Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36320 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas da escolarização de estudantes com deficiência (baixa visão, surdo, físico/motor) que estão realizando a pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como referencial teórico utilizo as noções de experiência e narrativas a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais, pois muitos estudos sobre inclusão escolar têm, em análises na atualidade, estreita relação com os Estudos Culturais. Nesses estudos se focalizam e problematizam questões da cultura, diferença, relação de poder e saber, identidade e práticas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura e analise de documentos como: Memoriais e Dissertações de Mestrado, nos quais busco entender as trajetórias de escolarização de sujeitos surdos (2 alunos), com baixa visão (2 alunos) e deficiência física (1 aluno) que chegaram à pós-graduação, em seus anos iniciais de escolarização. Que desafios encontraram ao longo de suas vidas escolares? Em que espaços estudaram (escolas especiais, escolas comuns)? Que recursos e serviços de acessibilidade foram disponibilizados a eles para que pudessem chegar à pós-graduação? Para responder essas perguntas, a partir da leitura dos referidos materiais foram constituídas as seguintes unidades de análise: (1) constituição de identidades e da diferença; (2) desafios vividos nas trajetórias escolares; (3) espaços de escolarização e (4) acessibilidade. |
id |
UFRGS-2_dba82aceb1b88130fe4b63e0ce560ea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36320 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Carla Corrêa daThoma, Adriana da Silva2012-01-13T01:20:17Z2011http://hdl.handle.net/10183/36320000817535Essa pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas da escolarização de estudantes com deficiência (baixa visão, surdo, físico/motor) que estão realizando a pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como referencial teórico utilizo as noções de experiência e narrativas a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais, pois muitos estudos sobre inclusão escolar têm, em análises na atualidade, estreita relação com os Estudos Culturais. Nesses estudos se focalizam e problematizam questões da cultura, diferença, relação de poder e saber, identidade e práticas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura e analise de documentos como: Memoriais e Dissertações de Mestrado, nos quais busco entender as trajetórias de escolarização de sujeitos surdos (2 alunos), com baixa visão (2 alunos) e deficiência física (1 aluno) que chegaram à pós-graduação, em seus anos iniciais de escolarização. Que desafios encontraram ao longo de suas vidas escolares? Em que espaços estudaram (escolas especiais, escolas comuns)? Que recursos e serviços de acessibilidade foram disponibilizados a eles para que pudessem chegar à pós-graduação? Para responder essas perguntas, a partir da leitura dos referidos materiais foram constituídas as seguintes unidades de análise: (1) constituição de identidades e da diferença; (2) desafios vividos nas trajetórias escolares; (3) espaços de escolarização e (4) acessibilidade.application/pdfporInclusão escolarNarrativaEscolarizaçãoNarrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817535.pdf.txt000817535.pdf.txtExtracted Texttext/plain73119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/2/000817535.pdf.txt1698f9f5df4ea0f65efc23b8c8eb6d89MD52ORIGINAL000817535.pdf000817535.pdfTexto completoapplication/pdf634884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/1/000817535.pdf265b32627107dba1fe26ac8c4c11ae71MD51THUMBNAIL000817535.pdf.jpg000817535.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/3/000817535.pdf.jpg9cc6b85c57b4d5cf761dfc9959055f2eMD5310183/363202018-10-05 08:41:59.095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36320Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:41:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização |
title |
Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização |
spellingShingle |
Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização Silva, Carla Corrêa da Inclusão escolar Narrativa Escolarização |
title_short |
Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização |
title_full |
Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização |
title_fullStr |
Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização |
title_full_unstemmed |
Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização |
title_sort |
Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização |
author |
Silva, Carla Corrêa da |
author_facet |
Silva, Carla Corrêa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Corrêa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
contributor_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Narrativa Escolarização |
topic |
Inclusão escolar Narrativa Escolarização |
description |
Essa pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas da escolarização de estudantes com deficiência (baixa visão, surdo, físico/motor) que estão realizando a pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como referencial teórico utilizo as noções de experiência e narrativas a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais, pois muitos estudos sobre inclusão escolar têm, em análises na atualidade, estreita relação com os Estudos Culturais. Nesses estudos se focalizam e problematizam questões da cultura, diferença, relação de poder e saber, identidade e práticas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura e analise de documentos como: Memoriais e Dissertações de Mestrado, nos quais busco entender as trajetórias de escolarização de sujeitos surdos (2 alunos), com baixa visão (2 alunos) e deficiência física (1 aluno) que chegaram à pós-graduação, em seus anos iniciais de escolarização. Que desafios encontraram ao longo de suas vidas escolares? Em que espaços estudaram (escolas especiais, escolas comuns)? Que recursos e serviços de acessibilidade foram disponibilizados a eles para que pudessem chegar à pós-graduação? Para responder essas perguntas, a partir da leitura dos referidos materiais foram constituídas as seguintes unidades de análise: (1) constituição de identidades e da diferença; (2) desafios vividos nas trajetórias escolares; (3) espaços de escolarização e (4) acessibilidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-13T01:20:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36320 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000817535 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36320 |
identifier_str_mv |
000817535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/2/000817535.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/1/000817535.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36320/3/000817535.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1698f9f5df4ea0f65efc23b8c8eb6d89 265b32627107dba1fe26ac8c4c11ae71 9cc6b85c57b4d5cf761dfc9959055f2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224420330569728 |