Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100008 |
Resumo: | O artigo apresenta a percepção de estudantes do Ensino Fundamental I sobre o processo de avaliação de sua aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise de estudo de caso descritivo. A seleção de instrumentos e técnicas de pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas, complemento de frases e mapas mentais. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica privada de Salvador-Bahia, coma participação de onze sujeitos, entre os quais gestores e estudantes com idade entre seis e dez anos. Foi constatado que a escola possui proposta pedagógica humanista e gestores capacitados pedagogicamente, mas os estudantes consideram a avaliação como um instrumento de verificação tradicional com sobrecarga emocional e estressante. A avaliação não é percebida pelos estudantes como um mecanismo processual que integre sua aprendizagem. |
id |
ABRAPEE-1_b6bcb80ce4fca5f11c698afd57e94b8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572014000100008 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagemAvaliaçãosubjetividadeestudantes de ensino fundamentalO artigo apresenta a percepção de estudantes do Ensino Fundamental I sobre o processo de avaliação de sua aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise de estudo de caso descritivo. A seleção de instrumentos e técnicas de pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas, complemento de frases e mapas mentais. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica privada de Salvador-Bahia, coma participação de onze sujeitos, entre os quais gestores e estudantes com idade entre seis e dez anos. Foi constatado que a escola possui proposta pedagógica humanista e gestores capacitados pedagogicamente, mas os estudantes consideram a avaliação como um instrumento de verificação tradicional com sobrecarga emocional e estressante. A avaliação não é percebida pelos estudantes como um mecanismo processual que integre sua aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100008Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572014000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSasaki,KarenOliveira,Luana da Cruz PortellaBarreto,Maribel OliveiraRocha,Nívea Maria Fragapor2014-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2014-05-13T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem |
title |
Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem |
spellingShingle |
Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem Sasaki,Karen Avaliação subjetividade estudantes de ensino fundamental |
title_short |
Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem |
title_full |
Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem |
title_fullStr |
Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem |
title_sort |
Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre sua avaliação de aprendizagem |
author |
Sasaki,Karen |
author_facet |
Sasaki,Karen Oliveira,Luana da Cruz Portella Barreto,Maribel Oliveira Rocha,Nívea Maria Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Luana da Cruz Portella Barreto,Maribel Oliveira Rocha,Nívea Maria Fraga |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sasaki,Karen Oliveira,Luana da Cruz Portella Barreto,Maribel Oliveira Rocha,Nívea Maria Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação subjetividade estudantes de ensino fundamental |
topic |
Avaliação subjetividade estudantes de ensino fundamental |
description |
O artigo apresenta a percepção de estudantes do Ensino Fundamental I sobre o processo de avaliação de sua aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise de estudo de caso descritivo. A seleção de instrumentos e técnicas de pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas, complemento de frases e mapas mentais. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica privada de Salvador-Bahia, coma participação de onze sujeitos, entre os quais gestores e estudantes com idade entre seis e dez anos. Foi constatado que a escola possui proposta pedagógica humanista e gestores capacitados pedagogicamente, mas os estudantes consideram a avaliação como um instrumento de verificação tradicional com sobrecarga emocional e estressante. A avaliação não é percebida pelos estudantes como um mecanismo processual que integre sua aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572014000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605791043584 |