Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Gilberto Lima dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dazzani,Maria Virgínia Machado, Zucoloto,Patrícia Carla Silva do Vale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100327
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo consistiu em compreender as narrativas dos familiares dos estudantes acerca das dificuldades no processo de escolarização. Foram utilizados os conceitos de significado, de self educacional e de narrativa. Trata-se de um estudo qualitativo, orientado teoricamente pela Psicologia Histórico-Cultural e metodologicamente pela análise narrativa. Os participantes foram 10 familiares de estudantes do Ensino Fundamental, numa escola pública de um município do estado da Bahia. Foram realizados grupo focal e entrevistas individuais semiestruturadas. O procedimento básico de análise consistiu em configurar narrativas coletivas a partir de aportes individuais que se complementam, tendo como suporte os significados apresentados pelos participantes. Entendimentos e posições sobre o processo de aprendizagem das crianças foram identificados. Os achados permitem distinguir as versões construídas pelos familiares dos estudantes daquelas que compõem a queixa escolar. Essas construções simbólicas indicam modulações do self educacional e a ocorrência de comunicação problemática entre a escola e a família.
id ABRAPEE-1_ad8c756a42139aedc59f0f2b36c32a0d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572019000100327
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarizaçãoNarrativasfamíliaescolaResumo O objetivo deste estudo consistiu em compreender as narrativas dos familiares dos estudantes acerca das dificuldades no processo de escolarização. Foram utilizados os conceitos de significado, de self educacional e de narrativa. Trata-se de um estudo qualitativo, orientado teoricamente pela Psicologia Histórico-Cultural e metodologicamente pela análise narrativa. Os participantes foram 10 familiares de estudantes do Ensino Fundamental, numa escola pública de um município do estado da Bahia. Foram realizados grupo focal e entrevistas individuais semiestruturadas. O procedimento básico de análise consistiu em configurar narrativas coletivas a partir de aportes individuais que se complementam, tendo como suporte os significados apresentados pelos participantes. Entendimentos e posições sobre o processo de aprendizagem das crianças foram identificados. Os achados permitem distinguir as versões construídas pelos familiares dos estudantes daquelas que compõem a queixa escolar. Essas construções simbólicas indicam modulações do self educacional e a ocorrência de comunicação problemática entre a escola e a família.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100327Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019012883info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Gilberto Lima dosDazzani,Maria Virgínia MachadoZucoloto,Patrícia Carla Silva do Valepor2019-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100327Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-12-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização
title Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização
spellingShingle Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização
Santos,Gilberto Lima dos
Narrativas
família
escola
title_short Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização
title_full Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização
title_fullStr Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização
title_full_unstemmed Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização
title_sort Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização
author Santos,Gilberto Lima dos
author_facet Santos,Gilberto Lima dos
Dazzani,Maria Virgínia Machado
Zucoloto,Patrícia Carla Silva do Vale
author_role author
author2 Dazzani,Maria Virgínia Machado
Zucoloto,Patrícia Carla Silva do Vale
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Gilberto Lima dos
Dazzani,Maria Virgínia Machado
Zucoloto,Patrícia Carla Silva do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
família
escola
topic Narrativas
família
escola
description Resumo O objetivo deste estudo consistiu em compreender as narrativas dos familiares dos estudantes acerca das dificuldades no processo de escolarização. Foram utilizados os conceitos de significado, de self educacional e de narrativa. Trata-se de um estudo qualitativo, orientado teoricamente pela Psicologia Histórico-Cultural e metodologicamente pela análise narrativa. Os participantes foram 10 familiares de estudantes do Ensino Fundamental, numa escola pública de um município do estado da Bahia. Foram realizados grupo focal e entrevistas individuais semiestruturadas. O procedimento básico de análise consistiu em configurar narrativas coletivas a partir de aportes individuais que se complementam, tendo como suporte os significados apresentados pelos participantes. Entendimentos e posições sobre o processo de aprendizagem das crianças foram identificados. Os achados permitem distinguir as versões construídas pelos familiares dos estudantes daquelas que compõem a queixa escolar. Essas construções simbólicas indicam modulações do self educacional e a ocorrência de comunicação problemática entre a escola e a família.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100327
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392019012883
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607326158848