Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sasaki,Karen
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira,Luana da Cruz Portella, Barreto,Maribel Oliveira, Rocha,Nívea Maria Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100008
Resumo: O artigo apresenta a percepção de estudantes do Ensino Fundamental I sobre o processo de avaliação de sua aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise de estudo de caso descritivo. A seleção de instrumentos e técnicas de pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas, complemento de frases e mapas mentais. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica privada de Salvador-Bahia, coma participação de onze sujeitos, entre os quais gestores e estudantes com idade entre seis e dez anos. Foi constatado que a escola possui proposta pedagógica humanista e gestores capacitados pedagogicamente, mas os estudantes consideram a avaliação como um instrumento de verificação tradicional com sobrecarga emocional e estressante. A avaliação não é percebida pelos estudantes como um mecanismo processual que integre sua aprendizagem.
id ABRAPEE-1_b6bcb80ce4fca5f11c698afd57e94b8f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572014000100008
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagemAvaliaçãosubjetividadeestudantes de ensino fundamentalO artigo apresenta a percepção de estudantes do Ensino Fundamental I sobre o processo de avaliação de sua aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise de estudo de caso descritivo. A seleção de instrumentos e técnicas de pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas, complemento de frases e mapas mentais. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica privada de Salvador-Bahia, coma participação de onze sujeitos, entre os quais gestores e estudantes com idade entre seis e dez anos. Foi constatado que a escola possui proposta pedagógica humanista e gestores capacitados pedagogicamente, mas os estudantes consideram a avaliação como um instrumento de verificação tradicional com sobrecarga emocional e estressante. A avaliação não é percebida pelos estudantes como um mecanismo processual que integre sua aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100008Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572014000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSasaki,KarenOliveira,Luana da Cruz PortellaBarreto,Maribel OliveiraRocha,Nívea Maria Fragapor2014-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2014-05-13T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem
title Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem
spellingShingle Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem
Sasaki,Karen
Avaliação
subjetividade
estudantes de ensino fundamental
title_short Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem
title_full Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem
title_fullStr Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem
title_full_unstemmed Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem
title_sort Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem
author Sasaki,Karen
author_facet Sasaki,Karen
Oliveira,Luana da Cruz Portella
Barreto,Maribel Oliveira
Rocha,Nívea Maria Fraga
author_role author
author2 Oliveira,Luana da Cruz Portella
Barreto,Maribel Oliveira
Rocha,Nívea Maria Fraga
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sasaki,Karen
Oliveira,Luana da Cruz Portella
Barreto,Maribel Oliveira
Rocha,Nívea Maria Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
subjetividade
estudantes de ensino fundamental
topic Avaliação
subjetividade
estudantes de ensino fundamental
description O artigo apresenta a percepção de estudantes do Ensino Fundamental I sobre o processo de avaliação de sua aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise de estudo de caso descritivo. A seleção de instrumentos e técnicas de pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas, complemento de frases e mapas mentais. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica privada de Salvador-Bahia, coma participação de onze sujeitos, entre os quais gestores e estudantes com idade entre seis e dez anos. Foi constatado que a escola possui proposta pedagógica humanista e gestores capacitados pedagogicamente, mas os estudantes consideram a avaliação como um instrumento de verificação tradicional com sobrecarga emocional e estressante. A avaliação não é percebida pelos estudantes como um mecanismo processual que integre sua aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572014000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605791043584