Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bzuneck,José Aloyseo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Megliato,Jucyla Guimarães Peres, Rufini,Sueli Édi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100016
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar relações entre uso de estratégias de aprendizagem e perfis motivacionais de adolescentes para a realização das tarefas de casa de matemática. Responderam ao instrumento de autorrelato com 34 itens, em escala tipo Likert, 513 alunos de sétimas e oitavas séries de escolas públicas. Pela análise de clusters identificaram-se quatro perfis combinando escores em desmotivação, motivação autônoma e motivação controlada. Os alunos com pontuação alta em motivação autônoma e controlada e baixa em desmotivação relataram uso de estratégias metacognitivas. O inverso ocorreu entre os alunos com escores altos em desmotivação. Também foram descobertas diferenças em função de gênero. Os resultados foram discutidos em relação à teoria da autodeterminação e extraíram-se implicações educacionais.
id ABRAPEE-1_bd9c246a87cb3ca93f4858cfc3c78e96
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572013000100016
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoaAutodeterminaçãotipos motivacionaismatemáticaO objetivo deste estudo foi identificar relações entre uso de estratégias de aprendizagem e perfis motivacionais de adolescentes para a realização das tarefas de casa de matemática. Responderam ao instrumento de autorrelato com 34 itens, em escala tipo Likert, 513 alunos de sétimas e oitavas séries de escolas públicas. Pela análise de clusters identificaram-se quatro perfis combinando escores em desmotivação, motivação autônoma e motivação controlada. Os alunos com pontuação alta em motivação autônoma e controlada e baixa em desmotivação relataram uso de estratégias metacognitivas. O inverso ocorreu entre os alunos com escores altos em desmotivação. Também foram descobertas diferenças em função de gênero. Os resultados foram discutidos em relação à teoria da autodeterminação e extraíram-se implicações educacionais.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100016Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572013000100016info:eu-repo/semantics/openAccessBzuneck,José AloyseoMegliato,Jucyla Guimarães PeresRufini,Sueli Édipor2013-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572013000100016Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2013-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa
title Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa
spellingShingle Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa
Bzuneck,José Aloyseo
Autodeterminação
tipos motivacionais
matemática
title_short Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa
title_full Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa
title_fullStr Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa
title_full_unstemmed Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa
title_sort Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa
author Bzuneck,José Aloyseo
author_facet Bzuneck,José Aloyseo
Megliato,Jucyla Guimarães Peres
Rufini,Sueli Édi
author_role author
author2 Megliato,Jucyla Guimarães Peres
Rufini,Sueli Édi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bzuneck,José Aloyseo
Megliato,Jucyla Guimarães Peres
Rufini,Sueli Édi
dc.subject.por.fl_str_mv Autodeterminação
tipos motivacionais
matemática
topic Autodeterminação
tipos motivacionais
matemática
description O objetivo deste estudo foi identificar relações entre uso de estratégias de aprendizagem e perfis motivacionais de adolescentes para a realização das tarefas de casa de matemática. Responderam ao instrumento de autorrelato com 34 itens, em escala tipo Likert, 513 alunos de sétimas e oitavas séries de escolas públicas. Pela análise de clusters identificaram-se quatro perfis combinando escores em desmotivação, motivação autônoma e motivação controlada. Os alunos com pontuação alta em motivação autônoma e controlada e baixa em desmotivação relataram uso de estratégias metacognitivas. O inverso ocorreu entre os alunos com escores altos em desmotivação. Também foram descobertas diferenças em função de gênero. Os resultados foram discutidos em relação à teoria da autodeterminação e extraíram-se implicações educacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572013000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605754343424