facet Oliveira,Clarissa Tochetto de
Santos,Anelise Schaurich dos
Dias,Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Santos,Anelise Schaurich dos
Dias,Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Clarissa Tochetto de
Santos,Anelise Schaurich dos
Dias,Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes Universitários
Ensino Superior
Atividade Extracurricular
topic Estudantes Universitários
Ensino Superior
Atividade Extracurricular
description Resumo O objetivo deste estudo foi identificar o que induz os estudantes universitários a buscarem a realização de atividades extracurriculares, em que tipo de atividades se envolvem e como avaliam esse envolvimento. Participaram desta pesquisa 24 estudantes de dois cursos de graduação (Psicologia e Economia) de uma universidade pública do sul do Brasil. As informações foram coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada individual e foram submetidas à análise de conteúdo temática. As informações sugerem que os estudantes percebem a necessidade de buscar conhecimentos e oportunidades para complementar sua formação. Para tanto, envolvem-se em trabalho voluntário, projetos de pesquisa e extensão, e estágios. De maneira geral, as atividades extracurriculares são avaliadas como positivas, pois possibilitam a aplicação dos conteúdos estudados em sala de aula. Contudo, os estudantes encontram dificuldades na procura por atividades não obrigatórias. Conclui-se que a exploração profissional pode auxiliar no envolvimento dos estudantes com o curso, além de ajudar no amadurecimento de comportamentos autodidatas, que são benéficos especialmente para o período pós-formatura, no qual há a preocupação de se inserir no mercado de trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400864
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003052015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.4 2016
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430609096704