Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Corrêa da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36320
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas da escolarização de estudantes com deficiência (baixa visão, surdo, físico/motor) que estão realizando a pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como referencial teórico utilizo as noções de experiência e narrativas a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais, pois muitos estudos sobre inclusão escolar têm, em análises na atualidade, estreita relação com os Estudos Culturais. Nesses estudos se focalizam e problematizam questões da cultura, diferença, relação de poder e saber, identidade e práticas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura e analise de documentos como: Memoriais e Dissertações de Mestrado, nos quais busco entender as trajetórias de escolarização de sujeitos surdos (2 alunos), com baixa visão (2 alunos) e deficiência física (1 aluno) que chegaram à pós-graduação, em seus anos iniciais de escolarização. Que desafios encontraram ao longo de suas vidas escolares? Em que espaços estudaram (escolas especiais, escolas comuns)? Que recursos e serviços de acessibilidade foram disponibilizados a eles para que pudessem chegar à pós-graduação? Para responder essas perguntas, a partir da leitura dos referidos materiais foram constituídas as seguintes unidades de análise: (1) constituição de identidades e da diferença; (2) desafios vividos nas trajetórias escolares; (3) espaços de escolarização e (4) acessibilidade.
id UFRGS-2_dba82aceb1b88130fe4b63e0ce560ea0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36320
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carla Corrêa daThoma, Adriana da Silva2012-01-13T01:20:17Z2011http://hdl.handle.net/10183/36320000817535Essa pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas da escolarização de estudantes com deficiência (baixa visão, surdo, físico/motor) que estão realizando a pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como referencial teórico utilizo as noções de experiência e narrativas a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais, pois muitos estudos sobre inclusão escolar têm, em análises na atualidade, estreita relação com os Estudos Culturais. Nesses estudos se focalizam e problematizam questões da cultura, diferença, relação de poder e saber, identidade e práticas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura e analise de documentos como: Memoriais e Dissertações de Mestrado, nos quais busco entender as trajetórias de escolarização de sujeitos surdos (2 alunos), com baixa visão (2 alunos) e deficiência física (1 aluno) que chegaram à pós-graduação, em seus anos iniciais de escolarização. Que desafios encontraram ao longo de suas vidas escolares? Em que espaços estudaram (escolas especiais, escolas comuns)? Que recursos e serviços de acessibilidade foram disponibilizados a eles para que pudessem chegar à pós-graduação? Para responder essas perguntas, a partir da leitura dos referidos materiais foram constituídas as seguintes unidades de análise: (1) constituição de identidades e da diferença; (2) desafios vividos nas trajetórias escolares; (3) espaços de escolarização e (4) acessibilidade.application/pdfporInclusão escolarNarrativaEscolarizaçãoNarrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817535.pdf.txt000817535.pdf.txtExtracted Texttext/plain73119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/2/000817535.pdf.txt1698f9f5df4ea0f65efc23b8c8eb6d89MD52ORIGINAL000817535.pdf000817535.pdfTexto completoapplication/pdf634884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/1/000817535.pdf265b32627107dba1fe26ac8c4c11ae71MD51THUMBNAIL000817535.pdf.jpg000817535.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/3/000817535.pdf.jpg9cc6b85c57b4d5cf761dfc9959055f2eMD5310183/363202018-10-05 08:41:59.095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36320Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:41:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
title Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
spellingShingle Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
Silva, Carla Corrêa da
Inclusão escolar
Narrativa
Escolarização
title_short Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
title_full Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
title_fullStr Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
title_full_unstemmed Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
title_sort Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
author Silva, Carla Corrêa da
author_facet Silva, Carla Corrêa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Corrêa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thoma, Adriana da Silva
contributor_str_mv Thoma, Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Narrativa
Escolarização
topic Inclusão escolar
Narrativa
Escolarização
description Essa pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas da escolarização de estudantes com deficiência (baixa visão, surdo, físico/motor) que estão realizando a pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como referencial teórico utilizo as noções de experiência e narrativas a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais, pois muitos estudos sobre inclusão escolar têm, em análises na atualidade, estreita relação com os Estudos Culturais. Nesses estudos se focalizam e problematizam questões da cultura, diferença, relação de poder e saber, identidade e práticas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura e analise de documentos como: Memoriais e Dissertações de Mestrado, nos quais busco entender as trajetórias de escolarização de sujeitos surdos (2 alunos), com baixa visão (2 alunos) e deficiência física (1 aluno) que chegaram à pós-graduação, em seus anos iniciais de escolarização. Que desafios encontraram ao longo de suas vidas escolares? Em que espaços estudaram (escolas especiais, escolas comuns)? Que recursos e serviços de acessibilidade foram disponibilizados a eles para que pudessem chegar à pós-graduação? Para responder essas perguntas, a partir da leitura dos referidos materiais foram constituídas as seguintes unidades de análise: (1) constituição de identidades e da diferença; (2) desafios vividos nas trajetórias escolares; (3) espaços de escolarização e (4) acessibilidade.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-13T01:20:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36320
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817535
url http://hdl.handle.net/10183/36320
identifier_str_mv 000817535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/2/000817535.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/1/000817535.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/3/000817535.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1698f9f5df4ea0f65efc23b8c8eb6d89
265b32627107dba1fe26ac8c4c11ae71
9cc6b85c57b4d5cf761dfc9959055f2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420330569728